Longa brasileiro ‘Pureza’ briga em busca do Oscar

A distribuidora Downtown Filmes e as produtoras Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento anunciam que “Pureza” está entrando na disputa pela indicação à vaga brasileira ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme, que estreia em dezembro, já coleciona sete prêmios internacionais. A história de Pureza, interpretada no filme por Dira Paes, é arrebatadora. Pureza se tornou símbolo da luta contra o trabalho escravo no Brasil e ganhou o Prêmio Antiescravidão, oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International. Os dados corroboram a importância do tema: somente no ano passado, 1.054 pessoas foram resgatadas em situações análogas à escravidão no país.

Para além dos números, Dira Paes traz para a telona a emoção e a luta de uma mãe para livrar seu filho do trabalho escravo. Dirigido por Renato Barbieri, o filme foi quase todo rodado na Amazônia, em Marabá (PA), e traz no elenco Flávio Bauraqui, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Claudio Barros e Sergio Sartório.

Sinopse

​Filme inspirado em episódios reais, conta a história de uma mãe, Pureza, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Pureza se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denúncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.