Já ouviu falar em Heartstopper? A graphic novel alcançou tantos corações que já tem até série na Netflix. Vem se apaixonar também!
Com uma trama fofa e que abraça o leitor, a autora Alice Oseman traz um BL (boys love) que nos encanta com a forma como ela mostra romance, amizades, saídas do armário e outros temas.
Além disso, um dos pontos altos dessa história é que ela nos mostra personagens da comunidade LGBTQI+ bem representados e que vão além de só o “g”. (Como é o caso também nos quadrinhos de A Floresta)
Heartstopper foi lançada primeiramente como webcomic (no tumblr e no app tapas*) e, por incrível que pareça, é um spin-off de outra obra da mesma autora. Não é necessário ter lido nada dela antes, mas é bem capaz de viciar tanto nessa história que fica a dica de olhar os outros títulos!
*Veja apps para ler webtoons de graça aqui
Sobre o que é a história?
Uma história fofa e de aquecer o coração, Heartstopper acompanha o romance entre Charlie e Nick. Dois garotos que à primeira vista não tem nada em comum cultivam uma forte amizade que vira romance.
Charlie é um menino sensível, assumidamente gay e que é visto como típico nerd. Já Nick é um jogador de Rugby que vive com os “moleques hétero topzera” e parece ser bruto pelo seu porte e esporte.
Ambos são alunos do ensino médio na mesma escola e passam por várias situações bem típicas dessa etapa da vida. Além disso, a relação com amigos e família é muito bem retratada. Principalmente dos amigos do Charlie que são uns amores!
A trama é repleta de representatividade, questionamentos, referências e borboletas no estômago. Se por um lado temos toda essa parte linda e colorida de um amor na adolescência, por vários outros acompanhamos alguns gatilhos como homofobia e relacionamento tóxico. Mostrando que nem tudo são flores.
Se formos definir em gêneros, Heartstopper é uma história que leva coming of age (amadurecimento), romance e slice of life de uma forma muito fofa.
A Graphic Novel
Capa dura, cores pastéis e muito amor! É difícil se deparar com um desses volumes numa livraria e não achar lindo. Mas só melhora porque o conteúdo é viciante e de vomitar arco-íris!!!!
Aqui no Brasil, os volumes estão sendo disponibilizados pela editora Seguinte e a tradução está maravilhosa! Dos 4 livros, 3 já foram publicados em português e o 4º volume foi anunciado para 27 de junho de 2022. (Confira post sobre a pré-venda). Veja os títulos de todos abaixo:
Vol. 1: “Heartstopper: Dois garotos, um encontro”
Vol. 2: “Heartstopper: Minha pessoa favorita”
Vol. 3: “Heartstopper: Um passo adiante”
Vol. 4: “Heartstopper: De mãos dadas”
A Autora
Por último, mas não menos importante: a autora. Deve estar se perguntando quem é a fada que botou essas histórias no ar e nos presenteou tão bem, né?
Antes de Heartstopper, Alice Oseman já havia escrito a história da irmã do Charlie, a Tori. Esta foi a primeira obra da autora, chamada Solitaire. Como spin-off desta história, foi lançado o Nick and Charlie e aí fomos presenteados com a prequel Heartstopper. Ou seja, tudo no mesmo universo interligado.
Alice é uma autora premiada, além de ilustradora e roteirista. Sem contar que tem dedo dela na própria série da Netflix. Como autora, ela se mostra uma pessoa voltada a retratar assuntos sérios e importantes. Dessa forma, o site dela disponibiliza avisos de conteúdo para que os leitores saibam o tipo de gatilho que cada obra pode ter. (Avisos estão aqui em inglês)