O namoro no Japão

Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre o a cultura japonesa. Nesta semana abordarei um assunto tanto quanto delicado, conhecido como namoro. Vocês sabem como são e quais as diferenças de um relacionamento japonês para um relacionamento ocidental? Não? Então venham comigo!

Como são os Namoros no Japão?

Como muitos sabem o Japão tem culturas bem diferentes dos demais países. Seu povo tem características mais reservadas e até podemos dizer discretas. É muito perceptível para os de fora ver o relacionamento japonês como algo muito diferente do “habitual”. Claro que não estou rotulando, pois o namoro é bem relativo de casal para casal, mas é muito aparente que eles tem sim uma diferença.

Os relacionamentos amorosos vivenciados pelos japoneses geralmente são bem lentos e reservados. Como sabemos, cada país desenvolve sua própria cultura e desta forma, costumes diferentes. O povo do Japão geralmente acaba começando um relacionamento por um empurrão de um terceiro e não por sua própria força de coragem. O Japonês é um povo muito tímido, que demonstra poucos elogios com os outros, mas o que não quer dizer que são pessoas frias.

O que o torna tão diferente dos namoros de outros países?

Alguns atos muito comuns e até simples entre casais que estamos habituados a ver, passa a ser quase que um tabu no Japão. Principalmente coisas em público, como dar as mãos, um abraço ou até um beijo na bochecha.

Um ponto interessante a se tratar também é que embora os japoneses sejam tímidos, assuntos como sexualidade são tratados de forma bem casual. Em contraponto, Omiai’s continuam sendo muito utilizados nas famílias japonesas, principalmente nas tradicionais, nas mais ricas, ou de donos de grandes empresas.

Omiai pode ser traduzido no português como encontros arranjados para casamento. Era muito popular antigamente para casar filhos de duas famílias ricas e assim aumentarem mais ainda os seus bens.

Os japoneses começam a namorar muito tarde?

Como já havia dito aqui, nunca é bom rotular, já que é um assunto muito relativo, pois as relações vem mudando e se tornando cada vez mais dinâmicas com ao passar dos anos. Na maioria dos casos, eles tendem a começar entre o final do ensino médio e o período da faculdade. Afinal, após esse período, se torna bem difícil de ter uma vida com tempo livre devido a carga excessiva de serviço. Imagem relacionada

Não existe tempo certo ou errado para se começar um relacionamento, afinal o que importa mesmo é se você vai poder estar aproveitando a vida estando ou não ao lado de alguém. Embora podemos dizer que o padrão japonês é um pouco mais tardio que o dos países ocidentais.

O dia dos namorados no Japão

No Japão muitas pessoas se sentem mais encorajadas em declarar o seu amor no dia dos namorados. Aqui a data é comemorada 2 vezes no ano, a primeira em 14 de fevereiro e a segunda em 14 de março.

Para quem vê muitos animes e doramas, ou lê muitos mangás de romance; já deve ter se deparado com a data festiva “Valentine’s Day” que é nada mais e nada menos do que o “Dia dos Namorados“, este é comemorado no dia 14 de fevereiro e as mulheres entregam chocolate aos homens. Assim então, em 14 de março, no White Day, os homens retribuem o favor devolvendo coockies ou até chocolates mesmo.

Enfim pessoal, gostaram do texto? Semana que vem voltaremos ao mesmo assunto, pois será a semana do dia dos namorados aqui no Japão Já que terminei o texto falando desta data comemorativa, por quê não ampliar mais o assunto na próxima matéria, não é mesmo?