7 Séries Baseadas em Fatos Reais

Todos os meses os serviços de streaming inserem em seus catálogos diversas séries, das mais diversas categorias, inclusive algumas baseadas em histórias que realmente aconteceram na vida real.

Na coluna de hoje eu separei uma lista com excelentes séries baseadas em fatos reais para você meu querido leitor assistir.

©Netflix

Tiger King: A Máfia dos Tigres

Sinopse: A Máfia dos Tigres aborda a história real de Joe Exotic, o dono de um zoológico. Excêntrico e apaixonado por grandes felinos, ele sempre foi capaz de tudo para chamar a atenção e ficar famoso. Mas tudo muda quando Carole Baskin, uma ativista animal, ameaça seus negócios.

Tiger King é uma série de documentários policial, dividida em sete episódios a série é centrada em “Joe Exotic”, um infame colecionador de gatos gigantes como tigres e leões que ele mantinha em um “zoológico” em Oklahoma. Seus outros empreendimentos lucrativos relacionados a gatos selvagem incluíram o uso de filhotes de tigre como adereços em shows de mágica e a venda de mercadorias com temas de animais.

A série documental foca fortemente na relação extremamente antagônica de Joe com sua inimiga, Carole Baskin, uma ativista dos direitos dos animais e fundadora do Big Cat Rescue. Joe acusou Carole de assassinar o marido e alimentar seus felinos com ele, e mais tarde tentou pagar a alguém para matá-la.

Tiger King também examina todo o negócio de animais exóticos, seu elenco excêntrico de personagens e os escândalos de cair o queixo associados a ele (incluindo um traficante, poligamia e cultos!). Apesar de todas as coisas absurdas citadas acima, a série é sim baseada em fatos reais e você vai se surpreender assistindo as peripécias de Joe Exotic e seus felinos.  

Tiger King está disponível na Netflix.

©Netflix

Olhos Que Condenam

Sinopse: Cinco jovens negros do Harlem foram injustamente acusados de estuprarem uma mulher no Central Park.

Eles só foram inocentados em 2014, depois que evidências de DNA comprovaram que o grupo não estava conectado ao brutal crime contra Trisha Meili.

Cinco adolescentes Raymond Santana, Kevin Richardson, Antron McCray, Yusef Salaam e Korey Wise foram presos e acusados injustamente ​​do crime de estrupo de uma jovem corredora.

A prisão deles marcou o início de um dos casos judiciais de maior perfil já julgados na cidade de Nova York um que pareceu terminar com a condenação dos Cinco do Central Park, como vieram a ser conhecidos, em 1990, mas continuou primeiro até 2002, quando o assassino e estuprador em série Matias Reyes confessou o ataque e foi apoiado por evidências de DNA, então até 2014, quando o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, acertou um processo de condenação injusta de $ 41 milhões com os cinco homens.

O diretor Ava DuVernay ( Selma ) conta uma história crucial, trazendo à vida um dos casos de condenação injusta mais notórios que a cidade de Nova York já viu.

A série de quatro episódios de DuVernay é um conto filmado sombriamente que às vezes parece um drama de tribunal e habilmente alterna entre momentos tensos, comoventes e, às vezes, mais leves.

Olhos que Condenam está disponível na Netflix.

©Netflix

Manhunt: Unabomber

Sinopse: Um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar célebres casos criminais. A primeira investigação é sobre uma caçada de aproximadamente 20 anos para capturar Ted Kaczynski, mais conhecido como o terrorista “Unabomber“, que foi condenado à prisão perpétura por ter participado de uma série de atentados nos Estados Unidos.

O caso Unabomber se tornou a maior notícia na América dos anos 80 e 90, quando as pessoas começaram a receber e-mails contendo uma bomba que explodiu ao ser aberta. O esboço policial levou a um possível suspeito, um homem magro usando óculos escuros em um moletom, tornou-se uma espécie de fenômeno da cultura pop, aparecendo até como estampas de camisetas. 

O homem, que ficou conhecido como Unabomber, começou a se comunicar cripticamente com os policiais como o assassino do Zodíaco. Era uma coisa louca, então quando tudo acabou houve um suspiro coletivo de alívio e previsivelmente, desdém pela pessoa responsável.

O que temos nesta série é uma exploração real e bastante impressionante da pessoa de Ted Kaczynski, interpretado por Paul Bettany com uma quantidade impressionante de alma. Kaczynski é um personagem trágico e mais um exemplo das camadas mais altas da sociedade transformando um homem perfeitamente bom em um monstro louco.

Manhunt está disponível na Netflix.

©Netflix

Bandidos da TV

Sinopse: A história real de Wallace Souza, um apresentador de televisão acusado de planejar os assassinatos que abordava e investigava em seu programa. Durante dez anos ele comandou o “Canal Livre”, que teve sucesso nacionalmente, chegando a até ultrapassar a audiência de grandes emissoras do país em algumas cidades.

Um retrato envolvendo de um apresentador de TV chamado Wallace Souza, criador e líder do Canal Livre, um programa policial de Manaus, lançado em 2000, em que ele perseguia e denunciava traficantes.

Sua fama se espalhou entre as camadas mais pobres da cidade chegando ao ponto de lhe render três mandatos como deputado estadual mais votado do Amazonas

Mas a partir de 2008 tudo mudou, e Wallace começou a cair. Foi naquele ano que ele passou a ser acusado de ser, na verdade, o líder de uma quadrilha de traficantes que mandava matar seus concorrentes para dar mais audiência para seu programa.

Essa história é tão absurda, que é difícil acreditar que é real, e até dificil de explicar só vai assistir e se surpreender com as loucuras inimagináveis feitas por Wallace.

Bandidos na Tv está disponível na Netflix.

©Netflix

American Crime Story: The People v. O.J. Simpson

Sinopse: Série em formato antológico, em que temporada conta uma história independente, baseada em algum crime real que ganhou comoção pública e foi pauta de notícias.

A temporada de American Crime Story é fantástica, os escritores, elenco e diretores investigaram os personagens e as circunstâncias de maneiras que deram vida à narrativa de maneiras poderosas. 

O veredicto pode ter sido uma conclusão precipitada, mas este conjunto de respostas específicas e complicadas desses personagens plenamente realizados valia a pena ver. O final nítido e maravilhosamente modulado parecia fresco, importante e vital, até porque, embora aquele julgamento tenha acabado a versão reconstruída dele, de qualquer maneira o negócio inacabado da raça ainda domina a vida americana hoje.

Quando começou, o caso era um grande negócio, mas poucas pessoas neste conto realmente esperavam se tornar parte de uma novela nacional que durou meses. Os advogados queriam vencer, e cada facção achava que estava certa – mas como todos os outros seres humanos na face da terra, cada uma dessas pessoas sentiu dúvida em um momento ou outro. E como a direção flexível de Ryan Murphy deixou claro, a maioria deles teve que enfrentar um grande vazio em suas vidas quando tudo acabou.

Para as famílias, foi um julgamento de assassinato incomensuravelmente doloroso, mas para grande parte da nação foi sobre tantas outras coisas, raça, policiamento e questões sobre justiça tópicos que não seriam resolvidos de forma ordenada após um longo julgamento ou 10 episódios.

American Crime Story está disponível na Netflix.

©Netflix

The Crown

Sinopse: Filha do rei George VI (Jared Harris), Elizabeth II (Claire Foy) sempre soube que não teria uma vida comum. Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiro-ministros ingleses. Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos, vêm grandes responsabilidades.

A Netflix apostou alto em The Crown, um investimento que foi recompensado com vários prêmios e admiração do público e da crítica. Esse drama de época mostra a ascensão da Rainha Elizabeth II ao poder. 

A primeira temporada começa em 1952 e retrata seus primeiros anos no trono, suas temporadas seguintes mostram esses acontecimentos até os dias atuais. Você vai adorar ver esta monarquia ou se rebelar contra ela.

The Crown se esforça para mergulhar você no passado com sua atenção meticulosa aos detalhes. A série não está interessada apenas nos pontos espetaculares e chamativos da vida de Elizabeth. Cobre desde seu casamento e coroação, é claro, mas gasta muito mais tempo em reuniões silenciosas entre a hesitante nova rainha e sua equipe, ou flashbacks de seu pai, que também não estava interessado em ser rei. 

Se você gosta de séries baseadas na realidade e com muita história, The Crown é uma indicação certeira.

The Crown está disponível na Netflix.

©Netflix

Narcos

Sinopse: A vida e a morte de Pablo Escobar (Wagner Moura), um dos maiores narcotraficantes do mundo, chefe do Cartel de Medellín, na Colômbia. Escobar também era conhecido por ser um homem de família e reverenciado pela população mais pobre como um tipo de Robin Hood.

Situado ao longo de vários anos nas décadas de 1970 e 80, o drama policial combina mostra um agente da DEA obstinado e obsessivo, com a do notório chefão das drogas Pablo Escobar ( Wagner Moura ), que parece um Robin Hood o povo pobre da Colômbia enquanto acumula bilhões de dólares no negócio da cocaína.

Uma história bem clássica de sexo, drogas e violência, e que ficou mega popular aqui no Brasil

Mostrando a realidade dos cartéis colombianos em busca de poder e dinheiro, Narcos é um retratação fiel do que foi a realidade de Pablo Escobar.

Narcos está disponível na Netflix.