Se tem uma figura do mundo dos Games que dispensa apresentações é Sonic. Quem nunca ouviu falar de Sonic The Hedgehog (ou como ele também é conhecido por nós, Sonic, o Ouriço)? Azul, carismático, e claro, rápido, são apenas algumas das características mais icônicas desse enorme personagem vindo do mundo dos jogos. Todos sabemos do Sonic e de sua importância, desde os seus primeiros anos de vida, de como seus jogos influenciaram o mercado de jogos, e até mesmo a enorme concorrência entre Sonic e Mario, os dois mascotes respectivos da SEGA e da Nintendo, que tal rivalidade era realmente muito presente nos anos 90. Claro, todos nós sabemos que essa rivalidade é coisa do passado, e que passado não? Sonic não só virou o personagem ícone de uma enorme franquia de sucesso como até mesmo se tornou um dos, senão o principal mascote da SEGA. Adorado por todas as idades, é difícil que pelo menos algum jogo estrelado por Sonic e sua turma não tenham te marcado, ou até mesmo feito parte da sua infância, já que não só ele sempre esteve presente no mundo dos games, como não apresenta sinais de parar, já que não só está programado para esse ano uma remasterização de Sonic Colors, intitulado Sonic Colors Ultimate, como também um jogo inteiramente novo para o ano que vem, sem contar com outros projetos envolvendo o personagem e seu universo, como a animação Sonic Prime, as HQs do personagem que sempre fizeram sucesso, além de outros projetos comemorativos.
Sim, comemorativos, já que, caso você não saiba, esse ano Sonic faz 30 anos de existência, marcado por vários jogos, sucesso, e carisma. E então, para comemorar esses 30 anos, eu gostaria de trazer aqui 5 jogos que marcaram a franquia, e o personagem, Sonic The Hedgehog!
Mas antes de começarmos, já vou dar um aviso importante! Sonic e seus amigos estrelaram e tiveram MUITOS jogos, e muitos deles bem importantes e marcantes para a história do personagem, ou seja, esses são somente alguns dos jogos marcantes, não necessariamente “Os unicos” jogos marcantes, ou seja, há muitos mais jogos tão importantes e marcantes quanto que também merecem estar nesta lista.
E porque eu não falarei de todos aqui? Bem, porque, como afirmado anteriormente, são muitos jogos, e muitos deles marcantes, ou seja, seria praticamente inviável fazer uma lista com todos esses jogos, mas não se preocupe, já que nada impede de nós comentarmos sobre mais jogos de Sonic no futuro!
Bom, no mais é isso, agora com o aviso dado, pegue alguns anéis, e se possível, Esmeraldas do Chaos, já que agora vamos a uma rápida, porém especial corrida listando 5 jogos que marcaram a franquia e o personagem de Sonic The Hedgehog!
Sonic The Hedgehog
Bem, para começarmos com o pé direito, seria literalmente impossível não falarmos do primeiro jogo, intitulado apenas Sonic The Hedgehog.
O primeiro título de Sonic foi um enorme marco para não só para a Sega, como para história dos games como um todo, já que o primeiro jogo foi um dos títulos que tornou a rivalidade entre a Sega e a Nintendo uma das histórias de concorrência mais icônicas no mundo dos jogos. Mas deixando a concorrência de lado, Sonic The Hedgehog era um jogo bem especial, ainda mais para a época, com um visual belíssimo, uma ótima trilha sonora, e uma jogabilidade que, por mais que simples, era bem divertida, inovadora para a época, e também tinha ênfase na velocidade do personagem, característica essa que, assim como várias outras que surgiram neste jogo, estão presentes até hoje na franquia.
Outro detalhe que também foi muito bem recebido na época foi o próprio personagem de Sonic, sendo um ouriço descolado e cheio de carisma, detalhe esse que agradou muitas das crianças que queriam personagens com mais atitude na época.
O primeiro jogo da série, por mais que para os padrões de hoje seja sim um pouco simples, ainda sim foi um marco para a época, e que merece ser lembrado até hoje.
Sonic Adventure
Agora, outro jogo que, além de ter sido marcante, foi um divisor de águas para a franquia foi Sonic Adventure.
Sonic Adventure foi o primeiro jogo de Sonic lançado para o Dreamcast, e ele foi bem diferente de tudo que era visto na série até então. Por mais que Sonic Adventure não tenha sido literalmente a primeira vez que vimos o Sonic em 3D, com certeza foi a primeira vez que foi visto um “novo” Sonic.
Neste título, para se adequar a nova jogabilidade e estilo, Sonic aparece com um novo visual, se desvinculando um pouco de sua antiga aparência para uma que evoca ainda mais o estilo e a atitude do personagem, e falando em atitude, não só no visual que o personagem se mostrava cheio dela, já que diferente dos outros jogos, o personagem fala e conversa muito mais frequentemente, seja conversando amigavelmente com seus amigos, ou zoando o Dr.Eggman, que oficialmente é chamado assim pela primeira vez, já que na época, ele era conhecido assim somente no Japão, sendo seu nome redor do mundo antes deste título Robotinik.
Outro detalhe bem importante deste jogo é a sua história, sendo a trama aqui bem mais envolvente, detalhada, e séria, possuindo como foco Tikal, sendo ela e sua tribo ancestrais de Knuckles, que assim como ele, tinham como dever proteger a Master Emerald, e também Chaos, principal antagonista do jogo que tem uma relação com esse passado e a esmeralda.
Além disso, mas não menos importante, a jogabilidade de Sonic Adventure era totalmente nova, já que não só as missões e fases aconteciam em ambientes totalmente 3D, como cada personagem tinha uma jogabilidade única e diferente. Por fim, também é importante mencionar que personagens icônicos também surgiram aqui, como o robô de Dr.Eggman, E-102 Gamma, e Big The Cat (junto de seu amigo Froggy).
Sonic Adventure foi o primeiro jogo que mostrou a nova direção que os títulos de Sonic seguiram daí pra frente, com um sua jogabilidade 3D, foco bem maior nos personagens, e mais ainda nas narrativas e histórias por trás dos eventos dos jogos, sendo essas características que também marcaram e se mostram presentes os jogos mais recentes do personagem.
Sonic Colors
E falando em títulos recentes, vamos a um que veio anos depois, e que vai voltar agora em uma remasterização, Sonic Colors!
Sonic Colors conta a história de Sonic e Tails, que após descobrirem os planos de Dr.Eggman em escravizar pequenos aliens chamados Wisps, parte para ajudá-los e impedir o vilão como sempre.
Os maiores destaques de Sonic Colors estão principalmente em relação a sua jogabilidade e o seu visual! Sonic Colors é um jogo belíssimo, com fases com fazes bem únicas, temas criativos, e ótimas cores! Já em relação a jogabilidade, ela também é muito boa, já que, assim como alguns dos outros jogos de Sonic desta época, o foco é concluir as fases rápido, correndo por ela derrotando os inimigos e utilizando o Boost para acelerar! E claro, neste jogo não podemos esquecer dos Wisps, que aqui ajudam o Sonic fornecendo-o diversos poderes diferentes por tempo limitado, sendo os Wisps e sua mecânica uma que se tornou frequente na franquia, já que essa não foi a última vez que vimos (e provavelmente veremos) eles em outros jogos!
Por fim, uma curiosidade interessante é que esse jogo foi um dos primeiros em que Roger Craig Smith assumiu a voz de Sonic (junto de Sonic Free Riders, que foi lançado no mesmo mês), sendo ele a voz recorrente do personagem nos jogos e outros projetos atuais, e também umas das vozes favoritas dos fãs do personagem!
Sonic Generations
Agora, um dos títulos que não só é comemorativo, como também muito especial, Sonic Generations!
Sonic Generations foi o jogo lançado em comemoração aos 20 anos de Sonic The Hedgehog! (Sim, esse jogo já vai fazer 10 anos), e traz consigo uma aventura que acontece na celebração do aniversário do ouriço, sendo que durante a festa feira por seus amigos, uma misteriosa figura os sequestram, e para salvar seus amigos, Sonic, junto de sua versão do passado (que recebe o nome de Classic Sonic, ou “Sonic Clássico”) devem passar por diversos lugares que já passaram antes, e enfrentar vários inimigos que já derrotaram, para também desvendarem o mistério desta poderosa figura que tem poderes relacionados ao tempo.
Sonic Generations é considerado por muitos um dos melhores jogos do ouriço, sendo esse título uma verdadeira celebração de Sonic até então, tentando trazer um bom compilado do melhor e mais marcantes de toda a franquia, e fazendo isso de forma muito bem feita.
Vale notar aqui também o retorno de Sonic Clássico, não só sendo bem interessante e divertido o encontro dos dois heróis juntos, como também a volta dele em cenários 2.5D, mantendo sua jogabilidade, mas com um visual atualizado.
Sonic Mania
Por fim, não podemos deixar de mencionar um dos melhores e mais interessantes títulos da franquia, Sonic Mania.
Um detalhe que eu adoro em Sonic Mania é sobre sua produção, já que boa parte dos desenvolvedores por trás do título não só são grandes fãs do ouriço, como também já trabalharam em Fan Games de Sonic, sendo a comunidade por trás dos títulos feitos por fãs tão grande e tão apaixonada pelo personagem que foi até fundada um evento independente chamado SAGE (Sonic Amateur Game Expo), onde os fãs mostram o desenvolvimento de Fan Games e também outros projetos relacionados.
Ou seja, sendo os responsáveis pelo jogo verdadeiros amantes do herói, foi inevitável que o título, além de ter sido muito bom, também foi uma verdadeira carta de amor a Sonic, principalmente a sua era clássica.
Sonic Mania é muito bom e por vários motivos, pela sua trilha sonora, pelo seu maravilhoso visual, pela fases que foram retrabalhadas e também pelas fases novas, pelas altas doses de referências e homenagens, se você nunca jogou Sonic Mania antes, mesmo não sendo um grande fã do ouriço, eu altamente recomendo que você jogue e conheça o título, sendo esse um jogo que não só foi bem importante para a franquia Sonic, como para os fãs, que amam e continuam amando seus jogos até hoje.
Bem, essa foi a lista! Como afirmei anteriormente, ainda há muitos jogos que merecem ser falados aqui, não só porque também são tão importantes quanto, como também porque marcaram os fãs e são os favoritos de muita gente (até mesmo o meu jogo favorito de Sonic acabou não parando na lista!), mas como afirmei anteriormente, nada impede de comentarmos sobre esses outros jogos no futuro! E você? Conhecia esses jogos? Já jogou eles? O seu favorito está na lista? E se não, qual o seu favorito? Ou qual você acredita que também deveria entrar na lista?
Muito obrigado por ter lido até aqui! E para Sonic The Hedgehog, um feliz aniversário de 30 anos! E que venham muitos outros, cheios de estilo, diversão, e velocidade!