No mundo dos games, um gênero muito único, divertido, interessante, e sempre diferente é o dos RPGs!
RPG significa Role Playing Game, ou melhor, em sua tradução “Jogo de simulação de papéis”, em que o objetivo do jogo se resume a você, como jogador, acompanhar a história, os personagens, e se tornar imerso dentro do jogo, praticamente assumindo o papel de personagem dentro dele, e interagindo nele, logo, é bem perceptível o porquê dos Games e dos RPGs se darem tão bem juntos, já que, como todo Game, a interação entre jogo e jogador é vital, sendo uma das únicas formas de mídia até hoje que permite tal imersão.
E como era de se esperar de um formato tão único, divertido, e que ao mesmo tempo possibilita uma infinidade de possibilidades, houve ao longo dos anos vários jogos diferentes nesse estilo, sendo hoje praticamente impossível falar de todos eles.
Contudo, é inegável que em toda essa galáxia de criatividade que existe dentro desse formato, houveram alguns que se destacaram, e que foram tão bem sucedidos, que acabaram de certa forma moldando o gênero dos RPGs como conhecemos hoje, e influenciando as outras produtoras, a entregarem cada vez mais produtos tão bons quanto.
E hoje, eu quero que você venha comigo, explorar um pouco desse mundo incrível, ao listar aqui 5 RPGs que influenciaram no gênero, informando quem são eles e o porque que eles foram tão influentes, mas aqui vale umas ressalva.
Primeiramente, essa lista não é um “Top”, e sim uma só uma lista, e há um motivo para isso. Por mais que há sim jogos que tenham causado mais influências e impactos em relação a outros, eu acredito que de, certa forma, todas as influências são importantes, independente do impacto, além do que, eu não acho justo julgar uma influência só pelo impacto delas, já que todas elas, sejam pequenas ou grandes, são responsáveis por moldar cada vez mais o gênero, nos fornecendo sempre experiências melhores.
Já a segunda ressalva, é sobre a quantidade. Sim, eu estou trazendo só 5 jogos no momento, mas não porque eles foram os mais influentes, os primeiros, e etc. Mas porque a quantidade de jogos e influências é tão grande que seria impossível fazer só uma lista, então eu trago aqui só alguns no momento, mas pode ter certeza que não são os únicos, e que há muito mais a ser discutido e informado.
E por fim, eu não venho trazer somente os pioneiros aqui. Eu quis pegar jogos de diferentes décadas e épocas, para mostrar que, de certa forma, o gênero sempre está evoluindo com as diversas experiências, novidades, e ideias, independente do ano, não é somente porque alguém foi pioneiro que ele é o mais importante, às vezes o aperfeiçoamento e o polimento pode ser tão significativo quanto, ou seja, não dá para julgar uma influência somente por “Quem fez primeiro”, uma boa influência ou uma boa melhoria e aperfeiçoamento também pode ter ocorrido a vários anos após a primeira ideia.
Bom, mas finalmente, chega de enrolação, vamos lá, para alguns dos jogos que influenciaram o grande gênero dos RPGs!
Pokémon Red e Green
Bom, primeiro vamos começar com um clássico, Pokémon Red e Green!
Lançado nas américas como Red e Blue, esses foram os primeiros jogos de Pokémon, onde seu objetivo no jogo é se tornar um Mestre Pokémon, e embarcar em uma grande jornada, fazendo amigos, derrotando lideres de ginásio, a Equipe Rocket, e capturando diversos Pokémon!
Bem, você provavelmente já sabe quais foram as influências desses jogos. Pokémon trouxe uma fórmula única, em que não era o protagonista que lutava, mas sim as criaturas incríveis que você capturava no caminho, incentivando você a colecionar elas, além de formar a sua própria equipe, como você quiser. Por fim o jogo vinha em duas versões diferentes, e isso não era por acaso, já que cada versão do jogo tinha seus próprios elementos e Pokémon exclusivos, incentivando você a conhecer outros jogadores com versões diferentes do jogo para trocarem os Pokémon e completarem suas coleções, além de poderem fazer batalhas Pokémon, testando suas habilidades como treinador.
Pokémon foi um enorme sucesso, e ainda faz sucesso até os dias de hoje, contando com vários jogos, anime, Card Game, e muito mais!
Várias franquias foram influenciadas por sua fórmula, que era única, viciante, e divertida, e há vários exemplos de franquias que seguiram formatos parecidos, mas ainda sim com suas próprias qualidades e diferenças próprias. É possível citar aqui os jogos da série Medabots, alguns jogos de Digimon, e até mesmo Megaman, na série Battle Network, mas ainda há uma infinidade de jogos que seguiram esse formato, e se eu for falar de todos aqui, infelizmente seria provável que você estaria até amanhã lendo essa matéria, já que foram muitos os jogos que surgiram por causa de Pokémon!
Final Fantasy VII
Bom, agora vamos de um clássico para outro, vamos falar de Final Fantasy VII!
Você provavelmente já ouviu falar de Final Fantasy VII, seja pelos fãs dele, que adoram o jogo até hoje, seja pelo seu incrível e lindíssimo Remake, ou até mesmo pela participação de seu protagonista, Cloud, como personagem jogável em Super Smash Bros, e com certeza esse sucesso não é atoa.
Em Final Fantasy VII, você controla os personagens da AVALANCHE, um grupo rebelde que luta contra a corporação SHINRA, que está sugando a energia do planeta, podendo causar a sua iminente destruição. Não quero detalhar muito o começo de FFVII, não só para evitar spoilers, como também porque eu sugiro que você jogue, independente de qual versão você escolha, a original ou o Remake.
Mas qual a influência de Final Fantasy VII? Bom, Final Fantasy VII teve uma produção de peso, com anos de trabalho e muito dinheiro investido, com um orçamento que na época até mesmo rivalizava os filmes, e isso é perceptível, já que o jogo é recheado de várias cutscenes e animações, que eram únicas na época, além de que ele foi o primeiro jogo da série Final Fantasy a completamen abandonar as animações em Sprite e seguir para os polígonos, e esse foi tão ambicioso, mas quão ambicioso, que a antiga Square Soft (Atual Square Enix, após se fundir com a Enix) teve que portar o jogo para o PlayStation, já que o Nintendo 64, console da Nintendo na época, não aguentaria o jogo completo, oque acabou até mesmo gerando uma briga entre as duas empresas, já que Final Fantasy sempre foi exclusivo dos consoles da Nintendo, e justo o seu jogo mais ambicioso, ela passou para a maior concorrente dela na época.
Mas qual a influência de Final Fantasy VII? Além de ter influenciado bastante devido ao seu enorme sucesso e repercussão, a história era muito envolvente, os personagens eram muito bem escritos e únicos , e principalmente , os efeitos especiais eram realmente sem igual, fazendo com que no futuro, não só alguns jogos tenham pego carona com o sucesso, fazendo narrativas em que falassem mais do confronto “Modernização VS Natureza” como também incluindo personagens com mais atitude é mais sérios, já que Cloud seguia bem esse perfil. Por fim, a beleza do jogo realmente impressionava na época, fazendo com que vários jogos várias franquias, de RPGs, tenham de alguma forma, tentado alguma hora migrar para os polígonos, já que Final Fantasy VII provou, e de maneira muito bem feita, o potencial dessa tecnologia e técnica no mundo dos RPGs.
Fire Emblem Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi
Fire Emblem com certeza foi um jogo revolucionário. Originalmente lançado somente no Japão, o jogo conta a história de Marth, que segue em sua jornada para salvar Altea, sua terra, das forças malignas de Dolhr, e para isso, ele enfrentará diversos desafios, diversas lutas, e irá comandar um exército, cheio de personagens e que cada vez mais cresce em sua jornada, enquanto busca pela lendária espada Falchion, e estando acompanhado do lendário Fire Emblem.
Esse foi o começo da série Fire Emblem, e foi um bom começo, já que ele foi único, tanto para o seu console, o Famicon, como também para a época, em que ele proporcionou uma jogabilidade única.
E qual é essa jogabilidade? Então, aí que está a sua maior influência!
Fire Emblem Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi, por mais que não tenha sido o primeiro jogo no formato “Tactics” de RPG, com certeza foi o que melhor conseguiu criar e estabelecer uma boa união e conjunto de mecânicas em um único jogo, e as deixou famosas e reconhecidas. Como por exemplo a movimentação dos personagens, o sistema de turnos, o sistema de evolução, como você escolhe suas ações, como cada unidade irá agir, como suas escolhas em campo de batalha influenciam todo o jogo, o fato de você controlar suas unidades por meios de um mapa, e etc.
Por mais que Fire Emblem não tenha necessariamente criado todos os elementos e sistemas que usou, foi a boa combinação desses elementos, mecânicas, refinamentos, e novidades necessárias, que tornaram o jogo, e o gênero, em um enorme sucesso. O primeiro Fire Emblem foi muito importante, tendo servido de influência para os outros jogos que foram seguir esse estilo, não só da Nintendo, como a série Advance Wars, como também inspirou várias outras empresas a arriscarem a produção de jogos nesse formato.
Infelizmente, eu acredito que eu não possa detalhar mais aqui do que já afirmei, para não ficar muito repetitivo, mas com certeza Fire Emblem Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi, por mais que seja sim bem desconhecido, principalmente por essas bandas, já que o jogo nunca saiu do Japão, ainda sim tem o seu mérito e a sua importância no mundo dos RPGs, e não é pouca!
Dragon quest
Outro clássico que não posso deixar de falar é o primeiro Dragon Quest!
Você provavelmente já ouviu falar de Dragon Quest, seja como jogo, mas também como franquia!
Dragon Quest, conhecido no Japão como Dragon Warrior, foi lançado originalmente para Famicon, no Japão, em 1986, o jogo foi publicado pela Enix (Que mais tarde se juntou a Square Soft, para se tornar a tão conhecida Square Enix)
A história desse jogo é bem simples. Você é um herói em um mundo mágico e medieval, mas você não é um herói qualquer, mas sim o descendente próximo do lendário Loto, que com o auxilio da Orbe da luz, conseguiu salvar o mundo contra as forças do Mal, porém, a paz não reinou para sempre, já que anos depois desse confronto, o poderoso Dragon Lord roubou o tal artefato, trazendo o mundo de volta a escuridão, sendo que só cabe a você trazer novamente a paz!
Assim como Fire Emblem, Dragon Quest também foi muito importante porque trouxe ao mundo, de maneira muito bem feita, todas as mecânicas de um bom RPG, como o sistema de batalhas, turnos, magias, HP e MP, e tudo mais, dá até para afirmar que Dragon Quest foi um dos pais dos RPGs em jogos eletrônicos, por mais que essa afirmação não seja totalmente verdade, já que ele não foi o primeiro RPG eletrônico, é inegável que sua influência e ela foi mais do que necessária para os RPGs, desde aquela época até os dias de hoje.
Além disso, o impacto de Dragon Quest realmente vai muito além de um ótimo sistema para a época, já que, principalmente no Japão, ele se tornou um verdadeiro sucesso, chegando a um nível inigualável até hoje. Para você ter ideia, Dragon Quest é tão famoso e popular que no Japão, país de origem do jogo, qualquer lançamento de um novo Dragon Quest da série principal (Sem contar os Spin-offs) é considerado quase um feriado, já que muitos deixam de trabalhar só para ir nas filas das lojas e conseguir o novo jogo, e isso é realmente surpreendente.
Undertale
Por fim, eu quero falar de um jogo bem recente, e que você provavelmente também ja ouviu falar, Undertale!
Undertale, desde o seu lançamento, foi um enorme sucesso, um tão grande que foi destaque por um tempo no mundo dos Games de RPG e dos Games Indie, senão até mesmo nos games em geral, e isso não é à toa.
Undertale conta a história do/a protagonista, que estranhamente cai em um mundo misterioso e sombrio, e após se encontrar com estranhas criaturas de natureza e personalidades diferentes, parte para explorar esse estranho lugar em busca de voltar para casa.
E bem, nesse momento eu acredito que você possa estar fazendo a pergunta: “Mas, porque Undertale está aqui?”
De fato, Undertale é sim um jogo recente, e ele mesmo é uma criação que se inspirou muito em outras fontes e jogos diferentes, principalmente Earthbound (Também conhecido como Mother 2, que é seu título original) da Nintendo, mas ele mesmo não procura ser só um jogo a mais, ele é bem diferente, e essas diferenças que surpreenderam seus jogadores.
Um dos maiores destaques do jogo é como ele procura ser diferente do padrão, fazendo piadas e quebrando a quarta parede o tempo todo, como todas as suas ações podem impactar e mudar aquele mundo, como o combate do jogo se desenrola, e principalmente, a sua opção de matar ou não matar seus inimigos, sejam criaturas comuns, personagens importantes, ou até mesmo chefes, é possível jogar o jogo inteiro da forma como você quiser, fazendo as escolhas que você quiser, além de detalhes da sua história e muito mais, que prefiro não detalhar aqui caso você queira jogar um dia.
Ele foi o primeiro jogo a fazer isso? Claro que não, já tiveram vários outros jogos no passado que procuraram mexer com as expectativas, dar experiências novas, fugir do padrão, e tudo mais que Undertale tentou trazer, e fizeram muito bem, mas, querendo ou não, e gostando ou não, o conjunto que Undertale trouxe foi tão impactante e notório, que foi altamente reconhecido.
E esse reconhecimento, do famoso jogo em que “Você pode se recusar a matar” claramente inspirou muitos outros desenvolvedores, principalmente os Indies, a também buscarem trazer novas e diferentes experiências, sejam quais forem. Você gostando ou não do jogo ou de sua influência, é impossível reparar que Undertale mostrou que até os dias de hoje, dá para entregar sim várias experiências diferentes, fora do padrão e inimagináveis mostrando que os RPGs trazem várias possibilidades, e ainda tem muito a oferecer.
Extra: Dungeons And Dragons
Bom, dessa vez, gostaria de fechar com um extra, de um dos mais importantes, vamos falar de Dungeons and Dragons.
“Mas porque Dungeons and Dragons está aqui? Ele não é um videogame!” E sim, você está correto, ou correta. De fato, por mais que Dungeons and Dragons não tenha começado como um videogame (Já que jogos eletrônicos da franquia só foram lançados anos depois de seu sucesso) Dungeons and Dragons é mais do que merecedor de está nesta lista, porque ele começou tudo.
Mesmo não tendo sido o primeiro RPG já feito, Dungeons and Dragons foi o que mais fez sucesso no mundo, influenciando praticamente o mundo inteiro com seu fantástico mundo.
A influência de Dungeons and Dragons foi a responsável por trazer vários clássicos dos games, como Dragon Quest, Ultima, Final Fantasy, Zork, e muito mais.
Na verdade, Dungeons and Dragons foi a faísca para um verdadeiro universo de possibilidades e imaginações, saindo dos jogos de mesa para várias outras mídias, sejam Card Games, Livros, Filmes, Séries, e muito, mas MUITO mais. As influências de Dungeons and Dragons não foram só aos Games, mas praticamente a todas as mídias de entretenimento, sendo até hoje reconhecido por sua enorme importancia.
E você? Gostou da lista? Pra você, quais jogos faltaram? (Porque pode ter certeza, faltaram MUITOS jogos)
Como afirmei antes, essa lista trazem somente uma fração bem pequena dos vários jogos de RPG que influenciaram, e até hoje influenciam o gênero dos RPGs, e sinceramente, eu adoraria falar mais deles, porque sempre vale a pena ressaltar esses títulos e suas importância, sejam elas grandes ou não.
Muito obrigado por ler até aqui, espero que tenha gostado! Até a próxima!