Apesar do que o nome pode te sugerir, Lumberjack Dynasty não é apenas um jogo de cortar madeira. Na verdade, o game da Toplitz Productions é uma mistura de RPG, estratégia, gerenciamento e simulador. Em uma agradável comunidade rodeada de florestas, áreas verdes, colinas e rios não faltam oportunidades para dar o melhor para a população local. Então, venha comigo e tome os primeiros passos rumo ao desenvolvimento!
Sobre o que é Lumberjack Dynasty?
A história começa quando o nosso personagem decide se mudar para a cidade de sua família. Porém, a propriedade dos tios está praticamente abandonada e estagnada, apenas com macieiras como fonte de produção. Com rapidez, todos contam com o jovem para ajudar a reerguer a madeireira decadente que antes gerenciavam. Mas a propriedade da “dinastia” é, na verdade, uma fazenda. Nesse sentido, não devemos esquecer da madeireira e seus produtos, que fazem o nome e a espinha do game. Há pomares, celeiros e estufa, com a possibilidade de manter animais e plantar vegetais. É possível pescar, cultivar mel, reparar e expandir construções. O jogo também permite cozinhar e há receitas de apenas um ingrediente, como geleias e conservas.
Assim também o nosso personagem também tem necessidades que precisam de atenção. Fome e descanso devem ser respeitados para garantir o bem estar do personagem, que influencia em como ele realiza suas tarefas. E assim como todo RPG, há um sistema de melhora de status e habilidades. Nosso novo empreendedor também pode explorar o ambiente em busca de itens na floresta, além de controlar diferentes veículos: dos mais leves aos maquinários pesados.
Madeeeeeira!
Logo no começo diversas missões começam a pipocar, especialmente para ambientar o player aos diferentes aspectos do game e iniciar o desenvolvimento de suas frentes de trabalho e relacionamento: reparo em construções de vizinhos, coleta de cogumelos, trabalhos, assim como conhecer especialistas da região, dentre outros. É um RPG bem completo, com um mundo razoavelmente amplo e que permite muita exploração e especializações.
Além de pedir que o jogador desenvolva a fazenda e a madeireira como um todo, o bom relacionamento com a vizinhança parece ser essencial para muitos fins. Afinal, você vai precisar vender seus produtos para alguém, não é mesmo? O comércio com produtores locais pode acontecer de diferentes formas e construir uma família também pede um bom papo – lembre que é de uma dinastia que estamos falando.
Acima de tudo, é o player que decide qual vai ser o rumo da história e carreira dessa família. Ao longo do desenvolvimento da dinastia, é possível ampliar seus horizontes, frentes de atuação e ser ecologicamente correto.
Respire o ar do campo
Apesar de tanta coisa a fazer, Lumberjack Dynasty é um bom jogo para desacelerar. Ele tem um ritmo mais cadenciado, que pede paciência. Aprecie o ambiente rico em verdes, as estradas bem elaboradas, as casinhas de campo. Há diversos veículos para andar por aí, mas não espere uma dinâmica GTA ou Need For Speed. A direção se assimila muito ao mundo real, apesar de ignorar acidentes. É uma velocidade diferente, que pede que você aproveite a estrada e esteja bem com isso. Há diferentes câmeras na condução e eu particularmente me afeiçoei muito à pegar a estrada em primeira pessoa. Com a música do jogo mais baixa e os sons do ambiente sobressaindo, fica uma agradável sensação de calmaria.
Por fim, Lumberjack Dynasty é de fato um jogo rico em possibilidades. Para quem imagina que seja apenas um jogo de cortar madeira, na realidade se mostra um RPG com um mapa diverso, um simulador completo e de intenso gerenciamento e exploração.