Do diretor conhecido e aclamado por seus filmes de terror, Robert Eggers (A Bruxa, O Farol). O Homem do Norte conta a história de Amleth, um príncipe viking que busca vingança após a morte do pai pelo seu tio, quando ele ainda era criança. O filme se baseia na lenda escandinava que inspirou Shakespeare a escrever Hamlet e Robert E. Howard a criar Conan, o bárbaro, cujo o filme também foi uma das inspirações para Eggers.
O filme tem cenas bem explícitas e sangrentas, tal qual, os vikings são representados nas obras. Eggers praticamente se tornou um especialista para escrever esse roteiro, com ajuda de historiadores e arqueólogos especialistas na cultura viking, para recriar materiais, cenários e costumes. Toda essa procura por fidelidade torna a ambientação tão imersiva que te transporta para esse cenário épico. Cada ritual e tradição mostrada em tela, foi cuidadosamente colocada de forma fiel a documentação histórica, exceto o ritual de maturidade de Amleth que havia poucos registros. Outra escolha característica da sua direção são os elementos centralizados na tela tornando algumas cenas contemplativas tensas.
O diretor teve cerca de US$ 90 milhões, o maior orçamento que já teve desde seus filmes consagrados, A Bruxa e O Farol. Ele abusou desse investimento para trazer uma explosão mística da cultura nórdica em forma de CGI e no tratamento de imagens.
O Homem do Norte tem um desenvolvimento lento e uma linguagem com um tom poético que cansaria uma parte do público, se não fossem as cenas de decapitações, cortes transversais na altura do tronco que externam seus órgãos internos. A complexidade humana e a influência cultural retratada no personagem principal, torna este filme profundo. O público é levado a ter grandes reflexões sobre como seus sentimentos (e até uma certa inocência) influenciam na visão dos fatos.
Alexander Skarsgard ganha destaque em sua atuação como Amleth, tanto nas cenas mais brutais quanto nas cenas com Anya Taylor-Joy, que por sua vez, exala carisma e cativa o público desde sua primeira aparição. O filme ainda conta com a aclamada Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe (que conseguiu ser mais assustador que o Duende Verde em Homem-Aranha), e Björk.
O filme estreia nos cinemas brasileiros hoje, dia 12 de maio.