A Vida Depois – O ciclo da violência nas escolas

A Vida Depois

A Vida Depois, ou The Fallout, é um filme estadunidense de drama adolescente. Escrito e dirigido por Megan Park e estrelado por Jenna Ortega e Maddie Ziegler. Na história, Vada (Ortega) precisa tentar seguir a vida depois que uma grande tragédia acontece em sua escola.

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DOS EUA

The Fallout toca em um assunto delicado: a violência nas escolas estadunidenses. Mais especificamente: os tiroteios que acontecem nesses lugares, na maioria das vezes realizados por alunos. A história vai direto ao ponto, começando já com o tiroteio. É interessante que, mesmo não mostrando nenhuma violência explícita, o clima criado na cena é o suficiente para causar aflição. O roteiro foca mais na reação das personagens aquela situação, enquanto ouvimos apenas os tiros sendo disparados.

Vada encontra com uma colega, Mia (Ziegler) no banheiro, e é claro as diferenças entre as duas personagens, tanto em estilo e personalidade. Mas a situação une as duas a mais um colega da escola. Vemos o desespero desses três adolescentes ao passar por essa situação. A interpretação das duas atrizes e do ator é muito realista e é como se estivéssemos escondidos junto com eles.

A Vida Depois
© Warner Bros. Pictures

SENSIBILIDADE AO LIDAR COM O TEMA

Dá para perceber desde o início do filme que o roteiro não focará na vida do atirador, mas sim na vida das personagens, principalmente Vada. Achei muito sensível à forma como a diretora lidou com o depois que a situação passa. Acompanhamos Vada enquanto ela tenta assimilar o que aconteceu. Com isso vem o medo, ansiedade e a culpa por ter sobrevivido. Também achei linda a maneira com que o filme trabalha a relação de Vada com Mia e a forma natural com que a sexualidade das personagens é explorada.

A Vida Depois fala justamente sobre o que o título diz, a vida depois do que aconteceu com esses jovens naquela escola. A vida depois de um trauma muito grande e como lidamos com isso. A forma com que a câmera se aproxima o máximo de Vada em momentos tensos nos causa ainda mais empatia com o que está acontecendo. Ao mesmo tempo, o filme não tem medo de mostrar como é dura a realidade.

A sensação o tempo todo é de que o que aconteceu pode se repetir. Infelizmente, é algo que sabemos ser verdade. É possível, através desse filme, debater sobre o porte de armas nos EUA, o porquê desses jovens terem acesso a elas e como a violência é algo já instaurado na realidade das escolas estadunidenses.

A Vida Depois está disponível na HBO Max.