Caro leitor, você já sentiu que um jogo chegou na sua vida no momento ideal? Que aquele jogo era tão adequado ao momento que quase não parecia real? Pois bem, este foi meu sentimento ao descobrir A New Life. Que em um enredo atual aborda uma história curta e simples, mas com personagens complexas, Em um período de tantas incertezas, como cuidar daqueles que amamos? E o que devemos priorizar?
O Que é?
Este game é uma visual novel, e foi desenvolvido e publicado por Angela He. A responsável por algumas obras do gênero, sendo a mais famosa Missed Messages, jogo sobre o qual já falamos aqui. O jogo está disponível para Mac, Windows, Linux, iOS, Android na Steam e custa menos de R$7. Possui versões em Japonês, Russo, Chines, Espanhol, Francês e Inglês.
Missed Messages, Missed Them?
Aqueles que se apegaram as personagens May e August de Missed Messages, podem comemorar. Aqui elas voltam a protagonizar a trama, mas desta vez as acompanhamos como um casal. Porém, como focar em seu felizes para sempre quando a vida (ou você, querido jogador) tem outros planos? A vida raramente segue o roteiro que imaginávamos, ou desejávamos, e cabe a você se adequar as situações e pensar na melhor maneira de trabalhar cada área de sua nova vida.
Decida seus caminhos
A gameplay é simples, basta escolher a opção de diálogos para avançar na história. E aqui suas decisões, mesmo as mais simples, podem gerar resultados inesperados para a trama, o que deixa claro que mesmo em uma gameplay basicamente linear, o jogador está no comando de sua própria narrativa, e suas ações terão consequências reais para as personagens. Ao todos, existem 5 opções de finais para o game, o que aumenta o fator replay, importante pra um jogo curto. Explorar cada um dos finais é um deleite (ou não, depende do final que você pegar).
A Vida na pandemia de Morbigavirus
Não vou revelar muito sobre a trama pois a graça deste jogo é se aventurar em sua Nova vida por si mesmo. Mas devo avisar que se em Missed Messages a gameplay trás tópicos muito sensíveis como automutilação e suicídio, aqui o aviso de gatilho vai para a pandemia. O jogo foi lançado em Maio de 2020 e assim como na vida real, há uma pandemia na trama, o vírus fictício Morbigavirus. Durante este período atípico de pandemia, muitas mídias relacionadas a Covid 19 surgiram, sejam livros, filmes, jogos, etc. E mesmo sendo um tema pesado e assustador, A New Life acaba o abordando com a seriedade que merece, mas sem apelar para o sensacionalismo. Difícil jogar estas partes sem pensar em todas as pessoas que estão sofrendo exatamente o que se passa na trama neste momento, então, se a pandemia está sendo um gatilho para você, talvez new Life seja um jogo que deva deixar para depois, por ora. O jogo destaca capítulos que possuem escolhas que você ainda não fez, permitindo que você pule as mesmas cenas de introdução e vá direto as mudanças que irão afetar a história,
O diálogo é a chave de tudo
As artes são muito belas e a trilha sonora é um Lo-fi muito gostoso de se ouvir e que guia a trama nos momentos certos , mas o maior acerto do game está em sua narrativa, especialmente em seus diálogos. É comum que em visual novels você encontre diálogos ou situações inconcebíveis na vida real. Mas A New Life entrega diálogos tão autênticos e verossímeis que é difícil não acabar totalmente imerso por sua narrativa. Os diálogos e situações bem escritas ajudam a compreender o amor entre as garotas e o amadurecimento de seu relacionamento, mas também na seriedade das situações sempre que necessário.
O Veredito
A New Life é um conto curto e doce sobre duas mulheres e os diversos caminhos que suas vidas podem tomar. Apesar de sua pequena duração (menos de uma hora para um único final), a história é marcante e rica. Abordando temas importantes e questionamentos válidos, principalmente as incertezas de viver em uma era tão turbulenta. O Fator replay o permite ver coisas que poderiam ter acontecido com diferentes escolhas facilmente, instigando o jogador a descobrir outros finais possíveis e nos deixando viver um pouco mais estas personagens tão cativantes.