Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez falaremos de Kodamas, uma das lendas japonesas de espiritos da natureza. Não conhecem? Então me sigam!
Kodama: A lenda
A lenda Kodama fala sobre uma espécie de Youkai, seres sobrenaturais do folclore japonês, que são tratados como os guardiões que protegem as florestas no Japão. Além de Kodama, eles também podem ser lidos como Ko-dama, tendo uma pausa entre as duas palavras na hora de sua pronúncia. Não só são tratados como guardiões, mas sim também como seres míticos que habitam as árvores mais velhas, os tornando e sendo conhecidos como espiritos anciões e poderosos.
Nas escrituras do antigo livro japonês Kojiki, os Kodamas são interpretados como “deuses da montanha”e “deuses da árvore” por proteger as florestas e dar bençãos de vitalidade da natureza. Embora os espíritos Kodama estejam ligados com todas as árvores de uma floresta, muitas vezes preferem se “grudar” nas mais antigas. E no passado, quando as pessoas de uma vila conseguiam identificar uma árvore habitada por um Kodama, a mesma era marcada com uma corda sagrada chamada shimenawa.
Os espíritos Kodama habitualmente são pacíficos e serenos, ao repartir partes de sua sabedoria com não céticos que tentam se comunicar com eles. Afinal, com que finalidade os espiritos apareceriam para aqueles que não querem ou se importam com sua presença? E por fim, acredita-se que se uma árvore com os Youkais Kodama for cortada e consequentemente morta, os envolvidos sofrerão punições dos espíritos ao ter perturbado o equilibrio e harmônia da natureza, fazendo até suas aldeias e vilas sumirem.
Origem da lenda
A verdadeira origem dos Youkais Kodama é incerta já que suas histórias vieram mudando e se adaptando ao longo dos séculos. E apesar da tradição e os contos japoneses afirmarem a existência dos Kodamas, estes seres espirituais são considerados raríssimos de ser encontrados. Nos tempos mais remotos, os Kodamas eram chamados de Kami (Deus), as divindades da natureza que habitavam a terra.
Eles não necessariamente se impregnam em uma única árvore, e sim podem ficar transitando pelas florestas para poder estar em todo lugar. Assim, quando se locomove pelas florestas, devido a sua rapidez, acabam deixando pegadas e rastros fosforescentes.
A história que muitos creem é que devido ao fato da maldição da punição dos Kodama citado anteriormente, em que eles surgiram para manter o equilibrio da natureza e poder estabilizar a fauna e a flora contra as más ações dos seres vivos no geral e não apenas os comportamentos dos humanos contra a natureza.
As diferentes escritas da palavra Kodama
Como alguns sabem, as palavras em japonês podem ser escritas de várias formas devido a sua vasta combinação de kanjis, e ao longo dos anos, 3 formas foram estabelecidas para a sua esctita. Vejam elas:
古 多 万
[古=KO, 多=DA, 万=MA] – Antigamente esta era a escrita para o ser mítico. Onde o “KO” representa a idade, o “DA” significa vários, e o kanji “MA” pode ser lido como 10.000; dando o significado de vários anos, um espírito ancião e tudo que represente uma longevidade.
木 魂
[木=KO, 魂=DAMA] – Anos depois, esta nova escrita foi estabelecida. “KO” representaria a árvore e “DAMA” traria o significado de alma. Sendo assim, a alma da árvore. Muito justo para um espírito que habita e protege a vida de uma árvore e de toda a floresta.
木 霊
[木=KO 霊=DAMA] – E por último, um pouco parecido com a anterior, temos o Kodama que traz o seguinte significado. “KO” de árvore novamente e o “DAMA” traz a leitura da palavra alma, na língua japonesa, fazendo esta junção representar a alma de uma árvore.
Espírito Kodama nos animes
Princesa Mononoke – No filme do diretor Hayao Miyazaki, pelo estúdio Ghibli, a trama traz a representação dos Kodamas em sua animação, como espíritos que habitam as árvores trazendo a paz e a harmonia à toda floresta.
Pokémon – No famoso anime de monstrinhos de bolso, o lendário pokémon Celebi é a representação viva de um Kodama, por ser o guardião das florestas. Uma curiosidade é que por onde o Celebi passa, acaba deixando grama e árvores para trás, como se estivesse dando vida à flora da floresta.
Digimon – Em digimon, Palmon é a representação de um Kodama. Vai dizer que nunca percebeu isso? Pois é, eu também não sabia.
Enfim, chegamos a mais um final de texto. Se vocês gostaram, comente aqui em baixo e compartilhe com seus amigos. Eu vou ficando por aqui e até o próximo texto!