Olá leitores do NSV – Mundo Geek, aqui é o Vulpixs para mais um post de curiosidades e informações sobre o Japão. Desta vez, vamos entender um pouco como funciona o sistema educacional e as escolas japonesas. Estão prontos? Então venham comigo!
O sistema educacional japonês é tão bom assim como ouvimos por aí?
É fato que o Japão tem uma das melhores estruturas e que também é um dos países que mais geram resultado, mesmo sendo altamente rigoroso quanto a preservação das regras impostas pelo sistema educacional.
Tudo isso vem da cultura, seguida a décadas na qual os japoneses sempre irão impor suas regras e obrigações acima de qualquer outra coisa para não serem vistos como um “desvio/defeito da sociedade”. É mais por uma questão de pressão psicológica que todos acabam seguindo a risca. Caso contrário, acredita-se que sua vida estará fadada ao fracasso.
O sistema educacional é dividido da mesma forma que no Brasil?
Digamos que sim, a única coisa que muda é a nomenclatura, pois os anos aplicados em estudos são os mesmos.
Veja aqui em baixo como funciona no Japão:
O ano letivo japonês é dividido em 3 quadrimestres, começando em abril e terminando em Março:
- Ichigakki – Primeiro Quadrimestre (Abril ~ Julho)
- *Pula-se agosto pois é época do feriado de verão.
- Nigakki – Segundo Quadrimestre (Setembro ~ Dezembro)
- Sangakki -Terceiro Quadrimestre (Janeiro ~ Março)
- Bukatsu (Clubes extras curriculares)
Se você, leitor do NSV, assiste animes. Já deve ter ouvido/visto muito a palavra “bukatsu” ou “clube escolar”. Aqui no Japão cabe ao aluno decidir se quer ou não entrar em algum clube extra curricular. Dentre os clubes, podem haver:
esportivos (futebol, beisebol, vôlei, basquete, tênis, atletismo, natação, etc…) cultural (clube do chá[?], literatura, artes, fotografia, filmagem, mangá, etc…), conselho estudantil e alguns outros mais específicos.
Curiosidades
- Os alunos são obrigados a ir e voltar do colégio a pé ou de bicicleta, desde pequenos.
- Diferente de como vemos nos animes, são proibidos: brincos, colares, pulseiras, maquiagem, cabelos de cores não naturais de sua própria genética, armas de fogo (na verdade isso é bem lógico, mas é bom deixar esclarecido) e conteúdos eróticos (?!).
- O sistema educacional preza muito a higiene local, assim, crianças desde pequenas acabam aprendendo a fazer todo o tipo de limpeza (inclusive os banheiros escolares).
- Para entrar no ensino médio, é preciso fazer um teste de admissão para o “koukou” que quiser entrar. Caso falhe, terá que tentar em uma outra escola até que passe em alguma. Existem escolas com testes de admissão mais fáceis que outras, mas estes também significam que a qualidade de ensino e a nota média para a graduação seja menor que uma outra escola mais requisitada.
- Cada peça do uniforme é obrigatório, inclusive a meia. Caso o contrário, você não entra na escola e leva uma advertência.
- O último ano letivo é totalmente dedicado aos estudos e testes para que o estudante possa se graduar e almejar uma boa universidade. (alguns acabam se suicidando por falhar e não atingir as expectativas de seus familiares e professores).
E é isso pessoal, eu vou ficando por aqui e se vocês gostaram deste texto, comente aqui em baixo para trocarmos uma ideia ou também para esclarecer alguma dúvida. Tenham um bom dia!