Quase um ano atrás publicamos um texto chamado “O que aconteceu com Amor Doce”, em que falamos um pouco sobre as transformações pelas quais o jogo passou em suas narrativas, e em como em sua tentativa de amadurecer a empresa acabou afastando grande parte de sua base de fãs. Não demorou para Beemov notar seu erro e agora beemov tenta buscar de volta sua fanbase original.
O que é “Amor Doce”?
Caso nunca tenha jogado amor doce, vamos a uma breve introdução: Amor Doce é um dating game disponível no site de mesmo nome ou no aplicativo para iOS e Android, lançado em 2011 pelaBeemoov e se tornando extremamente popular no Brasil, apenas perdendo para a França no número de inscritos. A mecânica do jogo é simples: você recebe PAs (Pontos de Ação) e usará 2 pontos para andar de um cenário a outro, seja para procurar um item, alguém pra conversar ou ação para executar. Ao encontrar um personagem e interagir com ele, seus diálogos podem ser neutros, mas também aumentar ou reduzir seu nível de afinidade (grande afinidade é fundamental para bons relacionamentos e conquistar seu amado).
Dito isso, é preciso entender que o jogo se passa em 3 momentos:
- High school life: a fase que atraiu a fanbase, se passa no ensino médio e os paqueras disponíveis são: Nathaniel, Castiel, Lysandre, Armin e Kentin.
- University Life: a fase mais controversa. os paqueras disponíveis são: Nathaniel, Castiel, Ryan, Hyun, Rayan e Priya.
- Love Life: a fase mais monótona, foca em sua vida adulta ao lado dos paqueras de University life
O fim é um novo começo
O término abrupto e sem sentido com os paqueras entre High School e University foi uma grande decepção para a comunidade e causou uma diáspora de fãs, pois até mesmo os que se mantiveram no jogo, não estão mais ao seu lado. Essa perda massiva de jogadores não foi boa, e as reclamações persistiram. Eis que em 2022 há uma nova esperança para encontros com seu ex paquera. Essa nova versão se chama Amor Doce Alternative Life.
Alternative life possuí os mesmos personagens de University life, pois você está no último ano de seu mestrado na mesma universidade, mas agora em um universo paralelo. Nos primeiros dois episódios dessa nova narrativa, após se afastarem por um período, você reencontra Lysandre e vai passar uns dias com ele.
Nada vitoriano
A narrativa é dessas “right person,wrong time”, pois a química de vocês continua muito forte, e pelo visto o afastamento foi só mais um caso de desencontros da vida. Lysandre era um dos paqueras mais populares (e meu favorito!) , então faz sentido começar esse projeto com ele. Aqui encontramos o personagem muito mais maduro, com um novo visual (agroboy vitoriano) e administrando a fazendinha da família. Por mais que mais maduro, ainda é fácil reconhecer as características que o tornavam único no jogo original, personalidade doce e carinhosa, meio tímido e com uma memória ruim de dar dó.
É bom ou só estou nostálgica?
Os dois capítulos disponíveis até o momento se sustentam apenas por seu apelo nostálgico, pois a narrativa de passar uns dias na fazenda colocando o papo em dia não é exatamente a coisa mais empolgante do mundo, e se fosse qualquer outro personagem no lugar do Lysandre eu não teria me empenhado a jogar e gastar 1000 PA pra isso. Mas confesso que essa nostalgia me pegou pelo coração, e me senti com 14 anos de novo, temendo a cada resposta errada com medo de perder a imagem do episódio.
O veredito – Amor Doce
Amor doce alternative life tenta corrigir o erro que nunca teria acontecido de Beemov entendesse que o que sustenta o jogo são suas personagens, e que era possível amadurece-las, como essa nova versão mostra. Não é a reinvenção da roda, ou tem uma história super interessante, mas é um fanservice capaz de deixar seu coração quentinho e matar um pouco da saudade.