Alguns meses atrás fizemos um texto sobre 5 datings games inusitados, mas acho que o grande campeão daquela lista merecia um texto próprio, então, hoje vamos falar sobre o primeiro e único simulador de namoro e visual novel entre humano e aves, Hatoful Boyfriend. Que apesar de parecer apenas mais um jogo bizarro, conta com reviravoltas cativantes, mistérios intrigantes e tudo isso em meio a penas de aves e uma vida escolar.
O que é?
Desenvolvido pela Devolver digital e lançado em 2011 para Pc e PS Vita, e em 2015 para Playstation 4. Nesse visual novel com elementos de Dating Game, vivemos um romance inusitado. Você é uma humana que acaba sendo aceita em uma escola de elite para pássaros, a St. pigeonations. E sendo a única humana no local, você deve tentar conciliar seus estudos, enquanto tenta se enturmar, desvendar os mistérios bizarros que cercam este mundo enquanto e dar uma chance para o amor. Mas não se preocupe, não será difícil encontrar um amor para chamar de seu, já que o jogo lhe oferece 8 opções de rotas, do seu amigo leal, ao pombo mais popular, até um “Bad Bird”. Mas não pense que romance é o único elemento do jogo, a trama é mais sobre um mistério que envolve toda a escola e o mundo como um todo.
Ao começar o jogo, você definitivamente sentirá uma estranheza por estar imerso em um mundo de aves falantes e super desenvolvidas, mas essa sensação logo passa, graças aos diálogos muito bem escritos e divertidos, com uma dose de intrigas sempre que possível. Os roteiristas conseguiram narrativas interessantes para o jogo como um todo, tanto na história principal quanto no background dos pombos, a única personagem que não possui um background bem desenvolvido é sua protagonista, e isso acaba sendo um problema para compreender a humana.
Estilo
As músicas são agradáveis, e a valsa das flores foi uma surpresa. Os gráficos são básicos, mas isso não é ruim, eles cumprem sua função com competência. O jogo é estático como um “Amor Doce” ou “Eldarya”, então não conte com cutscenes ou animações. Você terá que ler cada caixa de diálogo para compreender o que acontece ao seu redor. É possível jogar em 6 idiomas, mas português não é um deles, o que pode ser um empecilho.
Um elemento curioso do jogo que o difere de muitos do gênero: ele pode acabar a qualquer momento sem um final definido. Isso ocorre caso você escolha flertar com duas aves simultaneamente ou de uma resposta errada em um momento crucial, então nada de indecisão por aqui. Mas garanto que a história é tão louca que você fará questão de tentar jogar todas as rotas para entender o que raios está acontecendo. E não comece o jogo esperando flertar loucamente com aves (embora não consiga imaginar alguém começando o jogo para namorar um pombo), o romance aparece para desenvolver personagens e estreitar laços, mas o real objetivo do jogo é muito maior, não posso dizer exatamente o que acontece para não entregar spoilers, mas esteja preparado para tramas sinistras e plots/finais que podem gerar gatilhos.
Cuidado No Caminho
Dependendo da rota, o jogo pode acabar com algumas pontas soltas, mas o epílogo vem justamente para deixar todo o plot fechadinho, e assim que acabar, garanto que você vai ficar com uma pulga atrás da orelha para saber o que acontece nas outras rotas. Em 2015 foi lançado Hatoful Boyfriend Holiday Star, um especial de natal que resgata os personagens do primeiro jogo, mas desta vez com narrativas natalinas, este eu ainda não joguei, mas estou curiosa para saber se eles incluem Peru/pernil assado na ceia.
O Veredito
Com diálogos bem divertidos e carismáticos, Hatoful boyfriend é um daqueles jogos que você começa a jogar com aquela sensação de “O que estou fazendo com minha vida?”, mas logo se prende a trama e fica empolgado para saber o que está acontecendo. A história sombria acaba te distraindo do fato de estar flertando com pombo, e é sem dúvida alguma, um jogo que proporciona experiências únicas.