Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos falar sobre Donburi, um termo usado para vários pratos da culinária japonesa. Estão curiosos? Estão com fome? Se sim, venham comigo!
O que é o Donburi e por que é tão popular no Japão?
A palavra Donburi vem do japonês e ela significa literalmente “tigela“. O Donburi consiste em uma tigela de arroz e alguma outra porção por cima. A porção pode ser carne, frango, ovo, peixe, etc… Qualquer coisa que se coloque em cima de uma tigela de arroz, pode virar um Donburi.
Existem inúmeros pratos pelo Japão que são servidos como Donburi, geralmente em restaurantes. Eles são suculentos, fáceis de se comer e enchem bem a barriga para que você não sinta fome por um bom tempo. Além disso tudo, o Donburi não é é um prato caro. O fator dele ser tão popular por aqui é que japonês ama muito o arroz. Para eles, tal comida é considerada como o principal alimento, chegando a dizer até que sem arroz não dá pra viver. E realmente, japonês não vive sem arroz.
Os Donburi’s mais populares
Como dito anteriormente, são inúmeras tigelas e porções para os Donburis. Vamos conhecer alguns dos mais populares:
Oyakodon
A comida tem o nome de “Porção para Pai e Filho“, pois “Oya” em japonês significa pai, e “Ko” significa filho/criança. O Oyakodon é servido com uma porção de arroz em baixo e seus ingredientes adicionais vem de pedaços de frango e ovo com molho a base de shoyu e saquê.
Gyudon
O Gyudon é um dos mais populares se não o mais dentre todos eles, tanto nacional como internacionalmente. O prato é servido em uma tigela de arroz com porções de carne bovina acebolada. O prato é temperado com molho shoyu e mirim.
Katsudon
Está aí um prato popular até mesmo no Brasil, principalmente pelos lados do bairro da liberdade em São Paulo. E claro que aqui no Japão, fica entre os mais populares também, inclusive é uma das minhas comidas japonesas preferidas. O prato é servido com arroz, carne de porco frita à milanesa (conhecido como Tonkatsu), ovo cozido e cebola. Uma história interessante do Katsudon é que seu próprio nome, “Katsu” significa vitória. Ou seja, é um prato para vitoriosos e geralmente comido quando se está feliz, seja por ter conseguido algo de bom ou por ter alcançado algum objetivo. Basicamente, o sabor da vitória.
Kaisendon
Kaisendon é um prato para amantes de peixe e comida crua. Com arroz por baixo e vários peixes crus por cima, parecendo até uma obra de arte. Seu preparo e escolha das peças cruas podem variar de cozinheiro para cozinheiro, podendo incluir: Atum, salmão, ouriço do mar, camarão e qualquer outro fruto do mar.
Tendon
Com várias porções de Tempura, nós temos o Tendon que é a abreviação de tempura e donburi. O prato é servido com arroz, frituras empanadas de frutos do mar e vegetais. Os Tempuras mais populares do Tendon são a abóbora, camarão e batata-doce.
As franquias especializadas em Donburi
Aqui no Japão existem algumas franquias especializadas em Donburis. Dentre eles, temos um muito conhecido pelo Japão todo e até em alguns lugares do Brasil. Estou falando da franquia de restaurante Sukiya, especializado em Gyudon. O Sukiya tem a fama de ter uma das melhores e variadas receitas de Gyudon, além do rápido atendimento e custo baixo, também é muito saboroso. (Gostaria de lembrar aos leitores que não estou sendo patrocinado pela franquia para falar bem deles. Tudo não passa de dados estatísticos e opinião pessoal de quem já provou várias vezes do mesmo).
Por outro lado, no Japão temos o Katsuya (a casa dos Katsu). Katsu de Katsudon, contudo o termo também se refere as carnes de porco fritas e empanadas. E no Katsuya se serve de tudo à base de Katsu, inclusive o seu prato principal, Katsudon.
Enfim galera, um texto um pouco mais curto que de o costume, mas uma boa dica para quem deseja aprender um pouco sobre a gastronomia japonesa ou somente experimentar pratos novos quando for comer em algum restaurante japonês. No mais, eu vou ficando por aqui e até o próximo texto!