Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Minha primeira pergunta é se eu realmente posso confiar em vocês… Seriam vocês, realmente leitores fiéis do NSV… ou apenas impostores? Enfim, vamos descobrir a resposta ao longo deste texto. Eu sou o Vulpixs e desta vez trago dois jogos que exigem muita observação e dedução. Estamos falando de “Among Us” e “Danganronpa“. — A regra é clara. Quem se separar do grupo, corre risco de vida. Portanto, me acompanhem neste texto indicativo.
A escolha do tema – Se mergulhe em um mundo de mistérios… mas com cautela
Recentemente tive a oportunidade de jogar com amigos, o jogo Among Us que está em alta no momento. Com isso me veio a ideia de trazer este tema para cá, já que o jogo consegue explorar muito bem o conceito de uma jogabilidade multiplayer, sem que o jogo se fique muito repetitivo. Afinal, a maioria dos jogos da categoria tendem a ser largados na sua biblioteca de jogos após 3~5 dias de jogatina com os amigos.
Com isto em mente, o jogo Among Us me fez perceber que ele é uma ótima indicação para quem gosta da famosa franquia visual novel “Danganronpa”. Lembrando que quem gosta de Danganronpa, Among Us também é uma dica mais que válida para a sua experiência, caso goste de investigações criminais e deduções.
Se você se deparou com este texto e não conhece algum dos jogos, ou até os dois mesmo, vamos conversar um pouco sobre ambos para que eu possa prosseguir com a reflexão.
Among Us – SHHHHHH!!!! Há um impostor entre nós…
O mais recente sucesso da desenvolvedora e publicadora de jogos Innersloth, Among Us chega forte nos últimos meses por trazer dinamismo em sua jogabilidade e conseguir reunir pessoas para um jogo extremamente cooperativo, e também que ao mesmo tempo pode destruir amizades. Tipo Uno e Mario Kart.
Engraçado que o jogo é um lançamento do mês de novembro de 2018, mas que só ganhou o merecido palco recentemente. Among Us começou como um aplicativo para dispositivo de celulares IOS e Android, chegado gratuitamente nas lojas online no dia 15 de junho de 2018, e sua versão paga para computador, na Steam, em 18 de agosto do mesmo ano. Sob as categorias de multijogador, cooperativo online e dedução social; o jogo mostra muito mais do que apenas pode se olhar através da “simplicidade” de seu design.
O jogo é praticado de uma forma online, onde de 4 até 10 jogadores iniciam uma partida. A ambientação de Among Us é dada em um local no espaço, onde exite 1 ou mais IMPOSTORES dentro da tripulação. O jogo te coloca em uma disputa no qual os Impostores precisam matar os tripulantes e usar da retórica para enganar e confundir o restante dos jogadores para que eles se culpem entre si e que os impostores consigam cumprir a sua missão de assassinar todo o restante do pessoal que sobrar.
Assim como os Impostores têm suas funções dentro do jogo, os tripulantes da nave espacial precisam cumprir uma série de tarefas individuais para que possam se sair salvos e levar toda a equipe a vitória. Mas claro que nem tudo é um mar de rosas, já que tripulantes morrerão durante o percurso e os impostores podem sabotar as tarefas dos tripulantes para acelerar o processo de vitória dos farsantes.
O objetivo do jogo só tem dois pontos de chegada: Caçar todos tripulantes ou desvendar os impostores. Porém, o que torna o jogo divertido é a forma no qual impostores irão cooperar entre si para jogarem informações falsas na conversa, enquanto os tripulantes tentam “brigar” entre si com a finalidade de achar os impostores e se salvarem.
Danganronpa – Onde a esperança e o desespero andam juntos
Danganronpa é uma famosa franquia de visual novel focado em mistério, aventura e assassinato. O jogo foi desenvolvido pela Spike Chunsoft e distribuído para as plataformas de PSP, PS Vita, PS4, dispositivo de celulares IOS e Andoid, e mais tarde para computadores, através da Steam.
A franquia conta com 3 títulos canônicos:
- Danganronpa: Trigger Happy Havoc (2010)
- Danganronpa 2: Goodbye Despair (2012)
- Danganronpa 3: Killing Harmony (2017)
Os títulos de sucesso não param por aqui. Além dos três citados acima, a franquia ainda tem um jogo spin-off “Danganronpa Another Episode: Ultra Despair Girls (2014)” e 3 animes adaptados para os jogos da franquia. O único problema é que a animação corta muita parte do conteúdo original e os animes não ligam entre si de uma forma linear para a história. Algo que acaba atrapalhando a compreensão da ligação de um jogo para o outro, dentro do universo destes jogos.
Com a história inicial, a trama se passa dentro da Kibougamine Gakuen (Academia Topo da Esperança), uma escola de ensino médio, somente para estudantes elites em alguma área ou especificação que poderia se qualificar como “o melhor dentro do que você sabe fazer”, ou algo do tipo… O que sabemos é que a escola tende a recrutar e dar bolsas para estes estudantes com alto potencial e transformá-los em alguém melhor para o futuro.
15 estudantes são reunidos dentro do colégio inteiro. Mal sabem eles que o início do seu desespero e o fim de sua esperança estaria para chegar já que este local estava isolado de todo o resto do mundo. Cada aluno é acordado em salas distintas e sem suas memórias recentes, que então os caminhos levam todos a mesma direção, ao saguão principal. Lá descobrem que a escola da esperança na verdade é a Escola do Desespero. Com o início de seu ano letivo tendo começado, a única forma de um aluno se formar no colégio é: Matar um outro aluno e não ser descoberto durante o debate para a sentença de um dos sobreviventes restantes.
Com este pensamento em mente, o desespero começa e se torna ainda pior que, caso o julgamento da sentença de um aluno inocente tenha sido executado, o assassino se gradua da escola e todos o restante dos alunos cavam a própria sepultura com a decisão fracassada em achar o verdadeiro culpado. E agora, o protagonista Naegi Makoto tende achar uma forma de revelar a verdade por trás dos assassinatos contínuos na escola, e achar uma forma de se graduar sem precisar sujar as suas mãos de sangue. Ele conseguirá? Somente jogando (ou assistindo o primeiro anime) que você, leitor do NSV, irá descobrir.
Semelhanças e diferenças – Qual devo jogar?
Apresentado todas as informações essenciais da abordagem de cada jogo, ficou bem mais fácil de notarmos as semelhanças de Among Us com Danganronpa. Este e o próximo tópico servirão mais como uma reflexão geral e uma conclusão para que você esteja ciente de tudo e que possa ter todas as cartas na mesa para decidir se irá ou não se aventurar nos jogos.
- Os dois jogos se ambientam em um local que estão separados e sem acesso a informação do local exterior
- Ambos tem uma jogabilidade na qual precisam caçar impostores para revelar a verdade e se safar de uma morte
- Tanto um quanto o outro precisa de muita observação, imaginação e dedução para chegar ao objetivo final
- Danganronpa e Among Us são jogos que podem ajudar a fortalecer a sua mente, os fazendo pensar em várias possibilidades para resolver cada caso. E até a impedir a atrofiação do cérebro, dando maior chance de evitar a contração de doenças cerebrais.
As diferenças também são pontos bem evidentes, mas que vale a pena serem ditas aqui no texto.
- Among Us se torna muito mais divertido caso seja jogado em um grupo de amigos e com uma sala por chamada de voz. Deste modo faz com que o jogo se torne muito mais dinâmico e também amplia a interatividade, além de trazer mais respostas para os argumentos de cada jogador.
- Danganronpa é totalmente aplicado na jogabilidade solo (sozinho) e dispensa o fator cooperação e interatividade entre 2 ou mais pessoas, já que a campanha do jogo já está estabelecida por meio de um roteiro determinado.
- Lógico, se você quer um jogo com um roteiro e uma história que pode te emocionar, opte pelo Danganronpa. Agora, se procura um jogo extremamente divertido, interativo e cooperativo para jogar com os amigos, escolha Among Us.
- Enquanto Danganronpa já tem uma sequência a ser batida para o progresso da história, em Among Us, você faz o roteiro da partida. Você quem irá comandar o ruma da história. E lembre-se, cada partida é uma nova história.
Enfim pessoal, eu vou ficando por aqui e espero que se divirtam muito com os dois jogos que trouxe aqui para a indicação da vez. Para uma mensagem final “mantenham os aliados por perto, e os inimigos mais perto ainda”.