Os formatos de luxo estão se popularizando no mercado editorial brasileiro. As editoras estão cada vez mais apostando nesse tipo de publicação, seja para encurtar obras longas ou para reeditar títulos que já vieram em outros formatos no Brasil. É o caso do mangá que hoje, no Mangás Brasil Indica, iremos apresentar: Vinland Saga.
Vinland Saga é um mangá de Makoto Yukimura, publicado no Brasil pela Editora Panini, contendo 24 volumes em andamento (e reeditado em 12 na edição Deluxe). É uma ótima pedida para uma reflexão sobre a violência, amadurecimento e existencialismo.
A histórica foca em Thorfinn, filho de um dos maiores guerreiros dos vikings que, quando seu pai é morto em batalha pelo líder mercenário Askeladd, ele jura ter sua vingança. Thorfinn se junta a banda de Askeladd para desafiá-lo para um duelo e acaba preso no meio de uma guerra pela coroa da Inglaterra.
Com um peso filosófico majestoso, a trama em contraste com o ambiente demonstra ainda mais a dicotomia que propõe. Em meio a guerras, estupros, e violências, o que de fato te torna um homem? Será que um verdadeiro guerreiro não precisa de uma espada? Questões essas marcadas no começo da série, e que são levantadas de diversas formas durante a trama.
O plot principal é bem arquitetado, o autor esbanja conhecimento e experiência na ambientação, a sensação de inquietude e de insegurança é apresentada a todo o momento na história, o que é um ótimo acerto, dado o período histórico que a mesma se passa.
Os personagens são cativantes e cada um com um peso existencialista tremendo, devido a capacidade construtiva do autor, é uma ótima pedida para os fãs de Vikings, Documentários sobre guerras e seinen.