Uncharted: Drake’s Fortune – Indicação sem Spoiler.

uncharted

Olá amigos, hoje vamos falar sobre um clássico moderno. Originalmente lançado para o Playstation 3, em 2007, Uncharted: Drake’s Fortune. Remasterizado posteriormente para o Playstation 4 em 2015, faz parte da Uncharted: The Nathan Drake Collection.

A Trama

O jogo narra a aventura de Nathan Drake, um ladrão e explorador, que junto de seu companheiro Victor Sullivan e da jornalista Elena Fisher, descobrem pistas do Tesouro perdido de Eldorado. As lendas relatam que o explorador Sir Francis Drake, suposto antecessor de Nathan Drake, achou a localização do tesouro e deixou pistas de como o encontrar.

Conforme a história se desenrola, adentramos templos de civilizações antigas, descobrimos conspirações da época das embarcações, e enfrentamos outros grupos de bandidos, que também procuram o tesouro perdido.

Na história em si, é claro a referência a várias outras obras da cultura pop, como Indiana Jones. É uma história coesa sobre um ladrão de tumbas, nada tão inovador ou mirabolante, mas ainda sim bem executado.  O ponto forte é a personalidade do Nathan Drake, ele é descontraído e sem grandes preocupações, quase igual o Rick O’Conell, o protagonista do filme A Múmia.

Críticas a Uncharted: Drake’s Fortune

O jogo é uma aventura em 3ª pessoa, com elementos de combate corporal e tiro. Com elementos de exploração e parkour. Os cenários exteriores de selva são muito bem feitos, com uma ambientação sonora minuciosa como o barulho das folhas e o canto dos pássaros.  É interessante a atenção a esses detalhes, ainda mais em jogos como esse, onde a imersão é importantíssima.

Por outro lado, a falta de variação dos cenários internos acaba sendo muito repetitivo, e incomodando um pouco. Uma outra crítica é a falta de liberdade para explorar dentro das ruinas. Apesar de ser um jogo de exploração, somos amarrados a ir onde a história pede que nós vamos. Outro ponto negativo é a falta de puzzles, os poucos que tem são extremamente intuitivos e fáceis, e dão a sensação de serem mais um empecilho no avanço, do que um desafio. Os gráficos na versão remasterizada são bonitos e polidos, não deixam a desejar.

Uncharted: Drake’s Fortune tem uma campanha rápida de umas 9 horas em média, extremamente divertida, que compensa qualquer defeito que o jogo tenha. Eu indico para pessoas que queiram um jogo rápido, que goste de jogos de aventura, e que curtem o tema de exploração arqueológica.