One Piece East Blue: Um resumo da saga

East Blue

Atualmente, a franquia de One Piece já conta com 23 anos. Já vivenciamos muitas aventuras de Monkey D. Luffy que busca se tornar o rei dos piratas, procurando o grande tesouro, o One Piece, deixado por Gol D. Roger, o antigo rei dos piratas. Então, que tal relembrarmos as sagas de One Piece, começando com East Blue?

O intuito dessa série de textos é trazer um resumo de sagas de One Piece, analisando e comentando sobre cada uma. A proposta é que esses textos saiam uma vez por mês.

Para relembrar, o primeiro capítulo do mangá de One Piece foi lançado em 1997, e o primeiro episódio, produzido pela Toei Animation, foi lançado em 1999. A obra de Eiichiro Oda alcançou seu grande sucesso, superando mais de 480 milhões de cópias em circulação neste ano (IGN, 2021). A saga East Blue se encerrou em 1999 no mangá. Já no anime, em 2001. 

E vale ressaltar que o anime está disponível com todos os episódios na plataforma de animes Crunchyroll. Na Netflix, a plataforma conta com os arcos East Blue e Alabasta, com disponibilidade para dublagem, que já analisei aqui no site do NSV. Já o mangá, agora pode ser lido pelo aplicativo da Manga Plus, em português (JBOX, 2021).   

Romance Dawn

Falando então o resumo dos arcos, começamos a falar do arco Romance Dawn, primeiro arco da saga de East Blue. Ele é composto pelo volume 1 da série. Este arco possui três histórias em principio: A história de como Luffy ganhou suas habilidades, o encontro de Luffy com Koby e o encontro de Luffy com Zoro. Vale ressaltar que, no mangá, o passado de Luffy é mostrado primeiro. Já no anime, ele é o último da sequência. 

A história de One Piece começa com um flashback de Gold Roger, Rei dos Piratas, prestes a ser executado. Antes de morrer, ele diz à multidão que deixou tudo que possui em um só lugar e tudo que eles precisam é encontrar seu tesouro. 

Então, anos depois, na ilha Foosha, Luffy já tem sete anos. Ele está tentando provar seu valor para os Piratas do Ruivo, que o capitão é Shanks. Luffy, além de idolatrar Shanks, acaba desejando se tornar um pirata. Para então chamar atenção de seu ídolo, Luffy come a fruta Gomu Gomu no Mi, ou seja, a fruta da borracha. 

Nesse pequeno arco, também temos a crescente motivação de Luffy de se tornar o rei dos piratas e ser até mais forte do que Shanks, isso tudo após Shanks perder um braço salvando Luffy no mar. É nesse momento que Luffy ganha seu icônico chapéu de palha de seu salvador

Seguindo, temos também o encontro de Luffy com Koby. Koby tem o sonho de virar um marinheiro mas acaba sendo capturado pela tripulação de Alvida e se torna um escravo. Luffy acaba salvando Koby e os dois juntos navegam até Shells Town, lar de uma base da marinha. Nesses episódios, também temos a aparição de Nami, a primeira mugiwara que aparece na história. 

Em Shells Town, Luffy e Koby encontram Zoro. Ele é um caçador de piratas e conseguiu sobreviver amarrado no poste sem comida por um mês. Luffy decide então chamar ele para sua tripulação e acabam então lutando contra Helmeppo e o Capitão Morgan

Após derrotarem Morgan, os dois saem da ilha, deixando Koby com a marinha para ele poder seguir seu sonho de se tornar marinheiro. Nesse momento também, é a primeira vez que Luffy é reconhecido pelas autoridades. 

Orange Town

Também conhecido como arco do “Buggy, o palhaço”, aqui temos Luffy e Zoro que acabam cruzando o caminho de Buggy e sua tripulação. Também, neste arco, temos a vinda de Nami para a pequena tripulação de Luffy. Esse arco compõem o volume 1 a 3 do mangá e, no anime, os episódios 4 a 8. 

Começamos o arco com um pássaro que come o Luffy e o vomita no ar, o jogando em Orange Town. Essa queda faz ele encontrar Nami, o ajudando. Luffy descobre que Nami é uma navegadora e a chama para a sua tripulação, ela primeiramente nega, mas depois aceita, dizendo que cooperaria com Luffy para fins lucrativos. 

Luffy acaba entrando em um embate com Buggy quando Nami falha em se infiltrar no bando do vilão. Zoro consegue chegar a tempo para ajudar Luffy. Buggy tem a Akuma no Mi chamada Bara Bara no Mi, que faz ele dividir seu corpo em vários pedaços. 

Nesse arco temos também a primeira cena que os fãs consideram triste, que é do momento do cachorro Chouchou, que guarda uma Pet Shop, dia e noite, imóvel, pois a loja pertencia a seu falecido dono, Hocker. Ele chegou a ser humilhado por um dos tripulantes do bando do Buggy. Luffy então acaba buscando vingança e derrota Buggy. Zoro também luta com os tripulantes de Buggy e acaba ganhando. 

As lutas destruíram a vila Orange Town e os moradores locais acabam culpando os Piratas do Chapéu de Palha, contudo, Luffy, Zoro e Nami conseguem escapar. 

Syrup Village

O terceiro arco da saga East Blue acontece nos volumes 3 a 5 do mangá. Já no anime, dos episódios 9 a 18. No começo do arco, temos Luffy, Zoro e Nami que encontram Gaimon, um homem preso dentro de um baú que foi abandonado pelos seus companheiros. Luffy oferece ajuda mas Gaimon decide ficar na ilha para ajudar os animais que vivem lá. 

Luffy, Zoro e Nami então chegam na ilha Syrup encontram Usopp acompanhado de 3 garotos que dizem que são seus seguidores. Os quatros costumam irritar os moradores da ilha, dando alarmes falsos que piratas de verdade a estão invadindo. Aqui, também conhecemos Kaya, uma garota doente que não pode sair de casa, mas é grande amiga de Usopp, onde ele acaba contando histórias de aventuras para a garota. 

O vilão desse arco é o Capitão Kuro, apresentado primeiramente como o mordomo de Kaya, Kurahadol. Kuro é capitão do Bando Gato Negro, ele planeja então tomar a fortuna de Kaya para conseguir finalmente se aposentar. No bando, também temos Jango, personagem claramente inspirado no músico Michael Jackson, que tem poderes de hipnotização. 

O navio de Kuro, com seus tripulantes, chegam na ilha e Luffy decide ajudar Usopp. Após ser hipnotizado algumas vezes, Luffy luta diretamente com Kuro que possui Garras de Gato, que são duas luvas com uma katana em cada dedo. Zoro acaba lutando com os irmãos Nyaban do bando de Kuro.

Após a derrota de Kuro, Usopp concorda em manter essa confusão em segredo dos habitantes da vila para não atormentar ninguém. Kaya então dá um navio a Luffy que ela possuía e que é uma lembrança do mordomo de Kaya, o Merry, chamando o navio de Going Merry. Aqui, descobrimos também que Usopp é filho de um dos tripulantes do bando de Shanks, o Yasopp, e que sua mãe acabou falecendo quando ele era criança. Usopp acaba embarcando na aventura quando Luffy o convida para fazer parte da tripulação. 

Baratie

O arco Baratie é o quarto arco da saga East Blue. Ele compõem os volumes 5 a 8 no mangá. No anime, os episódios 19 a 30. No começo do arco, já temos a revelação do passado de Zoro, onde ele perdeu sua amiga de infância Kuina e, desde então, o início do sonho de se tornar o maior espadachim. 

Agora em um novo navio, eles são atacados por dois conhecidos de Zoro, Yosaku e Johnny. Eles se entendem e Yosaku recomenda a Tripulação do Chapéus de Palha visitar o Baratie, um restaurante em alto-mar, para a procura de um cozinheiro para o bando. 

No entanto, quando os Chapéu de Palha se aproximam do Baratie, eles são surpreendidos por uma frota da marinha. Luffy acaba repelindo uma bomba que acaba atingindo o restaurante Baratie. Assim, Luffy se encontra com o dono do restaurante, Zeff da Perna Vermelha, ex-pirata. Luffy acaba sendo forçado a ser assistente no restaurante por um ano para reparar os danos causados. 

Nesse momento, também somos apresentados a Sanji, cozinheiro do Baratie, que mostra sua humildade ao alimentar o pirata Gin, que faz parte da tripulação do pirata Don Krieg. É nesse momento então que Luffy acaba chamando Sanji para sua tripulação, onde Sanji nega o pedido e Luffy nega sua recusa. 

Krieg acaba invadindo a região de Baratie. Os Piratas de Krieg estavam na Grand Line, mas em uma semana, o Shichibukai Dracule Mihawk destruiu sozinho sua frota pirata. 

Zeff ajuda uma primeira vez mas Krieg volta perversamente, onde os dois começam uma batalha. Nami acaba fugindo com o Going Merry e Mihawk aparece, fazendo Zoro lutar contra ele, o desafiando por conhecer sua lendária habilidade de espadachim. No entanto, Zoro é facilmente derrotado, mas de uma forma digna, chamando a atenção do shichibukai. Assim, Johnny, Usopp e Zoro, que está ferido, vão atrás de Nami, enquanto Sanji e Luffy lutam contra Krieg. 

Nesse arco, também temos o passado de Sanji, que era aprendiz de cozinheiro e teve o restaurante atacado por Zeff quando ele era pirata. Aqui, temos uma grande diferença de adaptação de anime e mangá: No anime, Zeff perde sua perna ao salvar Sanji que estava se afogando no mar. No mangá, Zeff come sua perna para não morrer de fome quando Sanji e ele estão presos em uma ilha esperando ajuda. 

Após a derrota de Don Krieg, Zeff convence Sanji a se tornar um pirata junto de Luffy, tendo umas das cenas de despedidas mais emocionantes, com Sanji agradecendo Zeff por tudo que ele tinha feito por ele. Os dois partem em direção onde Nami acabou fugindo.  

Arlong Park

O quinto arco da saga de East Blue é do volume 8 a 11 do mangá, e no anime, acontece nos episódios 31 a 44. Arlong Park também chegou a ganhar um especial em anime, como fosse um resumo do arco, com uma animação mais recente do estúdio da Toei Animation

Arlong Park começa com Johnny, Zoro e Usopp chegando na ilha Cocoyashi, em um bote até onde Nami abandonou o Going Merry. Após verem que eles deram de cara com a base dos homens-peixes, Johnny e Usopp fogem, deixando Zoro para ser capturado. Atrás, no outro bote, vem Sanji, Luffy e Yosaku.

Aqui, somos apresentados ao inimigo principal do arco, Arlong. Ele é líder dos homens-peixe, que negociavam com um corrupto capitão da marinha, Nezumi. Nami é bem recebida por Arlong e seus companheiros após sua volta, ela tem o dinheiro que roubou de Luffy para entregar a Arlong. Nesse momento, Zoro descobre que Nami é uma traidora, mas a mesma ajuda ele a fugir depois. 

Usopp acaba conhecendo Nojiko. Ela conta a ele que Arlong dominou todos os vilarejos da ilha e exige altos impostos mensais para que os habitantes locais continuem vivos. Irritado, Usopp tenta confrontar Arlong mas Nami finge que esfaqueia o companheiro para ele conseguir fugir.  

Usopp reencontra então com o resto da tripulação e com Nojiko, onde ela decide então contar a história de Nami. Nami foi encontrada por Bellemere, antiga marinheira, e junto com Nojiko, as três decidem viver na ilha Cobayashi. Bellemere acaba sendo assassinada por Arlong após ela não ter dinheiro para pagar sua estadia na ilha, pagando apenas para suas filhas. 

Após descobrirem o passado de Nami, os mugiwaras decidem ficar na ilha para ajudarem a navegadora. Enquanto isso, Arlong pede a Nezumi que ele roube o dinheiro que a Nami vem juntando para não perdê-la, nem a vila. Nami fica revoltada e começa a esfaquear seu braço que possui a tatuagem da tripulação de Arlong. Luffy aparece e a impede, prometendo que derrotará Arlong.

Luffy então vai até onde Arlong está e começa a lutar com ele. Zoro, Sanji e Usopp também têm suas lutas separadas com os principais companheiros de Arlong. Principalmente, na luta de Luffy, ele acaba parando no quarto de Nami, onde ela desenhava os mapas para Arlong. Ele acaba destruindo tudo, dando uma ideia de liberdade para Nami, que ela seria livre de Arlong

Assim, Luffy derrota o homem-peixe e Nami aceita definitivamente entrar no bando. Nesse final de arco, Luffy ganha uma recompensa pela marinha. 

Loguetown

Loguetown é o sexto e último arco da saga East Blue. Ele compõem o volume 11 e 12 do mangá e, no anime, os episódios 45 a 53. Os Piratas do Chapéu de Palha param na ilha onde fica a cidade de Loguetown, que é o local de nascimento e morte de Gol D. Roger. O bando decide parar na ilha para comprar suprimentos para a viagem a Grand Line

Após se separarem, Zoro acaba conhecendo Tashigi, tenente da marinha, que parece com sua antiga amiga de infância, Kuina. Aqui também temos Zoro comprando a lendária espada Sandai Kitetsu, onde todos diziam que ela era amaldiçoada. O espadachim testa a espada, tentando se matar. Ele sobrevive, simbolizando que a lendária espada escolheu Zoro como dono.

Sobre Luffy, ele encontra um bar de um velho amigo de Roger e descobre um pouco sobre seu caráter. Interessado, Luffy encontra a plataforma de execução, mas de lá, aparecem Buggy e Alvida em busca de vingança contra o Chapéu de Palha. Luffy, na plataforma, se prepara para ser executado, tudo sendo observado pelo responsável por Loguetown, o Capitão da Marinha, Smoker. Luffy sorri, sem temer a morte, como Roger fez quando foi executado. 

Quando Buggy ia matar Luffy, uma tempestade começa e um raio atinge a plataforma e liberta Luffy. Após Luffy, Zoro e Sanji lutarem com o bando de Buggy e Alvida, Luffy acaba enfrentando Smoker, que acaba jogando Luffy contra o chão. No entanto, o Chapéu de Palha é salvo por Monkey D. Dragon, líder do Exército Revolucionário.

Assim, Os Chapéus de Palha conseguem todos fugir de Loguetown e vão em direção à Grand Line. Temos então a cena dos 5 tripulantes do Going Merry entrando na Grand Line, onde eles falam seus sonhos em voz alta, batendo o pé em um barril: Luffy, deseja ser o rei dos piratas. Zoro, o espadachim mais forte. Nami, uma navegadora que consiga mapear todo o mundo. Usopp, ser um grande corajoso e o maior atirador do mundo. E Sanji, conseguir encontrar o All Blue. E assim finalizando a saga East Blue