Toda época é o momento perfeito para começar a bolar cosplans – como são chamados os planos de cosplay. Mas você sabe todos os termos da área? Venha conhecer o significado das palavras Genderbend e Crossplay nesse texto.
Na imagem acima temos @tefyyxd de Zenitsu e @kamijupite de Mista para representar esses dois tipos de cosplay.
Se você já foi a algum evento otaku ou geek, se curte procurar sobre animes nas redes sociais ou até mesmo no Google, você já deve ter visto um desses exemplos de cosplay. Mas o que são?
O que é Genderbend?
É quando um cosplayer troca o gênero de um personagem. Essa expressão pode ser traduzida literalmente como Troca de Gênero.
No genderbend, normalmente são ressaltados pontos diferentes dos que são originais do personagem, seja com traços mais femininos ou masculinos, seja abordando o mesmo estilo de outra forma.
Sabe quando você vê um Arlequino? Ou uma Aladina? (É, eu criei esses nomes mesmo) São formas de genderbend. Isso é comum em desenhos, em fanfics e é claro que seria comum no cosplay também. Se você gosta do personagem e fica com vontade de trocar o gênero que ele é retratado, voilá!
A pessoa que o fizer pode trocar suas roupas, seu estilo de cabelo, definir tudo sobre como imagina a outra versão do seu personagem. E isso é sensacional! Eu mesma morro de vontade de fazer uma versão masculina da Jasmine.
(Enquanto eu pesquisava por mais informações sobre Genderbend, encontrei sites que denominaram o estilo como Genderswapping ou Rule 63 – um ditado sobre todo personagem ter seu representante no sexo oposto)
E quanto ao Crossplay?
Essa expressão se dá quando você faz um personagem de um gênero em que você mesmo não se identifica. Por exemplo, se eu me identifico como mulher e desejo fazer um cosplay de algum dos caras de Jojo sem torná-lo mulher, assim eu estaria fazendo crossplay.
O termo crossplay é uma junção de duas palavras: crossdress e cosplay, o que daria uma tradução pra lá de grande! Por isso, é melhor utilizar o termo em inglês, referindo-se ao ato de se vestir com roupas ou usar objetos associados a outro gênero com cosplay.
Ou seja, o crossplay consiste em você retratar um personagem do jeito que ele é, mas esse personagem não representa o seu próprio gênero. Dessa forma, nada te impede de fazer seu personagem favorito. Bora lá?
E aí, você tem um genderbend cosplay ou um crossplay preferido? Já fez algum dos dois?