-Lenda- Akai Ito: O Fio Vermelho do Destino

Falem, jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos conhecer um pouco sobre uma das lendas mais famosas que circula pelo Japão e por toda a Ásia.

A lenda Akai Ito

Akai Ito é uma lenda muito famosa que foi criada na China e mais tarde espalhada por todo o continente asiático. O conto diz que há um fio vermelho que não se pode ver que liga uma pessoas que são predestinadas a ficarem juntas pelo resto da vida. O fio pode acabar se esticando ou se enroscando que nada irá desfazê-lo. O objetivo dessa lenda é dizer que “não importa o que aconteça ou quanto tempo se passe, um dia as almas gêmeas irão se encontrar”.

Origem da Lenda do Fio Vermelho

A lenda original Chinesa, conta que no caminho de sua casa, o menino encontra um velho embaixo de uma árvore que era iluminada pelo brilho da lua. Esse velho na verdade era Yue, a representação da lua e também Deus do Amor e do Casamento, no qual era encarregado de traçar as linhas vermelhas do destino em cada pessoa.

Chegando perto do garoto o velho lhe diz que seu destino estava entrelaçado com uma garota que ali passava casualmente. O menino logo retrucou-o dizendo que não tinha interesse no amor e muito menos em se casar. Assim para provar que os dois estavam ligados um ao outro, ele amarra um fio vermelho invisível em seu tornozelo e na moça, dizendo que no futuro eles voltariam a se ver.

O menino olhava para o seu tornozelo, e conseguia ver a corda amarrada. Na outra ponta da corda estava a garota na qual  Yue falava, sentada à porta de sua casa, observando o céu negro a noite. O menino não queria acreditar nas palavras do velho, e então com medo do destino, pegou uma pedra e arremessou contra o rosto da garota, com o intuito de afastá-la para sempre.

Anos depois, com o fio todo embaraçado aos mais tortuosos caminhos trilhado pelo jovem, o garoto havia crescido e se tornado um belo rapaz que estava na idade de se casar, porém, nenhuma mulher lhe parecia agradável aos olhos. Assim, seus pais lhe proporcionam um casamento arranjado. Sem ao menos ver sua noiva, ele vai ao casamento sem nenhuma empolgação.

Em frente ao altar, ele se depara com uma jovem de corpo esbelto e uma pele macia. Do fundo do coração, ele sentia que aquela mulher era a pessoa certa pra sua vida. A moça estava coberta pelo seu véu e recusava a tirá-lo por causa de uma cicatriz deixada anos atrás por um garoto que lhe arremessou uma pedra no rosto.

E com um movimento, ele retirou o véu de sua noiva, deparando-se com a mulher mais bela que já viu em toda a sua vida. A partir deste dia, o jovem entendeu que não adiantaria fugir de seu próprio destino, que ao estar entrelaçado com uma outra pessoa, não haveria meios de fugir da Lenda do Akai Ito.

Akai Ito retratado no Japão

No Japão, a lenda dos fios vermelhos do destino é praticamente a mesma coisa, a única diferença é que ao invés dos fios serem amarrados em seus tornozelos, são amarrados ao dedo mindinho.

Muitos filmes, doramas, animes e mangás retratam esta lenda em suas histórias.

Exemplos:

Kimi no na Wa (Your name)

Em Kimi no na Wa, é mostrado que nem o tempo e a distância podem separar as almas gêmeas que um dia foram entrelaçadas pelo destino.

Naruto


Em Naruto, Kushina acredita que o fio vermelho de seu cabelo foi o que ligou Minato ao seu destino.

Yuu yuu Hakusho

Em Yuu Yuu Haskusho, Kuwabara diz à Botan e Yusuke que seu destino está ligado ao de Yukina por um fio vermelho.


Oreimo

Em Oreimo, em uma cena da segunda abertura do anime é mostrado o protagonista levando um fio vermelho em seu dedinho até a sua irmã Kirino.

Drama: Akai Ito

Em Akai Ito, a história é conta que dois alunos do colegial foram ligados por um fio vermelho desde quando nasceram. Não importando as dificuldades e as ocasiões, o destino sempre traria uma forma de juntar o casal para perto.

Drama: 1 Litro de Lágrimas

Resultado de imagem para 1 litro de lágrimas triste

Em 1 Liter of Tear, uma história baseada em fatos reais, o dorama conta sobre uma menina que sofria de uma doença terminal chamada “degeneração espino cerebelar” que se dá no cerebelo e faz com que a pessoa vá perdendo as funções dos cérebros aos poucos. A lenda é mencionada dentro do diário da protagonista.

Então pessoal, chegamos a mais um fim de texto, se você gostou e deseja ouvir mais das lendas contadas aqui no Japão, deixem aqui no comentário. Um forte abraço do Vulpixs no mamilo direito de vocês e até a próxima!