Olá leitores do NSV-Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre este país chamado Japão no qual é lotado de curiosidades. Nesta semana trataremos das famosas lojas de 100 ienes espalhadas por todo o país. Você tem conhecimento sobre essas lojas? Não? Então venham comigo!
As Lojas de 100 ienes
Aqui no Japão as lojas de 100 ienes se assemelham as de 1,99 reais do Brasil, embora 100 ienes seja equivalente a um valor entre 3 e 4 reais. Nessas lojas todos os produtos são vendidos por este valor com a adição dos 8% de imposto para cada item, totalizando 108 ienes.
O mais vantajoso e benéfico pro consumidor japonês é que se vende quase tudo (praticamente tudo mesmo). Quando precisamos de algo simples, que esteja num preço acessível e de baixo orçamento, as lojas de 100 ienes acabam se tornando a melhor opção. O custo e benefício dele é tão vantajoso que foi exatamente esse o expoente para a popularidade e o crescimento que as demasiadas franquias cresceram rapidamente.
O que se vende em uma loja de 100 ienes?
Como eu havia citado no tópico acima, vende de tudo (ou quase) o que você pode imaginar. Dentre eles, podemos listar: alimentos, materiais escolares, materiais de cozinha, de limpeza, de lazer, domésticos; ferramentas em geral, produtos para animais, etc…
Se mudou para algum lugar do Japão e sente necessidade de produtos básicos, simples e em um custo acessível? Tá aí a sua resposta. As lojas de 100 ienes sempre salvam de muitos perrengues. Outro dia mesmo eu estava na rua e precisava de uma pilha (bateria de energia), logo passei na loja e peguei um conjunto de 8 por apenas míseros 100 ienes.
Como todos os produtos podem ser vendidos por um preço tão baixo?
É realmente incrível que você possa ter acesso a variados itens em um preço tão baixo. Claro que isso só seria possível caso os produtos fossem produzidos com materiais baratos e sem muito custo nos processos que geraria a produção em massa. Todos os produtos vendidos lá são bem simples e ao contrário do que pode parecer, podem ter grande durabilidade.
A real diferença entre um produto de uma loja de 100 ienes e de um estabelecimento normal é: O produto não pertence a nenhuma marca responsável (ou pelo menos que possa ser apresentada). Suponhamos que precisemos de um copo. Qual é o problema dele ser um produto sem marca, caso ele cumpra as mesmas funções de um com? Nenhum, principalmente se for para uma emergência.
Um outro ponto que poderíamos apontar é que grande parte desses produtos, para não dizer todos, são produzidos na China. Por serem fabricados em território chinês, a mão de obra e a matéria prima barata ajuda muito para o baixo valor do produto.
As franquias mais famosas
Existem duas franquias que são altamente conhecidas no Japão. Dentre as duas, temos a Daiso, a mais famosa no Japão e nos outros países em que a franquia é distribuída. Ao todo podem somar mais de 5.000 estabelecimentos espalhados ao redor do mundo, sendo que a maior parte deles estão concentrados no Japão, claro.
Logo atrás da Daiso, existe a Seria. Um ponto curioso dessa franquia é que ela tenta prezar pela estética do produto, então caso você seja uma pessoa que liga muito para a aparência do material, esta franquia pode ser a melhor escolha. Se formos pensar desta forma, não teria porque não escolher a Seria para as compras de seus produtos, certo? Não. Lembre que ao manter o foco em um certo ponto, pode gerar uma deficiência em outra parte. E essa parte seria a falta de qualidade no produto que já não é grande.
Claro que isso não é exatamente verídico, pois se eles fossem uma franquia com produtos de tão pouca qualidade assim, ela não teria se erguido dentro do mercado competitivo.
Enfim pessoal, ficamos aqui com este texto! Se você gostou ou quer tirar alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo afim de trocarmos uma ideia!