Sifu é um jogo da Sloclap que mescla o gênero “beat ‘em up”, ação e aventura. Um prato cheio para quem gosta de um game voltado para as artes marciais e principalmente com uma dificuldade elevadíssima. E é sobre ele que falaremos hoje!
História
Pode parecer um velho clichê do mundo dos games, aquela história em que o personagem principal cresce buscando vingança contra o vilão da história. Mas, Sifu tem um diferencial. Pode parecer meio loucura da minha parte dizer isso, mas, muito me lembra, e não necessariamente foi uma inspiração, Need for Speed: Most Wanted (o clássico).
Oi Luiz? É poh, tô falando. Lá você tinha uma lista até chegar no chefão final, o Razor. E aqui em Sifu não é muito diferente disso. Jogos assim com alvos para ter sua vingança, me chamam atenção, fazer o que.
Logo, você assume o papel do protagonista após jogar com Yang, o chefe do jogo. Sendo menino ou menina (opções de gênero do jogo), você parte em busca da sua vingança um alvo por vez. E vou falar viu… num chega a ser uma tarefa muito das fáceis não, tá?
Afinal, cada fase que você entra vai ficando naturalmente mais complicada e com um número maior de inimigos, que certamente vão fazer você ficar louco. Mas, os spoilers sobre a história param por aqui, já que nós vamos para outro ponto importante em SIfu.
Jogabilidade
Olha, eu preciso ser muito honesto com você que está ai do outro lado. Sifu no PC é o triplo de desafiador! Existem uma variação de combos insanos que você pode fazer ofensiva e defensivamente para se livrar de situações bem complicadas e inimigos cada vez mais fortes.
Como eu joguei a versão de PC, eu tive muita dificuldade em lembrar todas essas combinações e por vezes eu acabei optando, não, melhor dizendo indo para um caminho de gameplay, mais calma e reativa (e mesmo assim me dei mal em diversos momentos).
Então sim, dá pra dizer que temos um Dark Souls dos Beat ‘em Up, sim! O que não deixa de ser um senhor ponto positivo. Afinal, jogos assim, pode e vão te irritar, mas você sempre vai querer voltar nele e tentar e tentar e tentar até dar certo. Aliás, em breve vou falar sobre esse ponto de alguns jogos serem difíceis. Mas fica a pergunta, um jogo muito difícil te faz se afastar dele? Deixa aqui nos comentários.
Para terminar esse ponto, eu preciso aplaudir Sifu por ter golpes lindos, movimentações dignas de um filme de Jackie Chan e ser tão punitivo caso o seu timing falhe ao dar um golpe. Juro, cuidado com o seu teclado ou controle, hein?
Arte e Som
Bom, esse aqui é fácil de falar. Toda a direção de arte de Sifu é linda. Os mapas, a ambientação, os corredores, fazem você acreditar que está sim dentro do jogo e que aquilo é real. Eu simplesmente achei fantástico.
Além do som, principalmente nos momentos de batalha, onde a trilha realmente deixa você se sentir em um filme de ação japoneses.
Sifu vale a pena?
Durante a escrita desse texto, estava tentando me lembrar qual filme se parecia muito com Sifu. Me lembrei de Cão de Briga com Jet Li e Morgan Freeman (filmaço, aliás. Recomendo muito!).
Logo, Sifu vale muito a pena! A direção de arte é única, a trilha faz você se sentir imersivo no combate, a história, apesar de simples, me agrada e a jogabilidade é desafiadora e requer paciência para aprendizado.
Eu não citei uma coisa na jogabilidade justamente para falar agora. O sistema de morte nesse jogo é FO****!!! O fato de se passarem anos conforme o seu contador de morte aumenta é gênial!! Após ficar cada vez mais velho, você fica mais forte, mas sua saúde… é, recomendo você testar caso ainda não tenha conseguido.
Sifu está disponível para Playstation 4, Playstation 5 e PC.