Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto de cultura oriental. Desta vez iremos tratar sobre uma mitologia chinesa, conhecendo “Os Quatro Deuses Celestiais“, que também se tornaram muito populares no Japão. Estão preparados? Então vamos lá!
Os Deuses Celestiais na mitologia Chinesa
Para a China, os deuses celestiais foram os protagonistas da construção do que hoje chamam de planeta Terra. A lenda conta que o céu e a terra foram divididos em quatro quadrantes, sendo um ser místico responsável por cada um deles. Então, logo foram representados por: Seiryu, o dragão azul; Suzaku, o pássaro vermelho; Byakko, o tigre branco e por fim Genbu, a tartaruga negra.
Não só eram responsáveis pelo seu espaço, como também representavam outras funções. Os signos do horóscopo Chinês, as estações do ano, os pontos cardeais, os elementos, 28 segmentos e outras características.
Seiryu (Qing Long)
Representado pelo dragão azul, é citado como o quadrante leste, estação da primavera, seu elemento é a madeira e sua qualidade é a benevolência. No horóscopo Chinês, o Seiryuu comanda os signos de dragão, tigre e coelho.
O Dragão azul que as vezes pode ser confundido com a cor verde, é muito conhecido como um ser poderoso e o mais respeitado dentre sua mitologia, assim também como um símbolo de força e autoridade.
As 7 constelações que compõem o Dragão azul são Chifre, Pescoço, Raiz, Quarto, Coração, Cauda e Peneira.
Suzaku (Xhu Qiao)
Representado pelo pássaro vermelho, é citado como o quadrante sul, sua estação é o verão, seu elemento é o fogo e sua virtude é a ética. No horóscopo Chinês, o pássaro vermelho está no comando dos signos do cavalo, da serpente e do carneiro.
Na maioria das vezes, Suzaku pode de ser interpretado como uma poderosa Fênix que sempre ressurgirá das cinzas. Suzaku consegue morrer por suas próprias chamas e também ressuscitar por elas. O pássaro vermelho é muito seletivo com o que vai comer ou aonde irá pousar por causa de sua personalidade nobre.
As 7 constelações que representam o Pássaro vermelho são Bem, Fantasma, Salgueiro, Estrela, Rede Grande, Asas e Carruagem.
Byakko (Bai Hu)
Representado pelo tigre branco, é citado como a fera do quadrante oeste, sua estação é o outono, do elemento metal e sua qualidade é a justiça. No horóscopo, Byakko tem o domínio sobre os signos do macaco, galo e cão.
Assim como o dragão, o tigre também é bem representado em toda a cultura oriental. O Byakko é considerado o rei de todos os animais pelo ar de grandiosidade que passa através de seus olhares matadores. Os tigres místicos da cor branca só aparecem quando o mundo está em paz ou sendo governado por um ser de honra e dignidade.
Suas 7 constelações são representadas por Pernas, Laço, Estômago, Cabeça Peluda, Rede, Bico de Tartaruga e Três Estrelas.
Genbu (Xuan Wu)
Representado pela tartaruga negra, Genbu é citado como o ser do norte. Sua estação é o inverno, seu elemento é a água e sua virtude é a sabedoria. No horóscopo Chinês, Genbu cuida dos signos do javali, rato e boi.
Diferente dos outros seres místicos apresentados anteriormente, Genbu é uma tartaruga negra com aparência esverdeada e sua cauda é uma cobra branca. Ele é conhecido como o ser mais sábio da Terra, assim como representa a longevidade e protetor de tudo que há de vivo no planeta.
Suas 7 constelações que representam a tartaruga negra são Mergulhão, Boi, Garota, Vazio, Telhado, Acampamento e Parede/Muro.
Os quatro Deuses Celestiais nos animes
Digimon Tamers:
Na série do digimon 3, as 4 bestas sagradas fazem analogia a mitologia chinesa, na qual QinglongMon é a representação de Seiryu, ZhuqiaoMon a de Suzaku, BaihuMon a de Byakko e XuanwuMon a de Genbu.
Avatar: A lenda de Aang :
A Tartaruga Leão faz uma representação da tartaruga sábia e protetora dos seres vivos. Onde também traz ensinamentos e sabedoria para o protagonista da série.
Devil Survivor 2 :
No anime, os seres místicos Byakko e Suzaku aparecem como bestas a serem dominadas.
Enfim pessoal, este foi mais um texto sobre a cultura oriental. Se vocês gostaram, deixe um comentário aqui em baixo! Até a próxima matéria.