Review: Violet Evergarden
Já pararam para pensar o quão profundo é o significado da palavra amor? Se sua resposta for não, eu lhe aconselho a descobrir antes de dizer a qualquer pessoa que a ama….
Ficha Técnica
Gênero: Drama, Fantasia, Slice of Life
Temporada: Inverno 2018
Estúdio: Kyoto Animation
Episódios: 13
Violet Evergarden é uma menina sem esperança e sem vontade de viver, após perder a única pessoa que a amava, precisa encontrar um novo caminho e um novo sentido para viver. Então parte em busca de conhecimento sobre a vida e sentimentos, em especial uma pequena palavra, mas com um enorme significado para a maioria das pessoas, assim virando uma “Automata de Auto-memória”, mais especificamente uma escritora que redigi cartas a pedido de outras pessoas.
Kyoto Animation é um ótimo estúdio, principalmente na produção de animes de drama como por exemplo “Clannad e Koe no Katachi” entre outros temporais como “Inuyasha, K-on e Free!:”. A “Kyoani” traz um complexo na maioria de suas obras mostrando traços delicados como é o caso de Violet Evergarden. Com um avanço na demanda de animes no Brasil, a Netflix não fica para trás e garante os direitos de exibição sobre a obra, transmitindo semanalmente os episódios do anime na temporada inteira de inverno de 2018.
Já chego farpando nessa review, para quem não gosta de drama, falo para não chegar perto da obra pois, obviamente vai criticar. Mas, voltando ao foco, Violet conta com um ritmo lento, porém agradável conquistando aos poucos quem assiste, trazendo histórias tocantes de superações que ao longo do anime nós cativamos e ao mesmo tempo traz a evolução da personagem sobre tais sentimentos.
Como no caso do episódio em que uma mulher solicita os serviços de Violet para escrever cartas a qual serão entregues ao longo dos anos de sua filha pequena, porque a mesma irá ficar sozinha após a morte de sua mãe. Nós nos emocionamos ao ver as cenas as quais os anos vão se passando e as cartas sendo entregues a filha lhe motivando a nunca desistir de seus sonhos por mais que perca uma pessoa importante na sua vida.
Arrisco dizer que a obra peca em alguns pontos, sendo um eles ao trazer muitas perguntas e mistérios no início e responder as mesmas somente ao final, quebrando muitas expectativas para com o público gerando um desgaste e desanimando, nos levando achar que essas pontas vão ficar em aberto.
Uma história encantadora com uma certa delicadeza, conseguindo transmitir todo o ar de tristeza, alegria e amor passada no anime, aquele tipo de enredo pronto desde o início no qual vai gradativamente melhorando e evoluindo a cada episódio transmitido, sem incoerência e sem pontas soltas.
Com cores suaves e delicadas o anime nos traz emoção a cada cena mostrada, uma paleta de cores leves com grande harmonia junto com a trilha sonora. Abertura de Violet é uma música calma e lenta, quanto as trilhas sonoras do anime é momentânea e variável transmitindo exatamente os sentimentos certos passados em todas as cenas.
Vamos ao character design, ponto chave da obra é o carisma e a evolução linear de cada personagem mostrado, você se apaixona e chora até com aqueles que aparecem somente uma vez no anime, cada um transmite sentimentos fortíssimos sendo inevitável não chorar nenhuma vez. Violet Evergarden é a personagem que veio para ficar em nossos corações, se intitulando “A menina que não sabia amar”.
Bom pessoas eu vou ficando por aqui espero que tenham gostado da minha humilde review, pois passei com todo carinho minha singela opinião sobre essa maravilhosa obra… Até a próxima bye bye