Halloween: Dicas de filmes, animações e séries com bruxas bem diferentes entre si

dia das bruxas

O que seria de um Dia das Bruxas sem algo com tema delas, as grandes donas da data? Por isso mesmo que esse artigo vai facilitar o trabalho e trazer destacada uma lista com 5 filmes e séries com bruxas para ficar no clima do Halloween.

Mais ainda, as histórias abaixo trazem vários tipos de bruxas. Quer conhecer?

1- Trilogia Rua do Medo (filme)

© Rua do Medo – Pôsteres da trilogia

Rua do Medo são exatamente 3 filmes muito bem feitos, com terror, suspense e uma história super bem construída. Os filmes da Rua do Medo, ou Fear Street, trazem adolescentes fugindo nas noites medonhas daquele jeitinho que a gente gosta.

Cheios de trocadilhos, easter eggs e referências, os filmes são perfeitos para se assistir prestando atenção em cada detalhe ou simplesmente se deixar levar. Além disso, a ideia de serem divididos por três épocas que se interligam é, de alguma forma, genial demais.

Juntamente com toda a trama dos adolescentes está a referência à história de Salem. Ou seja, aquele lugar em que houve histeria e caça às bruxas. Tal qual a história original, a canção que uma das personagens cita no primeiro filme já deixa a dica: Sarah Fier, a bruxa da sequência pode ter tido alguma inspiração em Sarah Good (uma das moças que foram acusadas de bruxaria nessa loucura toda).

© Goosebumps

Outro fato que temos que sinalizar é que os filmes Rua do Medo foram baseados nas obras literárias de Robert Lawrence Stine.

Esse autor também ficou conhecido por ter escrito Goosebumps, uma série de livros do gênero terror. Provavelmente, se você já era nascido nos anos 90, pode se lembrar da série de TV com o mesmo nome. E mais: está prevista uma nova série live action de Goosebumps. Opa, lá vem!

Assista aos filmes da Rua do Medo:

2- O serviço de entregas da Kiki (filme)

© O Serviço de Entregas da Kiki

Produzido pelo Studio Ghibli e com a mão de Hayao Miyazaki, a próxima sugestão traz uma bruxinha muito simpática. Como sempre, as obras do Ghibli são muito deliciosas. Se você nunca assistiu, tem que ver e se já conhece veja novamente.

A animação é curtinha e conta uma história muito fofa que pode ser vista por todo mundo (você, sua irmãzinha, o papagaio, o gato, o avô, etc).

Sendo assim, vamos conhecer mais sobre esse filme: a trama de 1989 (mas que podia muito bem se passar por um filme atual de tão bonito) mostra uma bruxinha que resolve se tornar independente e sair em uma jornada. Isso porque, segundo a tradição, é necessário que bruxas saiam de casa por um ano e aprendam na marra a se virarem sozinhas.

A loucura desse filme, pra mim, é uma adolescente de 13 anos partindo sozinha desse jeito, mas a gente tenta relevar pelo bem da história. Creio até que Kiki tenha inspirado muitas outras obras, como Majo no Tabitabi em que a protagonista também é uma bruxa adolescente que viaja sozinha pelo mundo.

Por outro lado, esse jeito de deixar a personagem Kiki conquistar sua independência é bem bonito. Acompanhamos como as escolhas da bruxinha moldam quem ela será no futuro e não só como o mundo a verá, mas como ela mesma vê tudo.

Enfim, Majo no Takkyūbin (o título original do filme) é divertido, fofo e traz uma personagem adolescente do jeitinho que ela deveria ser. Fora que não podemos ignorar como as comidas ficam bonitas em filmes do Studio Ghibli, nem como os animais ficam fofinhos e muito menos os cenários lindos que ficam ao fundo dos acontecimentos.

O filme desta bruxa iniciante está disponível na Netflix: clique aqui.

3- Abracadabra (filme)

© Abracadabra

Nada mais justo que escolher Hocus Pocus, ou Abracadabra (título em português), para representar o grande clichê sobre bruxas e Halloween.

O filme de fantasia da Disney mostra como três bruxas lidam com a nova realidade após serem despertadas por uma maldição lançada. As moças são caricaturescas, aparentemente de origem perversa e prontas para fazer o público soltar várias gargalhadas.

Sendo assim, é mais fácil assistir e notar a evolução da história dessas bruxas centenárias atrás de juventude e poder do que fazer uma grande análise. Inclusive, com tanto sucesso, o clássico logo terá sequência e é bem provável que chegue pela Disney+ brasileira.

Para assistir agora, acesse o filme das três bruxas na Disney+ aqui.

4- Little Witch Academia (série)

© Little Witch Academia

Mais uma animação fofa e divertida! Dessa vez, vamos ao mundo de bruxas retratado numa série literalmente animada. Diferentemente de Hogwarts, nessa história as jovens bruxinhas devem encontrar a escola pela primeira vez com suas vassouras. Uma vibe bem filhote de passarinho sendo jogado do penhasco.

As aventuras da mocinha principal se mostram bastante agitadas e perigosas desde o começo. Conforme a jornada segue, essa garota apaixonada por magia conhece outras personagens e pouco a pouco mais sobre a história das bruxas (incluindo a figura que a instigou a este caminho). Sem contar que aqui temos uma personagem principal considerada normal e naquele estilo de protagonista destrambelhada, determinada e que precisa se esforçar horrores para conseguir alcançar seus objetivos.

A série dessas bruxinhas tem duas temporadas disponíveis na Netflix. Assista aqui!

5- The Good Witch (série)

© The Good Witch

Agora, conhecemos uma bruxa que foge à imagem de ser cruel, com vestido de preto e chapéu pontudo. A série Good Witch também conta a história de uma bruxa boa como outras mencionadas acima. Uma não, duas bruxas.

A série é mais puxada para a vida cotidiana e tem uma pegada meio A Feiticeira e Sabrina, a Bruxinha Adolescente. Good Witch se passa numa cidade pequena: beeeem mais leve que filmes de terror e bem longe da realidade de histórias sobre mundos em que existem escolas de bruxaria.

Apesar de ter sido cancelada esse ano, a série é gigante. São 7 temporadas com 10 episódios, em média, para se aproveitar. Se quiser assistir essa série de bruxa boa, a Netflix tem até a quinta temporada: aqui .

Bônus: Wicked – O musical

Não tem como fazer uma listinha, nem que seja pequena, com sugestões de tramas com bruxas sem essa aqui!

Como bônus, temos um musical que conta a história de uma personagem icônica de um filme bem conhecido. Estamos falando da Bruxa Malvada do Oeste, aquela que apareceu no filme O Mágico de Oz.

A bruxa de Oz tem nome e um bem bonito: Elphaba. Ela é verde, usa roupas bem típicas do que imaginamos para uma bruxa e manda ver nos poderes. Mas essa história é sobre como ela foi parar lá naquele posto de Bruxa Má. Dá uma certa curiosidade, não?

O musical, inspirado pelo livro Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West, é estonteante e inclusive já foi apresentado aqui no Brasil.

Assista abaixo uma das músicas em português:

 

Textos que você pode gostar: