Novidade na área! Diretamente da desenvolvedora Free Lives e a distribuidora Devolver Digital, Terra Nil é um jogo de estratégia e puzzle. Seu objetivo é restaurar terrenos pós-apocalípticos e cobrir a paisagem de vegetação.
Como fazer isso? Precisamos limpar o solo, re-estabelecer os cursos naturais de água, estabilizar o clima, desenvolver diferentes ecossistemas e nutrir a biodiversidade.
Além do aspecto reflexivo e ecológico, o game é um verdadeiro e relaxante quebra-cabeça. É uma boa pedida para quem quer distração e um pouco de calmaria, com uma trilha instrumental agradável e sons naturais aconchegantes. Não que você não vá se irritar com espaços teimosos que não foram alcançados por seus esforços. Mas o jogo não te pede para correr, muito pelo contrário.
Terra Nil será lançado ainda esse ano, mas nós jogamos a Demo para compartilhar essa experiência para vocês. Vamos com algumas dicas e observações?
Terra Nil: primeiros passos
O primeiro passo é implementar turbinas eólicas para iniciar o projeto de restauração. Elas captarão a energia necessária para os processos de limpeza das áreas. Além disso, as turbinas são construídas sobre rochas.
O próximo passo é adicionar as “Toxin Scrubbers” (Purificadoras de Toxina), responsáveis por uma espécie de detox em sua área de alcance. Assim, o solo é readequado para receber vegetação. Elas devem ser colocadas o mais distante possível das turbinas eólicas, aumentando o alcance da restauração.
Finalmente, as áreas verdes começam a surgir ao acrescentar irrigadores dentro da área desintoxicada. Nesse meio tempo, fique atento pois todos os aparatos e construções possuem alcance de determinado número de quadrantes- e é justamente aí que o puzzle está.
Porém, atenção: cada construção tem seu custo. Uma folha verde indica a “moeda” do jogo. Cada construção gasta, mas cada restauração nos garante mais pontos. Ou seja, a ideia é estabelecer um ciclo de restauração. Se você ficar sem fundos, não há o que fazer a não ser reiniciar sua tentativa de resolver o cenário. O jogo também te permite voltar uma ação (o que pode ser uma saída ao ficar sem fundos), caso você cometa uma escolha acidental ou algum passo não tenha fornecido o efeito desejado.
O verde não pode parar
E sem o azul não há verde. Aos poucos surgem novos aparatos para auxiliar na reconstrução das áreas destruídas e logo em seguida temos acesso a Bombas de Água, responsáveis pela restauração de rios. Os rios automaticamente restauram os quadrantes correspondentes a suas margens. Lembrete: tudo deve ser adicionado dentro do alcance das turbinas eólicas.
Entretanto, os Calcificadores não precisam estar no alcance das turbinas. Só precisam ser adicionados na margem dos rios. Seu resultado é desenvolver rochas, permitindo a adição de mais turbinas eólicas onde antes não seria possível. Assim contribui para o aumento da nossa área verde.
Além disso, nas construções de Classe I (os trabalhos primordiais de restauração e preparação) temos o “Excavator“. Esse aparato cria novos leitos de rio, porém intoxica as áreas adjacentes. Use com moderação!
Biodiversidade em Terra Nil
Como bem sabemos, a vegetação não é composta por um único tipo de ecossistema – e Terra Nil se dedica em deixar isso claro. Após as restaurações iniciais, é preciso cultivar a biodiversidade com as construções de Classe II – e é preciso alcançar a cobertura ideal de cada bioma.
- Hydroponium – Gera um pantanal. Deve ser construído sobre um irrigador, mas apenas aqueles que estejam próximos a cursos de água.
- Beehive (Colméia) – Gera polinização em áreas verdes, desenvolvendo flores de fynbo. Só pode ser construído em árvores, especificamente pinheiros.
- Arboretum – Usa cinzas ricas em nutrientes para criar florestas. Só pode ser construído sobre uma construção queimada. E como a gente consegue isso? Sim, colocando fogo em uma seção do nosso mapa. Um fogo controlado, usando um Dessicator.
Usar um Dessicator para começar um incêndio controlado tem alguns pré-requisitos.
- A princípio: construir um Solar Amplifyer, que fortalece a luz solar em uma área. Isso torna um espaço propício para o início de incêndios;
- Ter estabelecido um bioma de flores de fynbo.
Além dos citados desenvolvedores de biomas, a Classe II traz também a possibilidade de construir um Research Centre (Centro de Pesquisa), que diminui o custo e o dano de algumas construções.
Regulando o clima e a Reciclagem
Com a diversidade reinando, é a hora de reciclar. A Classe III de construções são focadas no gerenciamento e resgate de recursos, reciclagem de materiais, construções anteriores e prédios queimados. Assim, ficará apenas a terra reconstruída, sem as bugigangas que permitiram seu resgate. Nesse ponto do jogo é possível observar o reaparecimento da fauna em seus devidos biomas.
Também há uma seção especial para o gerenciamento do clima. Afinal, um dos grandes objetivos em Terra Nil é estabilizar a temperatura e umidade em níveis adequados. Estabilizando o clima, a terra consegue retomar os ciclos de chuva – e assim, naturalmente consegue restaurar áreas.
A ideia é a de retirar todos os indícios de interferência humana e deixar o ambiente agir por si só, livre como deve ser. Não pode ficar nenhum edifício, devemos dar um jeito de limpar TUDO. É uma parte bem interessante do puzzle do jogo e pode ser particularmente difícil se você estiver com poucos recursos. Fica a dica: você precisa estabilizar o clima antes de reciclar. Eu tive que reiniciar o mapa por ter deixado o clima por último, fiquei sem grana!
Apenas o começo
Por fim: Ao terminar a demonstração, Terra Nil nos apresenta a realidade – aquela era só uma porção da terra, totalmente devastada. É preciso re-estabelecer todos os outros continentes para, de fato, resgatarmos o planeta. A missão continua!
Quem aí ficou com vontade de jogar?