Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para continuar o tema proposto na semana passada, onde tratei um pouco sobre como são os relacionamentos entre casais japoneses. E desta vez exatamente na semana e no dia dos namorados aqui no Japão, vamos falar um pouco mais sobre esta data conhecida como Valentine’s Day!
O Dia dos Namorados no Japão
No Japão, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, diferente do Brasil que se comemora em 12 de junho. Aqui, tal dia comemorativo é marcado pelo nome Valentine’s Day (Dia de São Valentim) com a tradição de trocar chocolates. Para falar a verdade, o dia dos namorados é comemorado duas vezes ao ano, no Japão. A segunda data é conhecida como White Day (Dia Branco), ocorrendo em 14 de março, um mês depois do Valentine’s Day.
Valentine’s Day
O Valentine’s Day é oriundo dos Estados Unidos e incorporado para a cultura japonesa em 1936, através de uma fábrica de doces japonesa. O diferencial do Japão para outros países que comemoram o dia dos namorados é que por aqui se é comemorado duas vezes. Uma no Valentine’s Day, onde a mulher presenteia o homem com chocolate. E a outra o White Day (14/03), a qual o homem retribui o favor um mês depois, dando chocolates ou cookies.
Se vocês acham que as diferenças param por aqui, estão muito enganados. Diferente dos outros países, no Japão, a entrega do chocolate pode ser também para amigos e familiares, fortalecendo laços saudáveis de amizade e carinho pelo próximo, um gesto altruísta.
Classificações das entregas de chocolates
Assim como não se entrega chocolate somente para o namorado (embora possa ser caso a parceira prefira, vai de cada um), foram impostas categorias que classificam as entregas de chocolates no dia dos namorados Confira aqui os 5 tipos:
- Honmei Choco – Este tipo de presente é entregue para um amor verdadeiro, namorados,
amantesou qualquer pessoa para qual se esteja apaixonada. Se a mulher não estiver comprometida com ninguém e ela mesmo classificar como Honmei Choco, o mesmo servirá como uma declaração. - Giri Choco – Conhecido popularmente como chocolate obrigatório. Sabe aquele seu coleguinha chato, aquele chefe de serviço ou alguém com um status alto perante seu meio de convívio? Pois é, você pode dar algum chocolate bem simples só para não fazer desfeita e mostrar respeito.
- Family Choco – Chocolate dado para familiares são sempre classificados como family choco.
- Tomo Choco – “Tomo” é uma abreviação de “Tomodachi” (amigo), esta classificação é dada para aquelas que querem presentear seus amigos mais próximos e queridos, como um gesto de carinho especial, mas não de namorado.
- Gyaku Choco – É uma classificação que foi adicionada recentemente, onde a mulher e o homem trocam chocolates no Valentine’s Day.
White Day
O White Day é o dia que os homens devem mostrar seu cavalheirismo e retribuir os chocolates ganhos no mês anterior. O presente pode ser tanto chocolate quanto um cookie, aí vai da opção de cada um. A mulher não é obrigada a presentear todos os homens que tem uma finidade, somente ao seu parceiro. Já o caso do homem é um pouco diferente já que todo presente ganho no Valentine’s Day tem de ser retribuído no White Day.
Também existe uma regra no White Day, chamada “Sanbai Gaeshi” (Retorno triplicado). Pode ser completamente estranho isso, mas é uma cultura do Japão onde o homem tem que retribuir o presente, com o triplo do valor presenteado no Valentine’s Day. Deus proteja nossas carteiras.
Enfim pessoal, acabamos aqui mais um texto sobre a cultura japonesa. Espero que tenham gostado. Caso tenham alguma dúvida, deixe aqui nos comentários a baixo.