O dólar nas alturas nos faz questionar o quão valorizada ou não é nossa moeda e o quanto isso influencia na economia da nação. A HBO, em parceria com a O2 Filmes, anunciou hoje a data de estreia de 12 Moedas, documentário que investiga a história da economia do Brasil a partir do curioso fato de que o dinheiro do país já foi mudado doze vezes desde 1822.
O documentário aborda o que motivou todas essas mudanças e o impacto gerado por elas na economia e na população brasileira. Além de material de arquivos, o longa-metragem conta com entrevistas inéditas de nomes como Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto, Abílio Diniz, Maílson da Nobrega, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Gustavo Franco e Guido Mantega. Também conta com pessoas comuns como eu e você, que sentiram na pele e, principalmente no bolso, o efeito das mudanças.
O documentário, conduzido pelo jornalista e editor João Varella, explora o assunto das mudanças de moedas com uma linguagem dinâmica e bem humorada, visando contextualizar o espectador com os momentos históricos de cada mudança monetária e mostrando o quanto elas modificaram a cultura e o cotidiano dos cidadãos, mas de forma que as informações mais técnicas e complexas sejam de entendimento do público geral.
Com a coprodução sendo dirigida por Renato Rossi, 12 Moedas estreia em 06 de novembro de 2020 às 20h e será exibida no canal HBO MUNDI.
Com roteiro de Tony Goes, o documentário é produzido por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini da HBO Latin América e Andrea Barata e Bel Berlinck da O2 Filmes, com recursos da Condecine.