Doki Doki Literature Club Plus e sua mensagem

Doki Doki Literature Club Plus e sua mensagem

Recentemente foi lançado uma expansão do jogo, Doki Doki Literature Club, com o mesmo nome, mas adicionando a palavra “plus”, trazendo uma história antes dos acontecimentos no original, conhecendo melhor as personagens e de como o clube foi criado.

OBS: Essa coluna terá spoiler, tanto do jogo original quanto da expansão!

Antes de tudo… Game

O jogo, Doki Doki Literature Club Plus, traz uma expansão da história, como havia dito antes, logo não tem novidades no jogo original, onde Monika é a “vilã”, fazendo o jogador levar vários sustos. Ou seja, para quem foi no intuito de jogar o mesmo jogo com novas mecânicas, pode esquecer!

No entanto, a história adicionada vale muito a pena ver com toda atenção, já que vemos desde o início de tudo, literalmente, assim como cada uma das personagens foi se desenvolvendo individualmente e em grupo também, sendo lindo ver a mensagem que cada situação deixa para nós.

Onde tudo começou

HUG

A primeira personagem que temos contato é a Sayori, uma garota bem animada e alegre, querendo o melhor para os seus amigos, o problema é que ela sofre de depressão, logo no primeiro capítulo, intitulado de “Confiança”, vemos o começo do clube entre Monika e Sayori. Havendo um foco sobre os pensamentos da Sayori, assim como a personalidade de Monika, uma pessoa responsável e que busca também o melhor para os outros, mas também pensa sobre o seu ponto de vista em que muitas vezes não é o ideal. Acompanhando de uma cena linda de ambas entenderem um pouco o lado uma da outra e podendo confiar uma na outra.

Seguindo então para o segundo capítulo “Compressão”, onde conhecemos Yuri, a terceira integrante do grupo, com uma personalidade mais tímida, focando apenas no seu hobbie, chegando no clube querendo compartilhar seus gostos e apenas a Sayori tenta entender, já que Monika prefere se manter na sua zona de conforto, então vemos como a relação de Yuri e Sayori se desenvolve, já que uma é a oposta da outra, em que as duas conseguem entender como cada tem sua forma de se socializar ou se comunicar melhor ou não é necessário ter tudo isso, mas respeitar o limite da outra.

Seguindo então para a nossa última integrante, com a palavra “Confiança” entre Natsuki e Monika, em que Monika se mostra ignorante ao entender o lado de Natsuki, que queria ser aceita como é. Após Monika demonstrar desinteresse e ignorância em mangás, a forma de leitura preferida de Natsuki, foi um ponto para que ambas começassem a ter um consentimento sobre o que cada uma sente, Monika por exemplo viu Natsuki sofrer bullying das “amigas”, pensando como ela não estava muito longe de ser comparado igual,  já Natsuki era ignorante demais com si mesma, tendo uma comunicação difícil para se expressar com os outros. Logo ambas conversam e veem que muitas vezes entender o outro lado é um ponto importante para uma boa relação.

Seguindo para o final

Doki Doki Literature Club Plus e sua mensagem

Chegando nos últimos capítulos, Sayori e Natsuki protagonizam o “Equilíbrio”, já que Natsuki acabou de entrar o clube, Sayori também foi buscar pela amizade próxima, mas vemos que com Natsuki também diferente de se relacionar, não como Yuri, mas não tão rápida como Sayori, tendo uma conversa emocionante sobre respeitar o espaço e tempo de cada uma, tendo seu jeito único de como se confessar e manter o equilíbrio social.

Seguindo para “Reflexão”, onde Natsuki e Yuri tem suas famosas brigas e vemos que Yuri é quem sente o impacto, pedindo para Monika, uma das responsáveis indiretamente da discussão, para que possa lhe ajudar em uma carta, falando de como é seus sentimentos e cada vez mais repensando sobre suas atitudes. Tendo um momento de reflexão e de entendimento entre Monika e Yuri.

I LOVE TEA

Por fim, “Amor Próprio” protagoniza Yuri e Natsuki, mostrando como Natsuki carrega a dor de não ser entendida e ser tratada de forma diferente dos outros por seus gostos, tendo uma conversa muito emocionante com Yuri, desabafando sobre seus amigos, familiares e seus problemas; tendo um ódio de si mesma por ser daquele jeito. E tem uma das cenas mais emocionantes também, em que Yuri consola Natsuki após perceber que suas amizades tóxicas não a faziam bem. Reforçando como as duas, que mesmo não concordando no início sobre seu posicionamento no clube, podem virar grandes amigas, além de uma apoiar pelo o que você é.

Finalizando de verdade, “Iguais” podemos ver como o Clube de Literatura foi criado e também sua harmonia entre os membros, sendo uma história maravilhosa para mostrar que o clube levantou questões importantes, como consentimento, amor próprio, amizade, sinceridade etc. Em que as quatro são iguais, mesmo tendo gostos, posicionamentos e personalidades diferentes.

Conclusão

Doki Doki Literature Club Plus e sua mensagem

Ao todo, essa história paralela foi uma experiência maravilhosa de se acompanhar, resumi o máximo possível para o que cada capítulo ou palavra quis trazer para nós, assim como o meu ponto de vista sobre. A Monika foi uma das menos citadas nesse texto, mas ela foi uma personagem importante também, ainda mais individualmente, vemos como ela é responsável e perfeccionista. No entanto, é insegura e sempre tenta ficar na sua zona de conforto, ao passar das histórias vemos como ela era desenvolvida, só que suas conversas isoladas era onde brilhava sua reflexão.

Exaltando aqui os capítulos “Confiança” que foi emocionante ver a Sayori e a Monika se desenvolverem, ainda mais quando a Sayori confessa para Monika que sofre de depressão e temos um consolo com um abraço, mostrando que não é apenas uma amizade, mas sim, uma pessoa que você sempre possa confiar.

A o “Amor Próprio” em que a Natsuki é muito bem desenvolvida, sendo um ponto comum, até mesmo na vida real sobre ser “diferente”, junto com Yuri que mesmo tendo outros capítulos, foi onde vi humanidade nela, em que ela deixou aquele lado mais defensivo e abriu para a Natsuki pessoalmente.