Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez trago aqui um texto explicando sobre uma febre japonesa chamada de Karaokê. Já ouviu falar? Não? Então venha comigo!
O que é “Karaokê”?
Muitos conhecem a palavra Karaokê, mas poucos sabem o seu real significado, que originada do Japão, mais tarde acabou sendo usada em todo mundo. Sua palavra se dá na junção de duas outras palavras japonesas, “Kara” (vazio) + “Okesutora” (orquestra).
O Karaokê é muito popular no Japão, onde também é conhecido como “Karaokê Box“, que consiste em salas fechadas com isolamento acústico próprio.
O karaokê se torna um dos locais de diversão e passatempo da maioria dos grupos de amigos e famílias japonesas. O entretenimento consiste em um local fechado — geralmente dentro de salas com isolamento acústico — onde as pessoas podem cantar, comer e beber sem se preocupar com o seu amadorismo ou se irão te criticar por ser desprovido de talento para o canto.
A origem do Karaokê
O Karaokê surgiu nos anos 70, criado por Daisuke Inoue, um cantor famoso da época que cantava em uma cafeteria, onde criou a primeira máquina de karaokê. Esta máquina era nada mais e nada menos que uma caixa eletrônica que tocava músicas , porém só com os áudios dos instrumentos e sem o vocal, para que as pessoas pudessem cantar as músicas que já conheciam.
Mais tarde esta novidade veio a se popularizar e tomar grandes proporções, até que estabelecimentos foram criados para a diversão do povo japonês. Hoje em dia, não é difícil encontrar um local próprio para se desfrutar do karaoke. Basicamente, você paga pela estadia de algumas horas, dentro de uma das salas e pode se divertir como quiser e com as músicas que quiser.
O que faz dele tão popular no Japão?
O japonês é um povo muito mais reservado e tímido, o que não daria muito certo se o karaokê fosse em lugares abertos como no ocidente, onde as pessoas fazem um exibicionismo de seus dons, para impressionar os outros, o que é bem diferente do pensamento japonês. Para eles, um local mais fechado e reservado para se divertir com um grupo pequeno de amigos acaba sendo a melhor opção.
Mas nem só de cantoria vive um estabelecimento de karaokê. Estes locais também servem comida e bebida, como se fosse um serviço de quarto de hotel. Basta pegar o menu e ligar através de um telefone da sala que será direcionada a cozinha do estabelecimento, e assim, seu pedido chegará em questão de minutos. Desta forma, tudo se torna mais atrativo, divertido e aproveitoso.
Estima-se mais de 100 mil salas de karaokê espalhadas por todo o Japão. Seu custo não é tão alto e a maioria deles funcionam 24/7, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Muitos estudantes colegiais e universitários frequentam o karaokê após um dia cansativo de aula ou provas… É. o “SEXTOU!” deles é meio estranho, mas quem sou eu para julgar sua cultura, afinal eu vivo e respiro do mesmo.
Enfim pessoal, eu vou ficando por aqui e espero que tenham gostado deste texto. Para qualquer dúvida, deixe aqui embaixo na barra de comentários para podermos trocar uma ideia.