É possível morar no Japão sem ter descendência japonesa?

Olá pessoal do NSV, Vulpixs aqui novamente com a cultura japonesa. Desta vez vamos discutir alguns pontos sobre a estadia prolongada no Japão, pois conheço muita gente que gostaria de morar no Japão e não sabe como. Você também tem essa dúvida e gostaria de viver neste país nipônico? Então kite!

Somente descendentes de japoneses podem morar no Japão, mito ou verdade?

Mito, pois qualquer um pode conseguir o visto para a estadia no país, só que com um pouco mais de dificuldade. Enquanto os descendentes podem recorrer ao “visto permanente”, os não descendentes precisam recorrer a outros tipos de vistos usando alguns métodos muito mais trabalhosos, porém nada impossível.

E quais são os vistos para poder morar no Japão?

    • Visto de Turista: onde você tem a permanência de por no máximo 90 dias;
    • Visto de Estudo: permanência de por no máximo 2 anos (podendo renovar);
    • Visto de Trabalho: permanência por 1 a 3 anos (podendo renovar).

*Ao permanecer por mais de 5 anos no Japão, é possível fazer a solicitação do visto permanente (a qual eu tenho) ou a obtenção da cidadania japonesa.

Visto de Estudo

O visto de estudo é obtido através de matrícula ou bolsa de estudos em alguma universidade japonesa ou em cursos de japonês, através de intercâmbio. Quanto aos cursos, não são todos que aceitam intercâmbio, existem locais especializados para esta situação, nos quais também são disponibilizados alojamentos próximos ao local de estudo.

Visto de trabalho

O visto de trabalho é o menos complicado para se obter, porém é o menos benéfico para alguém que quiser “curtir a vida” no Japão, já que você viria com um contrato de empresa/firma/empreiteira, na qual eles patrocinam o seu visto de trabalho. Vale lembrar que só é possível obter o visto de emprego enquanto tiver emprego garantido no país.

Outro ponto negativo do visto de emprego é que o estudo e teste de proficiência japonesa (conhecido como Nouryoku Shiken) se torna obrigatório conforme for passando o tempo no Japão, ou seja, uma vez por ano você teria que fazer um teste mais difícil que o outro para poder permanecer no país. Caso não tenha sucesso neste teste, o residente é obrigado a voltar ao seu país de origem.

Ter sua emissão do visto de trabalho é mais facil tendo conhecimento da língua ou ser formado em alguma área na qual eles estejam solicitando mão de obra.

Forma de obter a cidadania japonesa sem visto

Esta forma digamos que é uma “tacada de sorte”, é se casando com um(a) japonês(a). O que também não é recomendado, seria casar com uma pessoa só pelo interesse de obter o visto permanente.

Existem várias formas de se tirar os vistos necessários para morar aqui no Japão, mas isso pode ficar para algum outro texto.

Gostaram? Querem saber mais sobre assuntos como este? Deixe um comentário aqui embaixo para podermos trocar uma ideia ou até tirar alguma dúvida! Até a próxima!