Já pensou em dominar o mundo? Vamos combinar que é algo um pouco ambicioso demais pra vida real, mas os games estão aqui pra vivermos nossas aventuras mais loucas e grandiosas, e é isso que você fará em The Battle of polytopia!
O que é
The Battle of Polytopia é um jogo de estratégia 4X em turnos. Desenvolvido pela Midjiwan AB. Os jogadores jogam como uma das tribos para criar seu império,derrotar inimigos, somar territórios, captar recurssos. Lançado originalmente em 2016 para Windows, IOS, MAC, LINUX, android e tesla, em versão gratuita, o jogo recebeu uma versão paga para Nintendo switch em 2022.
Como dito anteriormente, vamos trabalhar com 4x (explorar, expandir, extrair e exterminar). Aqui você encarna um dos líderes das tribos, o jogo lhe apresenta há 12 grupos, todos baseados em um povo que existiu em algum momento histórico. Além da aparência, a tecnologia inicial muda para cada grupo, não existe uma melhor. A adaptação vai variar muito do que você pretende/gosta, mas não há muita diferença entre elas.
Você começa sua aventura em um espaço pequeno, com poucos recursos e um sonho. Há muito para explorar e conquistar, mas também há muitos inimigos só esperando pela oportunidade de te dar uma surra. Além de explorar e conquistar terras, você precisará coletar recursos, busque o equilíbrio para não deixar sua nação a beira de um colapso.
Modos
O jogo possui dois modos do gameplay além do multiplayer. No modo principal (perfeição) você busca atingir a maior quantidade de pontos possíveis em 30 turnos. O nome “modo dominação” já é bem autoexplicativo, é sobre encontrar as nações inimigas e derrota-las.
Se você já jogou algum RPG tático, vai entender bem logo de cara, mas o tutorial é bem tranquilo e vai te ajudar a se situar rapidamente. Lembrando que é um jogo de estratégia! Logo, pense bem em como utilizar o cenário e as tecnologias a seu favor, nem todos os aprendizados serão úteis o tempo todo, no modo perfeição me vi deixando algumas funções de lado por não precisar tanto de certos elementos.
Visual
O visual do game é bem bonitinho e agradável, mas quanto maior seu terreno, mas difícil fica de visualizar o que há nele, recursos ou inimigos. Se no passado grandes líderes tinham dificuldade de gerenciar territórios imensos, aqui você sente isso na pele. Para essa review joguei no nintendo switch, jogar com o switch no dock foi a melhor forma de não perder nada no cenário.
O jogo me manteve entretida por um tempo, mas não muito. Veja bem, The battle of polytopia foi consagrado como um grande jogo de mobile, e como grande entusiasta de jogos mobile, entendo porque: o jogo é divertido, descomplicado, e tem o que é preciso pra me divertir por um tempo. Mas eu jogo coisas mais casuais no celular, quando quero jogar mobile penso mesmo em conteúdos mais tranquilos. Agora, quando vou jogar no switch ou pc, gosto de ter mais conteúdos no jogo, mais opções, mais variedade.
O veredito
The Battle of polytopia é um jogo é divertido, e cumpre o que promete, mas fica por ai mesmo. Não há uma inovação no gênero ou muito a fazer se não repetir modos com grupos diferentes. Não é um jogo que te prende por dias a fio. Para mim o fator repetição foi diminuído ao jogar no modo multiplayer.