Criado a partir de uma campanha online de rpg, o desenho The Legend of Vox Machina conta a história de aventureiros que são uma típica party (equipe) de rpg de mesa. Se curte jogar ou até mesmo tem interesse em começar, Vox Machina é para você!
São 12 episódios que variam entre momentos épicos e cenas corriqueiras com uma boa dose de comédia. Sendo assim, uma ótima escolha para se divertir no Prime Video.
Um dos maiores pontos é que a animação traz aquele sentimento de semelhança com muitas campanhas de D&D. Com direito a piadas clássicas sobre portas, batalhas que mostram os poderes das classes e uma história cativante. Sério, é demais ver como as habilidades da ficha de personagem funcionam em uma série.
DND (D&D)
D&D é a sigla para Dungeons and Dragons, que nada mais é que um sistema de rpg de mesa (O mais famoso deles).
Nele, o mestre senta-se com jogadores e cria um mundo cheio de histórias e desafios seguindo as regras ditadas nos livros (ou só se baseando nelas). De maneira bem resumida, o jogo conta com distinção entre vários fatores como classes, raças, mecânicas e estilos de monstros.
Critical Role e Vox Machina
Se você é rato de rpg provavelmente já sabe. Mas se é iniciante ou não chegou a ouvir falar sobre Critical Role, agora é o momento. O grupo, que faz um sucesso absurdo devido às suas campanhas transmitidas online, deu origem a Vox Machina.
Esta foi a primeira campanha, transmitida como uma websérie, do grupo de dubladores. Começou em 2015 e teve 115 episódios acompanhando a história da party pelo continente e Tal’Dorei. Já em 2022 estreou como The Legend of Vox Machina, a série animada, com os dubladores originais na versão em inglês. (Se quiser ver legendado já sabe a dica)
Inclusive, 2022 está sendo um ano daqueles para quem curte Critical Role no nosso país. Sabia que foi anunciada a primeira exibição oficial nos cinemas do Brasil de um episódio deles? Trata-se da comemoração do 7ª Aniversário do Critical Role no Cinemark.
Voltando para a animação: A trama
Basicamente, The Legend of Vox Machina apresenta um grupo que é uma bagunça. Ao longo dos episódios a gente consegue perceber que eles podem funcionar juntos. Porque apesar de não serem lá aventureiros disciplinados, eles se gostam e cada um possui seu objetivo. Mas a gente gosta mesmo é do caos, e eles sabem dar esse gostinho especial.
São diversas mini histórias, como as missões secundárias de um jogo, e também dois plots de personagens da equipe. Com o foco muito mais na parte de um específico para dar uma sequência maior aos acontecimentos. E, olha, que trama cheia de babados.
Vale a pena?
Tendo isso tudo em mente, The Legend of Vox Machina é a animação que você deveria assistir se gosta de fantasia, D&D e passar bem o seu tempo. Porque, convenhamos, é uma história bem divertida.
E, apesar da primeira temporada não nos dar muita informação sobre todos os personagens ali, há a abertura para conhecer aos poucos. Imagino que na próxima temporada terá mais revelações ainda.
Além disso, você pode sempre correr para assistir a campanha original. Todos os episódios possuem legendas em português e estão disponíveis em: Vox Machina.