ENTREVISTA: MANUELLE PIRES DO YOUTUBE GAMING

Youtube Gaming estava presente na BGS 2022 com um dos melhores estande do evento. Youtube Gaming é uma plataforma de jogos e streaming concorrente direto de plataformas como Twitch e Facebook gaming. Lançada em 2015, como um novo segmento além da plataforma de vídeos, chegou com tudo com esse novo segmento de lives e streaming. Conversamos com a Gerente de Parcerias de Gaming da plataforma, Manuelle Pires sobre pandemia, inclusão social, acessibilidade, e-sports e novidades para 2023.

YOUTUBE GAMING E A PANDEMIA

Qual a importância do YouTube gaming durante a pandemia para a plataforma e para seus usuários?

“Nossa comunidade cresceu drasticamente, ele dobrou de visualizações neste momento e foi muito interessante ver quantos criadores foram nascidos e criados e hoje eles estão aqui em contato com todas essas visualizações toda por trás dos vídeos deles.

Sobre a pandemia, muitas pessoas estavam em casa sem poder sair e queriam um momento de diversão, e a nossa plataforma proporcionou isso pra elas e os criadores sendo porta vozes disso. Vimos criadores nascendo como Geléia, Nobru que na pandemia teve uma alta nos seus vídeos. Jogos que não tinham tanto sucesso e durante a pandemia tiveram visualizações muito intensas.”

Grandes números…

“Ao final do ano fazemos um estudo dos criadores que mais cresceram naquele ano, e dos top 10, 5 eram de game, e dos 10 outros 2 tinham um canal secundário de games. Então eu acho que a pandemia foi um momento muito decisivo para muitos criadores e muito publish e agora a BGS os ajuda a se encontrarem novamente”

YOUTUBE GAMING E A CONCORÊNCIA

Como foi pro YouTube gaming crescer diante dos outros streamings que já existiam?

“A gente já chegou com uma proposta de como podemos dar uma segurança par aos criadores que eles não vão sofrer assédio, dando várias ferramentas de moderação de comentários, então todo tempo os engenheiros tentam melhorar essa parte também.

Outro viés também é a monetização e o diferencial do YouTube é realmente isso, quando os criadores fazem seu conteúdo além de toda camada de segurança e pra quem assiste ainda tem aparte de monetização e transformar seu conteúdo e um pequeno negócio, tem ferramentas como o super thanks e vários outros produtos que vamos lançando em torno desse sistema de lives, streamings mesmo.”

Melhoria Contínua…

“Além de cada dia mais queremos melhorar nossa descoberta de conteúdo, como a TAB de gamins na home page, isso ajuda na descoberta, se você quer assistir um conteúdo de Free Fire ao vivo, vai ser muito fácil encontrar os criadores desse segmento, e com isso criando essa ponte entre o criador e o visualizador.”

YOUTUBE GAMING E ACESSIBILIDADE

Na questão da acessibilidade a jogadores PCD, o que o YouTube Gaming tem a oferecer?

“Cada vez mais tentamos analisar a necessidade para quem está consumindo aquele conteúdo e tentando oferecer melhores ferramentas para eles, por exemplo hoje se você acessar algum vídeo hoje você consegue ativar as legendas e em tempo real a plataforma entende e já transcreve, para alguém com deficiência auditiva isso ajuda muito.

A cada momento tudo que lançamos nós tentamos ser mais inclusivo possível, trazendo para vida real aqui mesmo no nosso estande vai ver que tem rampa em cada ponta, a gente pensa não apenas na plataforma, mas também qualquer ativação nossa no mercado a gente também consegue incluir as pessoas, tem vários cadeirantes que já passaram por aqui, como o grande streamer Machadinho esteve aqui e fez um Meet&Greet aqui se conectando com os fás, então a gente tenta quer ser a plataforma, mas inclusiva possível.

Manuelle Pires
Manuelle Pires – Gerente de parcerias de Gaming

YOUTUBE GAMING E INCLUSÃO

O YouTube Gaming tem algum projeto social?

“Bem legal você perguntar isso, que na quinta-feira (06/10) a gente lançou o projeto Favela Game. Uma parceria com a Gerando Falcões e a Final Level para levar o mundo de game para as favelas em todos Brasil. E o que a gente está fazendo? temos 3 pilares estratégicos que se conversam um com o outro.”

Primeiro Pilar

“Workshops, palestras, mentorias para ajudar eles a entrarem no mundo de games, e quando falamos de games não apenas com criador e pro player.  Também como roteiristas, criadores de jogos e toda aquela cadeia por trás dos games.

Como a gente vai ensinar isso, a gente vai chamar profissionais para esses workshops, e a gente quer fazer isso a nível Brasil, fazendo modelo híbrido, on-line e presenciais tanto no nosso escritório no Google quanto na X-Dome da final level, então as pessoas vão poder aprender e respirar esse universo.”

Segundo Pilar

“Campeonatos, rodar pesquisar nas favelas para saber onde os jovens querem ser pro-players.  Trazer profissionais que já vivenciam para dar dicas auxiliar e mostrar como é jogar em equipe ao contrário de jogar apenas em casa sozinho. Ensinarem macetes em competição para eles vivenciaram essa parte.”

Terceiro Pilar

“Gerando Falcões tem 4 favelas modelos, as favelas 3D’s, então nós vamos construir uma Gaming Arena, que são computadores de ponta, pessoas ajudando os jovens, e com isso gerando empregos para as pessoas na favela.

Então a gente consegue gerar empregos e ajudar as pessoas a cuidar daquilo, e com isso terem um local, para competições para aprender e gerar empregos. Iremos deixar elas mais próximo do mercado, pois estarão em contato direto com os executivos que estarão lá dentro.

Quando falamos em inclusão eu tenho muito orgulho e carinho por ter outras pessoas que se uniram para fazer acontecer e que não estamos sozinhos.”

YOUTUBE GAMING NO E-SPORTS

Qual a importância do YouTube Gaming para o e-sports e o que esperar da plataforma para a modalidade?

“É muito interessante ver a pluralidade de jogos, porque quando alguém de fora da comunidade gamer pensa em apenas um jogo.  Somente Minecraft, Free Fire, assim como em outras plataformas podem ser outros títulos.

Então a gente vê que o YouTube é multi conteúdo, multi formato, multi dispositivo.

Quando a gente olha pro mundo competitivo o Youtube em grande papel nisso, estrelas como Cerol e Nobru tiveram mais de 2 milhões de acesso.

Só no brasil tem mais de 25 milhões de pessoas que acessam querendo consumir conteúdo de games. Só na televisão teve um crescimento de mais de 20% no consumo de vídeos de gaming especificamente.”

Essencial para o E-Sports…

“Quando a gente olha para o e-sports, Free Fire e Fortnite, eles estão no top 5 os jogos mais consumidos da plataforma.  Então esses títulos precisam muitos do Youtube por conta dos nosso streamers que alavancam as visualizações, e os streamer precisam muito desses títulos.

Apesar de ser um jogo que que tem um tempo para terminar a partida, tudo pode acontecer. E esse elemento surpresa é o que faz os consumidores acompanharem a modalidade. Então é uma via de mão dupla, os jogadores precisam dos títulos para poder gerar seu conteúdo e os títulos precisam dos streamers.

Então uma coisa junta coma a outra que faz dar certo.”

NOVIDADES

O que podemos esperar par ao próximo ano do YouTube Gaming?

“Novidade fresquinha, a gente acabou de lançar a monetização para o formato curto. Então a partir de 2023 os criadores vão conseguir monetizar seus canais com esse novo formato.

Isso abre oportunidades sem precedentes, porque você tem uma nova geração, focado ainda mais na geração Z, que gostam de conteúdos nesse formato. Por ser mais rápido, mais rápido de editar e isos tem um grande impacto nos consumidores porque tem muita gente consumindo conteúdos curtos.”

Nova Monetização…

“Nosso desafio era, como é que esses criadores conseguem ganhar dinheiro com esse formato? E agora vão conseguir, porque é a primeira plataforma a dividir a receita de anúncio com conteúdos curtos.

De outro lado também tem os criadores antigos, que criavam vídeos longos e agora eles têm a possibilidade de monetizar com vídeos curtos. Fazendo com que isso gerem novos empregos, pois esses criadores abrem empresa, contratam novas pessoas.

Você pensa então num título como Free Fire que falamos mais cedo. Um criador consegue fazer um conteúdo ao vivo de 2 horas, e pode também fazer vídeos curtos de outros ângulos do mesmo jogo. Para ver a reação do jogador em cima daquilo, atingido uma nova audiência que talvez não tenha acompanhado ao vivo e talvez acompanhe pelos vídeos curtos.

Então nesse ecossistema todo mundo sai satisfeito, não só no formato longo, no formato ao vivo e também no formato curto também. Assim ajudando todo mundo a crescer nesse ecossistema consolidado.”

Com isso só temos a aguardar que o Youtube continue crescendo cada vez mais e mais.

Essa foi de longe uma das minhas melhores entrevistas.

Visitem o estande do Youtube na BGS 2022 que está demais.