Com saudades dos jogos olímpicos? Eu também, caro leitor. E fui matar a saudade em jogos sobre Olimpíadas. Mas o que é um fim se não um novo começo? E se ao invés de lamentarmos o fim das olimpíadas, fizéssemos um esquenta para as Paraolimpíadas que estão prestes a começar? E que tal fazer isso com o game oficial dos jogos The Pegasus Dream Tour?
The Pegasus Dream Tour
Isso mesmo, meus amigos. Existe um game oficial dos jogos Paraolímpicos! The Pegasus Dream Tour é o primeiro trabalho de Hajime Tabata, Diretor de Final Fantasy XV, após sua saída da Square Enix, e criação de seu próprio estúdio, a JP Games.
O que é?
The Pegasus Dream Tour é um MMORPG mobile, gratuito e disponível para Android e IOS. Neste jogo, você encarnará um atleta paraolímpico competindo em diversas modalidades ao lado de outros atletas paraolímpicos reais. O game foi desenvolvido e lançado especialmente para promover os Jogos Paraolímpicos de Tokyo. Em 2019, o presidente do comitê Paraolímpico internacional, Andrew Parsons, afirmou que gostaria de explorar formas alternativas de atrair o público jovem para acompanhar os jogos.
Mas chega de introduções, vamos ao que interessa. Ao chegar na fictícia cidade de Pegasus, você será recebido por Doraemon (que aqui é o prefeito) e ele te instruirá a criar seu Mine, seu avatar. Com base em uma foto e escolhas entre cabelos, tons de pele, olho, etc., seu avatar 3D estará pronto. Estamos em um jogo das Paraolimpíadas, então é claro que pessoas com deficiências terão a oportunidade de equiparem seus Mine com próteses para braços, pernas, cadeira de rodas, etc. Também é possível escolher o país que irá representar, sua voz e um bordão. Infelizmente, apesar do jogo conter todos os países, as opções de idiomas se limitam a seis, e se você não fala inglês, espanhol, japonês, francês e alemão, talvez não consiga jogá-lo.
Jogue para ganhar
Como em qualquer esporte, a prática te levará a novos níveis, e aqui não é diferente. A cada treino ou prática você receberá XP, melhorando a performance de seu Mine. Também é possível montar planos de malhação para finalidades diferentes, como dieta, imagem, parte superior, parte inferior. Contando com vários esportes, o jogo é excelente, tanto para fãs quanto para aqueles que não conhecem as modalidades paraolímpicas, já que de maneira geral, a gameplay é simples e intuitiva. Como cada prova é rápida, o game não se torna tedioso e é fácil perder algumas horinhas nessa cidade, mesmo que fora das gameplays, no hall há muito a se fazer, de falar com npcs que poderão lhe ajudar, a achar estratégias, ou comprar itens para upar seu Mine. Ah, e Kumamon, mascote do distrito de Kuramoto, é outro mascote conhecido que dá as caras por aqui, ele é um fotógrafo!
Conheça paratletas
Além de competir em cada modalidade, você poderá conhecer alguns grandes astros de algumas modalidades, como Holly Robinson, lançadora de dardo da Nova Zelândia, a japonesa Manami Tanaka do tênis em cadeira de rodas, Patrick Anderson, o jogador canadense de basquete em cadeira de rodas, Scout Bassett para atleta estadunidense, o patinador artístico japonês Yuzuru Hanyu, o jogador de futebol argentino Silvio Velo, popularmente conhecido como “Maradona Cego”, entre outros. Uma forma diferente de apresentar estes atletas ao público que não está familiarizado com eles, mas ao mesmo tempo são referências que o fãs pegarão imediatamente.
Mais do que jogos
Outra iniciativa legal do jogo são os shows virtuais de artistas reais, como vimos recentemente em Fortnite, na comemoração dos 25 anos de Pokémon, etc. Os shows em Pegasus City começaram com o The Gegegay Dream Tour, que aconteceu dia primeiro de agosto. Mas não se preocupe, teremos mais shows! Virtual Dreams Comes True no dia 5/9, Pikotaro no dia 22/8 e J soul Brothers III do grupo Exile Tribe no dia 19/9. Para mais informações sobre os shows, acesse o site oficial do game.
O Veredito
The Dream Pegasus Tour é um jogo bom para matar o tempo, seu maior diferencial certamente é sua premissa de inclusão e incentivo ao público para acompanhar as paraolimpíadas. É excelente ter um jogo com representatividade real de PcDS. Adorei ideia de apresentar atletas reais dentro do jogo, pois acabei me familiarizando com esportes que nem me lembrava desde as últimas paraolimpíadas. O game seria mais acessível se mais idiomas estivessem disponíveis, mas caso você fale um dos idiomas oferecidos por ele, recomendo que baixe o jogo. Não é uma gemaplay hardcore, mas casualmente vai te entreter e sem dúvidas te deixará ansioso pelas Paraolimpíadas, que começarão dia 24 deste mês.