Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre o Japão e desta vez iremos tratar sobre uma história real que aconteceu com o cachorro Hachiko e seu dono. Vocês estão preparados? Então venham comigo!
Sobre o Hachiko
Acredito que já ouviram dizer a seguinte frase “o cachorro é o melhor amigo do homem“, não é mesmo? Pois a história que irei contar hoje é exatamente sobre isso. Hachiko é um cachorro da raça Akita, com pelos branquinhos e de uma história muito emocionante.
Hachiko e o professor Ueno
Hachiko nasceu em 1923 na província de Akita, no Japão. Um dia, em 1924 o cão foi enviado ao professor Ueno até Shibuya em Tokyo. A partir desse dia, os dois começaram a viver juntos e o professor resolveu nomeá-lo de Hachi, que mais tarde passou a chamar de Hachiko (representando um diminutivo, assim como no português ficaria Hachizinho).
O professor Ueno sempre ia à faculdade de trem levando o Hachiko para dar uma caminhada até a estação. Desta forma o cão voltava sozinho para casa e assim o esperava até a volta do dono. Semanas se passaram até que um certo dia, Hachiko passou a ir até a estação, sempre às 15:00 para esperar o Ueno que chegava de volta na estação às 16:00.De alguma forma, Hachiko tinha um relógio interno no qual sempre sabia qual era a hora exata para ir buscar o seu dono ao final de seu serviço.
A Espera de Hachiko
Tudo parecia muito feliz até que em 1925, o professor veio a falecer por um AVC durante as aulas que dava na faculdade. Neste dia, Hachiko esperou por ele até que o dia virasse. No velório de seu dono, Hachiko passou o tempo todo ao lado do falecido professor, sem ao menos soltar um latido.
Hachiko foi doado a outras famílias e aos parentes de seu antigo dono por inúmeras vezes, mas o cão sempre fugia da nova casa até a residência do professor na espera de seu retorno.
Após perceber que o Ueno não voltaria mais para a casa, resolveu esperar dia após dia na estação de Shibuya. Sua última esperança era que ainda poderia ver seu dono saindo mais uma vez pela estação. Sua espera durou mais de 9 anos.
A queda de Hachiko
Muitas pessoas viam o cão diariamente na espera do seu falecido dono e o alimentavam. Sua história de determinação e convicção foi espalhada por toda a região. Após alguns anos, o jornal Asahi Shinbun fez uma matéria falando sobre o animal e seu dono.
Após muita espera, brigas com cães de rua, sarna e má alimentação. Hachiko veio a falecer em 1935, com 11 anos. Sua morte comoveu o país todo. Pessoas de vários cantos do Japão foram ao funeral do cachorro para deixar suas preces. Os ossos do cão foram enterrados junto da sepultura do professor, para que finalmente ficassem sempre juntos.
A homenagem para Hachiko
Um ano antes de sua morte, um homem esculpiu a estátua de Hachiko em homenagem a sua bravura. Essa estátua de bronze foi colocada perto da estação de Shibuya em Tokyo, e permanece por lá até os dias atuais. Inclusive, eu mesmo acabei passando pela estátua em algumas de minhas viagens à Tokyo.
Filme
O filme de 2009 “Sempre ao seu lado” foi inspirado na história de Hachiko. Para quem gosta de uma bela história com forte carga emocionail, é mais que recomendado, Embora seja muito triste.
Chegamos ao fim de mais um texto. Curtiu? Então comente aqui embaixo para trocarmos uma ideia!