O Fim Está Próximo…Fim da Comercialização de Super Mario 3D All Stars

Se você acompanha o novidades sobre a Nintendo, é possível que alguma postagem sobre o Fim do Mario, Morte do Mario, ou até mesmo execução pública do Mario tenha aparecido para você neste mês, mas calma, não é creepy pasta, muito menos falência da empresa. Durante as festividades de aniversário de 35 anos de Super Mário Bros, a Big N lançou vários produtos, entre eles alguns jogos, o curioso sobre estes jogos é que eles não estarão mais disponíveis depois de 31 de Março.

Estes jogos são o battle royale Super Mario Bros 35 e a coletânea Mario 3D All stars. Como já falamos sobre o Mario 35, hoje vamos falar um pouco sobre essa coletânea de jogos 3D do Mário, pra que nessa reta final, você possa decidir se vai investir neles ou não.
Enquanto o Battle royale é um jogo Virtual, Super Mario 3D All stars recebeu também uma versão em mídia física, que também deixará de ser comercializado no dia 31. Este jogo é na verdade uma coletânea de ports para Nintendo Switch, ports de jogos clássicos do nosso encanador bigogudo favorito: Super Mario Galaxy, Super Mário Sunshine e Super Mário 64, contando com os 3 jogos e suas trilhas  sonoras para curtir mesmo fora dos jogos.
 Importante lembrar que um port não é uma remasterização, os gráficos de cada jogo recebem um upscalling, mas não é uma remasterização, o que deixa o jogos bem semelhantes as suas versões originais. E como os jogos não são reformulações, ao invés de fazer uma review ou compara-los com os originais, vamos falar dos acertos e erros como um todo. Mas antes de qualquer coisa, é preciso apresentar os jogos da coletânea:

SUPER MARIO 64

Lançado no final dos anos 90, Mario 64 é um dos jogos mais memoráveis do encanador, lançado pra Nintendo 64, foi o primeiro jogo da franquia a apresentar o conceito totalmente tridimensional. E por mais que hoje o jogo não tenha os gráficos mais polidos, o jogo envelheceu como um bom vinho, ainda é uma experiência muito divertida e que sinceramente, não o vejo ficando datado tão cedo.

SUPER MARIO SUNSHINE

Lançado para Game Cube em 2002, dessa vez ao invés de ir ao reino do cogumelo, a aventura acontece na Ilha Tropical Delfino, enquanto nossos protagonistas tiram férias, mas quando Shadow Mario destrói a ilha, nosso herói é encarregado de limpar a ilha, mas é claro que o jogo não é sobre organização, e neste meio período, Peach precisará ser resgatada. Com o dispositivo F.L.U.D.D, somos apresentados a uma nova jogabilidade, muito diferente do que havia sido apresentado anteriormente na franquia.

SUPER MARIO GALAXY

E em 2007, no Nintendo Wii, fomos apresentados a Mario Galaxy. Muito longe do reino cogumelo, aqui a galáxia inteira está em perigo. Ao invés dos tradicionais níveis, aqui cada mundo é uma galáxia com planetas menores, o mais interessante são as mudanças gravitacionais que aparecem a cada nível,  que exigem que o jogador se adeque a forma como cada elemento irá se comportar (sabe quando você joga uma fase de água e toda a física se altera? Bom, imagine isso de uma forma muito mais inovadora e divertida).

Mas ficou bom?

Bom, portar um jogo para outro console exige adaptações, mas apesar das mudanças feitas, não senti minha gameplay prejudicada em momento, mas algumas diferenças podem ser estranhas para aqueles que jogaram estes games em seus consoles originais.
No 64 o jogo flui sem grandes mudanças na gameplay, mas a câmera pode ser um problema para alguns. Ao jogar Sunshine no Game Cube, o jogador poderia mensurar a pressão da água de acordo com a pressão exercida no botão, como no switch essa pressão não é possível, isso pode vir a incomodar jogadores que tiveram essa experiência no game cube, para mim, que nunca joguei no game cube, não senti que minha experiência foi podada, mas a sensibilidade dos analógicos dos joycons as vezes me levavam para rumos que não planejei, e demorei um pouco para me acostumar com isso. Já no Galaxy, escolher jogar no modo portátil deixa as coisas mais complicadas pois em determinados momentos é necessário usar o touchscreen para realizar algumas funções, e a percepção de movimento dos joycons as vezes pode te deixar na mão.

Foi uma festa a altura?

Super Mario 3D All stars é uma coletânea de clássicos, e chegando em uma ocasião tão especial como os 35 anos da franquia, faltou algo, para ser mais exata, faltou carinho.
Sim, um lançamento de jogo, principalmente uma coletânea limitada como esta tem uma intenção bem clara: ganhar dinheiro. Mas poderíamos ter recebido algo melhor, os jogos precisavam de alguns polimentos, de uma melhor precisão nos controles, e seria bom receber mais novidades, como recebemos no Super Mario All Stars original, lançado em 1993.

O veredito

É inegável que essa coletânea trás jogos memoráveis, mas a falta de novidades deixa aquela impressão de que falta alguma coisa. Mas apesar disso, entrega o suficiente para divertis tanto os fans nostálgicos quanto para apresentar esses clássicos para novos jogadores.

Notas:
Gráficos: 4/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 4/5
Som: 4/5
Narrativa: 4/5