Shadows House é, sem sombra de dúvidas, um anime fofo e cheio de mistério ao mesmo tempo. A saga de Emilico e Kate é aquela típica história de slice-of-life que faz qualquer um tomar gosto pelas protagonistas.
A segunda temporada não poderia ser diferente. Cada episódio mostra uma aventurinha do cotidiano das crianças Shadows e seus bonecos vivos numa super mansão. Pode até parecer que grande parte dos episódios seriam, na verdade, fillers. Algo que em alguns outros animes acredito que as pessoas reclamariam bastante.
Aqui, entretanto, é divertido seguir essa proposta de acompanhar episódios que nada parecem ter a ver com as grandes perguntas do universo do anime. Só que no meio de tantos acontecimentos dessa turminha do barulho, Shadows House joga na nossa cara a real história que deveria estar sendo contada.
Parece que ambas as temporadas seguiram um padrão de evolução da trama: começando com a resolução de algo no começo, o meio aparentemente morno e o fim cheio de tiro, porrada e bomba. No caso, o fim cheio de desgraças e grandes conclusões.
A primeira temporada de Shadows House serve muito bem para explicar por alto o contexto em que as protagonistas surgem. Assim, a gente teve alguma ideia de como a tal da Mansão Shadows funciona e o que seria o mundo para essas pessoas que lá vivem.
Já a segunda temporada pode ser associada ao desenho do Scooby-Doo: as personagens já estão se acostumando à vida que elas levam lá e começam a se meter em questões mais profundas. Tudo que a gente aprende com a primeira temporada ou resolve fazer sentido ou trata de se desmontar em pedacinhos.
Esse texto é sobre a segunda temporada, então se você ainda não assistiu à primeira temporada, dê uma conferida em Shadows House: um mangá de mistério e assista lá na Crunchyroll ou na Funimation.
O mistério da Mansão Shadow
Não sei você, mas a primeira pergunta que me fiz, ainda na primeira temporada, foi referente a origem das sombras. Entretanto, ao longo dos episódios, quanto mais a gente descobre, menos a gente sabe. O que gerou na segunda temporada um grande baque de “agora vem” e veio mesmo. Não foi exatamente sobre o surgimento das sombras, mas de como as coisas funcionam para elas nesse mundo.
Se antes havia a curiosidade para decifrar a vinda das crianças para a grande mansão, agora a gente torce junto pela rebelião delas. Isso traz uma pegada meio The Promised Neverland (história que também foi adaptada pela CloverWorks) de crianças que não conhecem o mundo exterior e se encontram motivadas para sair dali assim que descobrem uma faísca da verdade. Ainda assim, em Shadows House existe uma preparação muito maior, afinal a narrativa é realmente lenta.
Essa velocidade se mostrou importante para dar tempo de reparar em detalhes. É como se a pessoa que está assistindo o anime pudesse sentir o que é viver mesmo a rotina dentro da Mansão, descobrir o que é ser uma sombra e como se dão as relações lá dentro. Tal como uma criança da vida real assistindo de fora o mundo dos adultos.
Além disso, tanto a interação com os adultos aumenta nessa temporada quanto a personalidade de algumas personagens ganha mais destaque. As histórias de Bárbara com a Barbie e da MaryRose com a RoseMary, por exemplo, dão uma guinada de 360º no anime e por isso mesmo que as personagens ganham tanta visibilidade no encerramento.
A segunda temporada junta a noção dos acontecimentos por parte das crianças principais com importantes fatos do passado que com certeza tem ligações com o futuro das personagens. Os momentos mais tensos da trama também estão relacionados a essa parte aqui. São tantas emoções!!!!
Outro aspecto da segunda temporada é que agora a gente passa a conhecer mais ainda a própria casa. São várias cenas fora dos quartos e, inclusive, fora da casa, no jardim.
E é aí que vem…
A virada de chave
A gente consegue ver nitidamente que todos os acontecimentos da segunda temporada foram essenciais para gerar a força que a Emilico terá na próxima temporada. Realmente acho que a terceira temporada terá muita ação, já que a maquinação e grande parte do descobrimento ocorreu aqui na segunda. Algo como o sentimento que se mantém em animes de coming-of-age veio à tona nesses episódios de Shadows.
Não só a Emilico e a Kate se mostram grandes protagonistas quanto o anime traz cenas impactantes que carregam um outro lado do plot. Desde o começo fica claro que é um anime com o terror na base, mas ele é sempre muito mais divertido e misterioso do que temeroso.
Na primeira temporada, Shadows House não é aquele anime de se assistir esperando monstros horripilantes, mortes tensas ou aquele terrorzinho psicológico básico. Há, sim, um constante clima pesado e o elefante na sala que só começa a tomar forma com as peripécias das novas crianças. Já na segunda, introduzem mais tensão à atmosfera, mostrando que a brincadeira vai mudar de figura.
Claro, o fato de serem crianças confinadas numa casa, serem obrigadas a viver de certa maneira e de não saberem o que está acontecendo por si só já é pavoroso o bastante. Mas, na primeira temporada, há uma leveza na forma em que recebemos essas informações. O que deixa as cenas da segunda parte mais assustadoras.
Ao mesmo tempo que o teor do terror muda, a segunda temporada mostra que a ala infantil é só o início. Um grão de areia em meio a uma imensidão do deserto a ser desbravado. Isso tudo só dentro da casa.
E as nossas heroínas também percebem.
Emilico é um raio de sol pronto para queimar seus olhos
A construção de personagem só melhora cada vez mais para a Emilico e a Kate. Elas levam a história muito bem nas costas e é bom demais ver os caminhos que seguem. Mas sempre com a Emilico sendo a principal.
Emilico tem toda a energia de protagonista fofa: ela sempre tenta ajudar, é divertida e tem ideias ótimas. Na primeira temporada, no entanto, ainda não tínhamos percebido bem o lado desafiador da boneca. Isso provavelmente acontecia porque a Kate assumia mais esse papel, como a comandante.
O que acontece é que cada uma assume protagonismo em partes diferentes agora, mesmo que também estejam juntas na maior parte. Inclusive, o fato de as duas estarem pegando cada vez mais características uma da outra sem deixar seu jeito de lado é a cereja no bolo de Shadows House.
Enfim,
A segunda temporada de Shadows House foi sensacional e finalizou com gostinho de quero mais. Quem gostou da primeira certamente também irá aproveitar a segunda temporada e ficará em choque com revelação atrás de revelação. Mas lembrando que é um anime de slice-of-life, logo também terá muita andança e cotidiano de dentro da casa.