Para quem acompanha vários animes, conhece um ou outro que traz uma crítica social em seu enredo, sendo bem interessante como isso impacta na história de algumas maneiras. Logo, veremos alguns exemplos nos animes!
Code Geass
Code Geass traz uma crítica social bem interessante, que é a guerra entre a Britânica contra os Revolucionários, além disso, claro, os problemas internos da família real, assim como como Lelouch lida com a situação desde o início até o final da história. Mas imagino que sua crítica principal seja mais político, já que no final entendemos que Suzaku e Lelouch lidam com o problema político com um “assassinato” do poder absoluto, que naquele momento estava concentrado em Lelouch, e Zero, o Revolucionário, criado por este, era Suzaku, mostrando como ambos os lados tinham razão sobre. Já que é nos apresentado que Lelouch iria mudar de fora para dentro, já Suzaku acreditava em mudar de dentro do sistema, sendo que no final os dois se juntam e trocam de lado.
Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai
Shimoneta é um anime ecchi com comédia, sendo bem engraçado de acompanhar. No entanto, se você parar para ver sua mensagem, ele fala sobre liberdade de expressão, claro de uma forma bem cômica por serem pornografia, mas vemos como isso pode ser substituído por qualquer outro assunto, que a sociedade iria ficar “tranquilo” com as censuras e a falta de transparência, seja nas escolas, em casa ou no trabalho. Sendo uma crítica bem interessante de se ver, mesmo sendo bem divertido.
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru.
O famoso Oregairu, ele não traz uma crítica social em si, mas sim, uma forma de analisar uma pré-sociedade, já que passa na escola, o nosso protagonista Hachiman Hikigaya nos traz uma visão mais estereotipada, que mesmo não querendo ver dessa forma, é a realidade, além disso também é levantado questões amorosas, laços de amizades etc. Deixando uma “semente” para pensar como isso reflete também na realidade.