Em várias histórias seja em animes ou mangás, seriados ou filmes, temos um anti-herói que pode ser o protagonista ou não da história e ele chama a nossa atenção. Se ele não for o protagonista da história, pode chamar até mais atenção que o próprio e nós adoramos isso… por que? Por que amamos anti-heróis?
A lista de anti-heróis pode ser grande dependendo do seu repertório. Vou citar dos mais famosos Hiei, Vegeta, Sesshoumaru, Ikki de Fênix (que existe um grande debate sobre ser mesmo anti-herói, assim como para Sasuke), Lelouch, Light (Raito), Deadpool, Walter White, Dexter e a lista é enorme!
O que esses caras tem em comum?
- Querem ser o melhor? Não, alguns já são os melhores e para outros essa discussão não faz sentido.
- Lutam somente pelos seus motivos? Também não, pois alguns são plenamente egoístas e outros tem motivos maiores ou seguem ordens. Por exemplo, Ikki luta por Athena como todo cavaleiro do Zodíaco.
- São fortes para ca…ramba! Normalmente sim e essa força não precisa ser física, pode ser inteligência também. Ele tem uma capacidade de batalha no mínimo de igual para igual com o herói, na maioria das vezes. Se for o antagonista, claro. Quando o anti-herói é o protagonista, como Alucard, não tem como discutir.
- Tem uma forte convicção? Sim! Isso todos eles tem. Convicção de suas ideias, pensar que sua forma de fazer as coisas é melhor e não costumam discutir, eles fazem!
Não importa se o anti-herói é subordinado, atua em grupo ou sozinho. Ele faz tudo o que pode a sua maneira e não se importa com o que vão achar, pois ele tem certeza que fazer o que for necessário para vencer o próximo nível / o próximo inimigo / alcançar aquilo que quer.
E por que ele não é um herói?
Porque ele não age como um herói, no entendimento comum do que é ser um herói. Alguns pensam que os fins justificam os meios, outros não se importam com a vida de ninguém apesar de matarem somente sob ordens, outros pensam que devem fazer as coisas sozinho, alguns pensam que não precisam estar sempre juntos aos outros, etc.
Eles se opõem ao que seria comum ser um herói. Por isso às vezes o termo anti-herói é associado ao antissociais, lobos solitários e antipáticos. Entretanto o que define o anti-herói é ele não agir conforme as expectativas que temos de um.
Entretanto não é porque ele não age como um herói que ele não é um. Em algumas histórias o herói é um anti-herói, em outras ele era um vilão que mudou de lado e decidiu lutar pelo mesmo objetivo do herói. Ou seja, ele continua com o comportamento de vilão e tem o mesmo objetivo do herói. A variedade é grande e podemos achar várias diferenças entre eles que também vão variar conforme a história.
Por que amamos anti-heróis?
Apesar de cada um ter um motivo para amar um anti-herói, por ele não seguir as regras / o protocolo / o padrão esperado, ele conquista a nossa atenção. O anti-herói pode ser absurdamente forte, ter um planejamento estratégico que quebra toda a defesa inimiga dele, ser aquele que precisa se esforçar muito para chegar no nível do protagonista, entre outros e quando ele chega no confronto é o diferencial!
Ele nos surpreende porque não sabemos o que esperar, mesmo conhecendo suas habilidades. Quando ele aparece na batalha pensamos agora já era, eita! agora ficou sério!, às vezes um wooow!!!. Isso quando não pensamos já tava no hora, finalmente, ‘tá atrasado. Ou quando ele não aparece que ficamos pensando Quando que esse maluco vai chegar, hein?.
Os anti-heróis nos surpreendem, causam expectativa e na maior parte das vezes, devido a seus diferenciais, os admiramos. Pode ser por ser incrivelmente dedicado a se tornar mais forte, por conseguir destruir a estratégia do inimigo antes da batalha começar ou por demonstrar um poder absoluto, nós os admiramos. Por isso os amamos.
Será que por isso podemos concluir por que amamos anti-heróis?
Nem toda história tem um anti-herói, mas quando esse elemento é presente na trama, parece que temos um gostinho a mais. Especialmente porque o anti-herói pode até mesmo agir errado, pode ser que a gente discorde do que ele está fazendo, mas com isso reconhecemos que ele age como ele é, como se fosse humano (apesar de não necessariamente ser um rs).
Será que o motivo de por que amamos anti-heróis é porque vemos essa certa humanidade de ele ser quem ele é, sem agir conforme o que esperam (ou que nós esperamos) dele?