Shine Post: entre o brilho das idols e das mentiras

Animes idols são inspiradores, fofos e bem emocionais. Agora, imagine que seja possível perceber quando uma idol na verdade está mentindo em suas falas. Pode até parecer contrário ao que esses animes buscam, mas Shine Post traz a essência de ser idol quando bota na reta essa premissa.

Sobre o que é exatamente Shine Post?

Shine Post é um anime de 2022, com 12 episódios, que se propõe a contar a história de um grupo idol chamado TiNgS. Assim como muitas histórias do gênero idol, tudo começa quando o sonho das meninas parece estar prestes a ruir. O lado bom? As idols terão a ajuda de um manager (empresário) que possui uma habilidade especial.

Olha o manager aí. Um cara com design totalmente normal

 

Idols escolares numa empresa

O primeiro destaque desse anime é que as personagens ainda são estudantes, porém participam de um grupo idol de uma empresa. Está aqui uma divergência com animes como a famosa saga Love Live e uma aproximação de outros como a comédia Zombieland Saga.

Apesar de serem idols em idade escolar, essa rotina de estudante não é lá muito abordada. A maior parte dos episódios ocorre dentro da empresa ou na rua mesmo. Isso porque a história dá bastante ênfase na rotina das meninas como idols profissionais e os problemas que não estão relacionados com o estudo.

Idols da mesma empresa entregam panfletos ao público

E, por estar abordando mais o lado de negócio do ramo idol, mostra-se muito aquele background de conseguir vender ingressos e serem reconhecidas. De certa forma, é como If My Favorite Pop Idol Made It to the Budokan, I Would Die (Oshi ga Budōkan Ittekuretara Shinu) pela visão das idols do anime. Inclusive, as vezes que representam fãs interagindo com as idols são simplesmente muito reais.

Idol e Fandom

Assim como Love Live Nijigasaki trouxe a Yuu chan para espelhar os fãs e como a Eripiyo de Oshi ga Budōkan Ittekuretara Shinu de fato é uma fã numa típica jornada de paixão pela idol, Shine Post também resolveu que ia inserir isso na trama. 

Sente só a vibe da fã no show

A participação do fandom não é o destaque na maioria dos episódios, mas é um detalhe que no final faz a diferença. Começando por mostrar o carinho, depois o surto feliz e por último que qualquer um pode ser fã de idols (que é uma das lições desse anime).

Atingindo o potencial idol de cada integrante

Com a deixa dos fãs, a gente entra em outra parte legal desse anime que é o aprofundamento de cada personagem. Não tem como falar em anime de idol e não pensar no crescimento de cada uma das estrelas. Mesmo que ele seja mínimo, esse é um dos aspectos essenciais para criar uma saga emocionante. Afinal, querem que a gente chore rios ou se sinta extremamente feliz com as conquistas das meninas. 

E para isso a gente tem que criar um laço, entender as personagens e se apegar às aidorus para querer comprar bonequinho delas, né?

Enfim, Shine Post segue a lógica mais boba do estilo de anime idol. Isso é: traz uma protagonista que faz de tudo pelo seu grupo idol, a grande alma da parada. Junto a ela estão meninas que acrescentam algo muito especial e único para o grupo. Pra que mexer no que está dando certo, não é mesmo? 

O anime traz, sim, características de cada integrante que fogem do padrão. Mas é com uma sutileza, sabe? O grande impasse da Kyouka (que parece muito uma Kotori das Muses de Love Live em muitos aspectos) é um exemplo disso.  Ainda que as personagens tenham personalidades baseadas naqueles tipos básicos de animes, elas não se definem somente por isso. Sem contar que cada uma não tem só um ponto alto e outro baixo, tem vários. 

Kyouka acima e Kotori abaixo

Porém o interessante de Shine Post é que tem uma pessoa, que assim como nós, está assistindo ao desenvolvimento das meninas e percebe o momento em que elas estão sendo verdadeiras consigo mesmas. Isso aqui não é um “ah, eu imagino que estejam sendo verdadeiras” porque tem a ver com o poder do manager. Dessa forma, o anime trabalha os motivos de cada integrante para ser uma idol e para se sentir parte do grupo.

 

Esse anime é para você?

Se você frita com idols: esse anime é para você

Shine Post é divertido? Com certeza. É muito diferente dos demais animes idols? Depende. Ele segue a mesma fórmula mágica de um zilhão de animes fofos e bonitos. Tem músicas boas, personagens com personalidades para agradar vários públicos e uma mensagem admirável no final. Mas Shine Post tem um pé no chão e a maioria das resoluções de conflitos são lógicas. Além disso, é perfeito quando se leva em conta o “emocionar” e torcer junto. 

Sendo assim, se você gosta de animes de idol e de slice-of-lifes emotivos com garotas fofas, provavelmente vai ser um bom achado. Se não gosta dessas temáticas, não tem muito para onde correr. 

Obs: o empresário das meninas fica tendo ligações de uma pessoa toda hora que o manda cometer seppuku como uma forma de zoeira. Isso quebra muito o clima e coloco aqui como um problema esquisito que é totalmente desnecessário para a trama. 

 

Gosta de idols? Leia também: