O Terror Tailandês de A Médium

Uma equipe de audiovisual começa a filmar um documentário sobre o dia a dia de Nim, uma médium bem conhecida em sua vila na Tailândia. Entre rituais a deusa Bayan e perguntas sobre possessões espirituais, a equipe segue Nim a um funeral de um familiar. Nele conhecemos Mink, sobrinha de Nim, que apresenta comportamentos estranhos. A equipe decide focar as filmagens na jovem, suspeitando que algo espiritual esteja acontecendo.

Do mesmo diretor de Espíritos: A Morte Está ao seu Lado e Espíritos 2: Você nunca estará sozinho, o terror mostra que  Banjong Pisanthanakun está de volta às telas. Dessa vez, ele se juntou ao sul-coreano Na Hong-jin(O Lamento) para escrever o pseudocumentário de terror clichê. Alguns elementos de A Médium parecem cópias de filmes ocidentais, tais como as cenas clichês de A bruxa de Blair, o formato found footage de A possessão de Deborah Logan e as cenas com câmera noturna que claramente foram inspiradas nos longas de sucesso Atividade Paranormal.

Sirani Yankittikan em A Médium

A Tailândia de plano de fundo

A ambientação é rica em demonstrar o local em que se passa toda a história, com cenas aéreas do norte da Tailândia, vilarejos simplórios e floresta densa que cerca toda a cidade. A área urbana também é bem representada, mostrando a rotina de Mink ao pegar um transporte típico da região para ir ao trabalho e seus costumes religiosos cristãos. É notável que alguns elementos são jogados sem qualquer explicação ou contexto.

Com uma iluminação bem escurecida e uma trilha sonora densa o filme até funcionaria como um clichê Blockbuster, se não fosse as mais de duas horas de exibição. Cansativo, o suspense que deve ser criado para anteceder uma cena de jump scare(assinatura característica do diretor) fica apagado. 

A Médium
Personagens Noi, Mink e Manit em A Médium

Por fim..

O filme é fraco em comparação a alguns dos sucessos anteriores do diretor, talvez por pegar elementos dos filmes de terror ocidentais clichês ou esse formato batido de found footage. Porém se possuem a paciência de ficar 130 minutos sentados no escurinho sem pestanejar e desejam uns sustinhos de dar pequenos pulinhos da cadeira, recomendo muito o filme.

A Médium estreou dia 19 de maio nos cinemas.