Toda virada de ano a meta de ler mais livros entra na minha lista de resoluções, mas não pensei que fosse começar o ano com o jogo Theatre of sorrows com um pé na literatura de H.P. Lovecraft.
O que é
Theatre of sorrows é um rogue like Desenvolvido pela Cat-astrophe Games ( The Unholy Society ) e publicado pela Ultimate Games. Um jogo de terror, suspense e exploração local, que se esconde nas profundezas de um conto de HP Lovecraft. O jogo está disponível para PC e Nintendo Switch.
Aqui o jogador encarna Killian, um homem que teve sua irmã gêmea raptada por uma seita, ao receber uma carta afirmando que sua irmã foi capturada por um culto da ilha Esha, agora precisa ir a ilha de Esha para resgata-lá, você não está exatamente disposto a ajudar essas pessoas, mas fará o que for preciso para salvar sua irmã e entender qual é a relação de sua família com eles.
Bem vindo a Esha
Todo dia você acorda, é recebido por uma pessoa diferente que lhe dará uma tarefa, um item para criar. E com quais recursos? Os que você vai coletar em suas explorações na ilha. Gerenciar recursos é parte fundamental do jogo, para criar os talismãs necessários, e sendo uma parte tão importante do jogo, precisamos de um inventário prático e organizado, e é isso que o game entrega. Em pouco tempo você estará familiarizado com a interface.
Explorar a ilha é a parte mais divertida do jogo, pois você encontra áreas distintas e outras pessoas da ilha, que te convidarão para engajar em algumas atividades. Tentando manter essa review linge de spoilers, deixo avisado que as missões não são aqueles favores rotineiros pedidos por seus vizinhos, afinal, estamos falando de uma seita.
Cuide da ilha, de sua família, e de sua mente
Essas missões irão custar sua sanidade, literalmente. Quando falei que gerenciamento de recursos é fundamental para sua preservação no jogo, Sanidade, stamina e saúde estão incluídas, caso algum desses chegue a 0, você já era. E esses na verdade são os recursos mais difíceis de manter, ao encontrar um monstro você pode escolher fugir, ou gastar mais stamina para tentar uma fuga mais rápida, nem sempre funciona e você acaba perdendo stamina e saúde, ou os favores prestados a outras pessoas são tão insanos que prejudicam sua sanidade, e dia após dia você deve tentar se manter ok em um mundo completamente louco.
Ao final do dia, você gera seu talismã com os recursos adquiridos, você então vai ao local marcado para “sacrificar” seu talismã e completar o ritual, e você terá uma lista de todos os rituais que completou. A cada missão completada você se torna mais forte, mais sábio, e fica cada vez mais perto de descobrir o que sua família tem a ver com tudo isso.
Mergulhe no mistério
O visual do game é muito bonito e bem elaborado, sombrio e misterioso o suficiente para te deixar com a pulga atrás da orelha a cada passo em Esha, a sonoplastia também completa com maestra o clima de tensão. A única coisa que me desagradou foi que ao morrer (lembre-se que é um rogue like, então morrer pode ser um ato recorrente) você passará pela mesma missão denovo, e denovo, e mais uma vez, o que deixa as coisas meio repetitivas, mas é um rogue like né? Faz parte da experiência, tente não morrer muito para evitar a monotomia.
O veredito
Theatre of sorrows é perfeito para quem busca uma trama de tirar o fôlego, bem elaborada e rica em detalhes e capaz de te tirar do mundo por horas. Seus mistérios são intrigantes e a forma como você os desvenda é muito envolvente. Misture isso a uma boa dificuldade e e jogabilidade e você terá um jogo que inspira gamers a ler e bookstans a jogar.