Shang-chi, novo herói da Marvel, estreou em Setembro deste ano nos cinemas brasileiros e um dos marcos do filme do Shang-chi é ter um cast predominantemente asiático e uma história que destaca o valor dos nossos amigos do outro lado do mundo. Personagens poderosos destacam-se nessa história e uma delas é, Xialing, a poderosa irmã de Shang-chi.
Se você ainda não assistiu Shang-chi, fique tranquilo, você não vai ter nenhum spoiler nesse texto sobre o filme, apenas curtirá mais detalhes de uma personagem que merece seu valor reconhecido.
Xialing, a poderosa irmã de Shang-chi
Conforme já postamos aqui no NSV (caso ainda não tenha conferido, veja aqui) um dos marcos do filme do Shang-chi é um filme com cast predominantemente asiático. Outro ponto notável foi a Marvel aproveitar a história para demonstrar diversos personagens femininos poderosos e um deles é Xialing. (Lembrando aos leitores que estamos no MCU que é diferente das histórias dos quadrinhos. Os personagens tendem a ser diferentes entre os dois universos.)
Irmã de Shang-chi, interpretada por Meng’er Zhang, Xialing é outra personagem que não teve infância fácil. Após o falecimento da mãe, o pai cisma que Shang-chi deve se tornar um guerreiro assassino e a filha … não. Sem carinho e sem atenção, por mais que peça para treinar, seu pai nega. Então ela aprende sozinha.
Quando o irmão foge, promete vir buscá-la e ela fica esperando. Depois de anos ela percebe que o irmão não virá, mas ela não precisa dele. Foge sozinha. Constrói o próprio império, o submundo de lutas e apostas em Xangai. Vive sua vida com força e poder, muitos a respeitam e o irmão toma uma surra quando a encontra no ringue!
O que ela passou
Dentro da história, Xialing não foi usada pelo pai como arma, mas nunca foi treinada ou valorizada como guerreira. Também perdeu a mãe e não recebeu carinho e atenção do pai. Após o falimento da mãe foi a única mulher dentro do império dos Dez Anéis e isso não a fez ganhar direitos, poderes políticos ou influência.
Ela conquistou seu poder treinando muito, sozinha. Ninguém a guiou ou treinamento, ela fez sozinha. Fugiu da fortaleza, criou seu império e tornou-se uma a grande campeã de lutas sem fim. Apesar de ser respeitada por muitos, foi e é ignorada na casa de seu pai.
A raiva pelo seu pai é grande e isso nunca a cegou sobre quem ela é, quão forte ela se tornou e sobre quem ela pode e quer ser.
Na medida certa
Se a Marvel queria acertar a medida de presença feminina numa história, deu um show no filme inteiro de Shang-chi. A Xialing é uma imagem de força e poder construídos por conta própria para encorajar qualquer pessoa! Não somente mulheres! Além disso tem outras personagens ao longo da trama com grande representatividade que fazem desse filme marcante: Katy, a fiel amiga, Ying Li (mãe de Shang-chi) e Ying Nan (sua tia).
Se você ainda não viu o filme, nem precisa ficar atento a isso, a presença das mulheres e sua força é natural nessa história. Se você já viu o filme, sabe do que eu estou falando. A Marvel mostrou que sabe escrever um roteiro enlaçando protagonista e antagonista clássicos a personagens secundários fortes e valorosos, independente de sexo, idade e raça.
Sobre esse filme só nos resta uma questão: em outra luta de irmãos, o quanto Shang-chi apanharia novamente?