A Editora JBC iniciou o ano com dois lançamentos de peso! Shimanami Tasogare: Sonhos ao Amanhecer e Sangatsu no Lion: O Leão de Março são títulos premiados e bastante aguardados pelo público. Ambos já podem ser encontrados em livrarias e comic shops de todo o Brasil.
Sangatsu no Lion: O Leão de Março
Uma jornada reflexiva com Rei Kiriyama e seu processo de amadurecimento para lidar com traumas e emoções profundas são os temas que a autora Chica Umino aborda em Sangatsu no Lion: O Leão de Março. Publicado no Japão desde julho de 2007 na revista de mangá seinen (jovens adultos) Young Animal, da Editora Hakusensha, Sangatu no Lion continua em publicação (atualmente no 16º volume).
Em 2011, Sangatsu no Lion recebeu o Grande Prêmio de Mangá e o Prêmio de Mangá da Kodansha na categoria geral. Em 2014, o mangá foi o grande vencedor do Prêmio Cultural Osamu Tezuka e, em 2021, a história foi a vencedora na categoria mangá do Grande Prêmio do Japan Media Arts Festival. Além do sucesso em mangá, a obra também conquistou fãs com sua adaptação para anime desenvolvida pelo estúdio Shaft. A animação foi ao ar na TV japonesa NHK em duas temporadas entre 2017 e 2018.
Uma curiosidade da obra é que as principais cenas de shogi são referências a jogos históricos que aconteceram na vida real. Para as explicações sobre o tema do jogo japonês, foi convidado o jogador Manabu Senzaki, 8º dan (classificação que indica a alta habilidade do jogador).
Rei Kiriyama é uma das poucas elites no mundo do shogi. Ainda no ensino médio, alcançou o status de jogador profissional e, por isso, enfrenta uma enorme pressão, tanto da comunidade shogi quanto de sua família adotiva. Buscando a independência de sua vida tensa em casa, ele se muda para um apartamento. Como um jovem de 17 anos vivendo sozinho, Rei tende a cuidar mal de si mesmo, e sua personalidade reclusa o ostraciza de seus colegas na escola e no shogi hall. Quando Rei conhece Akari, Hinata e Momo Kawamoto, sua vida começa a mudar. Enquanto luta para se manter física e mentalmente ao longo de sua carreira de shogi, Rei deve aprender a interagir com os outros e entender suas próprias emoções complexas.
Chica Umino é o pseudônimo da autora de Sangatsu no Lion: O Leão de Março. Sonhava em ser designer de personagens e autora de mangás dede jovem e, ainda no Ensino Médio, teve sua primeira obra publicada em uma revista de mangá shojo. Entre outras obras, também é conhecida pelo mangá Honey & Clover.
Shimanami Tasogare: Sonhos ao Amanhecer
A Editora JBC lança um dos mais aclamados mangás com temática LGBT+, Shimanami Tasogare: Sonhos ao Amanhecer, de Yuhki Kamatani. A coleção será completa em 4 volumes, com média de 168 páginas por volume, e o primeiro já está a caminho das livrarias e comic shops do Brasil.
Shimanami Tasogare: Sonhos ao Amanhecer é uma obra indispensável sobre aceitação, amor, amizade e superação, que irá tocar a todos.
O enredo gira em torno de Tasuku Kaname, um jovem que acabou de mudar de cidade e que fica aterrorizado por suspeitar que sua orientação sexual foi descoberta pelos novos colegas. Ele cogita atentar contra sua própria vida, no entanto, é Tasuku quem corre para salvar uma pessoa misteriosa de cometer tal ato. A partir daí, ele descobre que não estava só. O mangá é cheio de metáforas e imagens simbólicas que ajudam a entender a vida e o sentimento de pessoas dentro da comunidade LGBTQIA + e os problemas diários que elas têm que enfrentar, principalmente em uma sociedade mais “fechada”, como a japonesa. As sutilezas encontradas nas ilustrações valem mais do que somente uma leitura para entender todos esses nuances apresentados pela autora. Shimanami Tasogare foi indicado ao prêmio de Melhor Mangá no Harvey Awards de 2019.
Depois de se mudar para Onomichi, Hiroshima, Tasuku Kaname, um estudante do ensino médio, fica em desespero após os colegas de classe encontrarem pornô gay em seu celular. Convencido de que sua vida acabou, ele fica chocado ao ver uma mulher pular da janela em uma casa próxima. Confuso, Tasuku a segue e acaba conhecendo outras pessoas com dilemas parecidos com os dele.