Something is Killing the Children: uma impressionante história de horror

Erica Slaughter, protagonista de Something is Killing the Children

Escrita por James Tynion IV, vencedor do Prêmio Eisner na categoria de Melhor Roteirista em 2021, Something is Killing the Children é uma história em quadrinhos aterrorizante que vai prender seus olhos a cada página.

Capa alternativa de Something is Killing the Children“James e seus amigos foram brincar à noite em uma casa abandonada em Archer´s Peak, uma pequena cidade no interior dos EUA. No dia seguinte apenas James continuava vivo. A polícia está investigando as mortes dos garotos, porém eles ainda não fazem ideia do que aconteceu. A única chance de impedir que mais crianças morram está nas mãos de uma jovem forasteira recém-chegada, capaz de enxergar os horrores que atacaram as crianças. Seu nome é Erica Slaughter e seu trabalho é matar monstros – custe o que custar. Mas quem é ela, e de onde vieram essas criaturas, são apenas alguns dos mistérios que o roteirista vencedor do prêmio Eisner irá nos apresentar nesta série campeã de vendas nos EUA!”

Essa sinopse é uma ótima introdução a Something is Killing the Children.

Eu não tenho muito contato com quadrinhos, mas ao ler esse eu tive uma ótima impressão dos autores por trás. Do roteirista, James Tynion IV, como já citado ganhou o prêmio Eisner (“o Oscar dos quadrinhos”) em 2021, por seu trabalho em Something is Killing the Children, Batman e outras séries; do ilustrador Werther Dell’Edera (Hellblazer, Justiceiro); mas, principalmente, do colorista Miquel Muerto.

Something is Killing the Children demonstra uma profunda beleza. A composição dos quadros, da ação e dos momentos mais “calmos” transmitem a ideia de “coisas ruins estão prestes a acontecer”.

Por mais que os desenhos sejam excelentes e expressem muito bem a tensão da obra, a coloração eleva esse clima, para mim, o principal destaque vai para o uso das cores, que exalta ainda mais a tensão, o medo e o horror.

Vale-se ressaltar que essa é uma série bem violenta e bem gráfica com a violência, utilização de muitos palavrões, então se você não curte isso, não passe perto.

Os mistérios e as reviravoltas que a obra apresenta se mostram bem interessantes. Mas o destaque vai para a construção do mundo, principalmente a ordem secreta da qual a protagonista faz parte, a Ordem de São Jorge.

Uma escolha de nome excelente para uma ordem secreta que caça monstros. Para quem não sabe, São Jorge, ‘o grande mártir’, é imortalizado na lenda em que mata um dragão.

Outro ponto interessante é como é tratada a sexualidade de James, um dos protagonistas, que é assumidamente gay. Esse fato é mais relevante antes da Erica entrar efetivamente na história e em flashbacks. Isso porque o foco da série não é em romance, é no horror e no mistério. Dito isso, é muito bom ver que o arco do James não se limita a sua sexualidade. Mas ela é sim relevante para o personagem e para alguns acontecimentos. Acompanhamos o início da história pela visão dele, mas quando a Erica aparece, ela toma as rédeas do protagonismo.

A atmosfera de Something is Killing the Children é séria, e isso se mantém do início ao fim. A Erica é mandada em uma missão para eliminar o monstro e não resgatar as crianças. Porque ela tem ciência do perigo da criatura e faz questão de não dar falsas esperanças.

Erica Slaughter

A edição que será lançada no Brasil, pela Devir, corresponde as edições #1-15, sendo um primeiro arco de história que ao seu fim deixa claro que acompanharemos as futuras jornadas de Erica.

Além disso, a HQ é um dos títulos participantes do Dia do Quadrinho Grátis no Brasil em 2021, que vai ocorrer nos dias 18 e 19 de dezembro.

Por fim, Something is Killing the Children é uma ótima série de horror sobrenatural voltada para o público adulto e que vale sua atenção.