Metroid é um clássico, lançado em 1986 para o Famicon (NES). Este jogo foi tão impactante que ao lado de outra grande franquia, ajudou a nomear um gênero inteiro, o MetroidVania. E como grande fã de Metroidvania, como pude não jogar o primeiro metroid antes?
O Que é?
Se você nunca ouviu falar sobre Metroid, por onde você andou caro leitor? É um game de ação / plataforma, um side-scroller. Aqui você encarna uma caçadora galáctica de recompensas Samus Aran. Que foi enviada ao planeta Zebes para eliminar os Metroids, a espécie titular de água-viva alienígena que absorve energia e que está sendo criada por um grupo de ladinos interestelares, os Piratas Espaciais. Mas não será fácil, pois as cavernas subterrâneas de Zebes formam labirintos que serão um desafio a parte.
Se a Vida te der limões…
Se nos Metroidvanias atuais temos mapas e dicas para nos orientarmos em um primeiro momento, imagine minha surpresa ao notar que estava sozinha neste mapa e sem nenhuma ajudinha no começo do game. Começamos a jogar com Samus tendo apenas 3 habilidades simples: Pular, correr e atirar com seu canhão portátil, sendo estes tiros a curta distância. Com o tempo você consegue seus updades como pulos mais altos e tiros melhores. Há uma grande diversidade de updates disponíveis, e que não serão úteis apenas para as batalhas, mas também serão necessárias para descobrir os mistérios subterrâneos de Zebe.
Vá, e volte, e vá de novo
Se você não está acostumado com os Metroidvanias , talvez não compreenda como updates podem te ajudar de maneira geral, eles não apenas melhoram suas skills de batalha, mas desbloqueiam áreas. Estes games consistem side scroallers e plataformas em labirintos. E como isso afeta sua jogabilidade? Bom, totalmente porque o game não fornece uma experiência linear (na história sim, na gameplay não) é preciso voltar em áreas para descobrir segredos, talvez no fim da gameplay você desbloqueie algo que lhe dê acesso a um item escondido no início do jogo, etc. Isso irá aflorar seu senso de exploração e aumenta o fator replay do jogo, afinal, quais são as chances de descobrir tudo em sua primeira jogatina?
Batalha…contra o controle
Mas sendo o primeiro jogo deste tipo desenvolvido pela Nintendo, há detalhes que deixam a desejar. O próprio level design tem salas muito semelhantes, e sem qualquer tipo de mapa para lhe auxiliar, é bem provável que você fique perdido e frustrado por não ter ideia de onde está ou onde precisa ir. Mas com um pouco de paciência é possível se divertir muito enquanto explora todas as 5 áreas de Zebes.
O Veredito
O jogo não deixa a desejar no quesito desafio, e os controles dos anos 80 também não ajudam muito. Com chefes desafiadores, o game te faz quebrar a cabeça bastante com certos desafios, e confesso que subestimei sua dificuldade. Mas apesar das dificuldades, me divertir (e fritei a cabeça) demais, foi ótimo jogar uma das origens de meus gêneros favoritos.