Animegataris: uma narrativa em respeito aos animes e aos otakus

Protagonistas de Animegataris

Após sonhar com um anime de sua infância, Minoa Asagaya tentando descobrir qual é a obra, entra no clube de anime de sua escola e descobre como é o mundo otaku. Animegataris é um anime de comédia com 12 episódios lançado em 2017 que é uma homenagem a indústria dos animes e seus fãs.

Uma obra que brinca com vários clichês da indústria para compor seu humor. Como por exemplo, no episódio 3, em que se é discutido como o episódio 3 é importante em um anime. Pois é no episódio 3 em que se há a reviravolta que mostra que o anime não é o que estava se mostrando, assim cativando um público que poderia largar o anime.

Minoa e KaiKai

Animegataris trabalha muito bem ganchos para ideias. Coisas ocorrendo ao longo dos episódios, desde ações a falas avulsas, muitas delas são utilizadas novamente no mesmo episódio ou em outros.

Um ponto muito interessante para os otakus mais ferrenhos é pegar as referências feitas. Desde cenas dirigidas de forma a emular momentos famosos de outros animes, até as paródias de nomes.

Algumas que separei dos dois primeiros episódios são: Ru:Zero (Re:Zero), Autumn Wars (Summer Wars), Cinnamon Roll Z (Mazinger Z), Zenzeki Everstrike (Neon Genesis Evangelion, Shin Seiki Evangelion, em japonês), Sold Out Offline (Sword Art Online), Gaka Stray Dogs (Bungou Stray Dogs), e A Melancolia de Uma Vuvuzela Feliz (The Melancholy of Haruhi Suzumiya).

As discussões sobre a vida de otaku refletem muito bem conversas e noções reais que pessoas tem. Como por exemplo: “você está sempre lendo livros complicados com títulos longos, não parecia que você gosta de animes”. Quando isso é trazido à tona é comentado como as Light Novels nos últimos anos vem tendendo a ter títulos cada vez maiores.

Referências em animegataris

Outros tópicos abordados ao longo do anime são: ver o anime antes ou depois do material original; como rever um anime faz perceber coisas que passaram batidas antes; eventos otakus; cosplay; gêneros de anime; clichês.

Animegataris não é um anime que se leva a sério, mas por isso se torna extremamente divertida. Os personagens funcionam muito bem para o tipo de obra estão inseridos, e formam um elenco carismático.

Eu assisti Animegataris no lançamento. Mas, eu descobri apenas ano passado, que em 2015 uma série de curtas animados foi inicialmente exibida nos intervalos do Cinema Toho em Shinjuku. Essa série foi intitulada “Animegatari”, sem o “s” e tem um total de 8 episódios, mas apenas 5 foram lançados em DVD.

Por conta do nome ser extremamente parecidos e serem 6 episódios de 1 minutos passaram em intervalos de um cinema, Animegatari não é muito fácil de se encontrar.

Animegatari

Eu encontrei e tentei assistir, mas como não tinha legendas, foi difícil. No entanto, não serviu de muita coisa, a única conexão como o anime de 12 episódios, fora o clube de anime e nome, é a Erika (Inami Anju), uma das protagonistas.

Os curtas tem 4 protagonistas, dois deles sequer aparecem no anime, outra vira apenas a irmã da nova protagonista e quase não aparecer, e a Erika que é parte do novo elenco principal também. Mas, zero ligação dos curtas com o anime.

Animegataris, o anime de 12 episódios, está disponível na Crunchyroll.