Jungle – Protegendo a Selva (2019) é um filme que mistura as produções Hollywoodianas e Bollywoodianas (produções da Índia), o que resulta em um filme que tem um público bem abrangente. Tendo como tema central a proteção animal, o filme agrada bastante e consegue tocar o público.
Na história, Nair é um homem que mora no meio da selva e mantém um santuário de elefantes. Seu filho, Raj, um veterinário, se afastou do pai e de casa desde a morte de sua mãe vítima de um câncer, 10 anos antes. Mas, num dia de celebração da vida da mãe de Raj, ele decide voltar para casa. Antes de chegar em casa, Raj é seguido por uma jornalista que tem interesse em contar a história de Nair. Os dois chegam na Índia, aonde Raj se destaca pelo seu tratamento dos animais, principalmente os elefantes, ele tem uma ligação forte com eles.
Já em casa, Raj lembra da sua infância, quando ele brincava com seu elefante, Bhola, e seus dois melhores amigos. Raj e o pai tem um relacionamento difícil desde a morte da mãe de Raj. Vemos que não é fácil para Nair admitir que seu filho abandonou sua casa e não o via há anos. Aí temos uma coisa forte da cultura indiana, a importância da família e o quão não é bem-visto quando alguém “abandona” seus pais.
Logo a paz da cerimonia para a mãe de Raj é perturbada pela chegada de caçadores que tem como interesse as presas dos elefantes para a venda e também para a produção de marfim, usado em joias. Raj é um rapaz forte e ágil, parecendo até uma mistura de Rambo e Jackie Chan. O personagem é muito carismático, também pela beleza do ator (Vidyut Jammwal). Os outros atores também o são, mostrando a diversidade das pessoas indianas e sua cultura.
Raj segue os caçadores e temos a cena mais triste do filme, a da morte de vários elefantes pelos caçadores e também o assassinato do pai de Raj. Essas cenas são bem construídas e são de partir o coração. A atuação dos atores é bastante prejudicada pela versão dublada do filme, que deixa a desejar. A trilha sonora é bem colocada nas cenas tristes e das lembranças de Raj, que exalta a cultura indiana. As pessoas realmente se importam com sua cultura e ela é bem ligada à fé e aos deuses indianos. Raj até mesmo vê um desses deuses, Ganesha, que tem a forma de um elefante misturada com humano. Esse deus protege Raj em um momento chave do filme, salvando sua vida para que ele possa perseguir os caçadores e conseguir justiça pela morte dos elefantes (principalmente Bhola), e pela morte de seu pai.
Jungle – Protegendo a Selva é um filme empolgante, com cenas de ação e lutas muito bem coreografadas, que usam bastante o porte físico de Raj. O filme é também uma celebração da cultura indiana, usando bem a selva e seus cenários, que são deslumbrantes, além dos elefantes, que são muito inteligentes e fofos. Terminamos o filme querendo lutar por esses animais, e a mensagem final do pai de Raj é muito importante, de que podemos mudar a situação desses seres, deixando de consumir coisas feitas de marfim, acabando talvez um dia com essa exploração dos animais.